Toda a gama Transit passou a contar com uma versão eletrificada, permitindo à Ford Pro assegurar a cobertura dos principais segmentos de mercado com modelos elétricos a bateria (BEV) ou híbridos com bateria recarregável externamente (PHEV).
A versão de entrada na gama passa a contar com uma proposta elétrica - E-Transit Courier - que se vem juntar às congéneres de combustão apresentadas no início do ano passado.
A marca refere que este modelo se dirige a clientes particulares e pequenos e médios empresários, a frotas municipais ou de empresas públicas e a operadores de distribuição de última milha que querem beneficiar de custos de utilização e manutenção mais baixos, aceder a zonas de emissões baixas ou zero, bem como a diminuir a pegada de carbono das suas operações.
E-Transit Courier
O E-Transit Courier foi desenvolvido a partir da plataforma evoluída do Ford Fiesta que também é partilhada pela mais recente geração do SUV compacto Puma, incluindo a sua versão elétrica Puma Gen-E.
A linha motriz compreende um motor elétrico com 136 cv (100 kW) e uma bateria com 43 kWh de capacidade que permite até 293 quilómetros entre carregamentos em ciclo WLTP ou até 300 quilómetros em ciclo urbano WLTP.
O carregador de bordo de 11 kW permite recuperar a capacidade total da bateria em 5h30m e num posto rápido de 100 kW são necessários 23 minutos para carregar dos 10% aos 80%.
O design da carroçaria permitiu aumentar as dimensões exteriores face à geração anterior, aproximando-se da versão de chassis curto da Transit Connect. O redesenho da suspensão traseira esteve na origem do crescimento da largura entre as cavas das rodas para 1220 mm, permitindo acomodar duas europaletes.
O volume útil de carga aumentou 25% face ao antecessor, sendo agora de 2,9 m3. Em caso de necessidade está disponível uma abertura na antepára de carga, que possibilita o transporte de objetos como tábuas ou tubos com mais de 2,6 metros de comprimento. A capacidade de carga para o E-Transit Courier é de 700 quilogramas e de reboque de 750 quilogramas.
Lotação para dois ocupantes
O design exterior do E-Transit Courier é caraterizado pelas formas quadradas, com uma separação vincada entre o compartimento do motor, que inclui um pequeno espaço “frunk” para arrumação do cabo de carregamento ou de outros pequenos objetos, o habitáculo e o espaço de carga.
A secção dianteira apresenta uma grelha cromada com acabamento em formato de diamante e uma barra luminosa em toda a largura, contribuindo para transmitir uma imagem de veículo elétrico de alta tecnologia.
O interior é espaçoso e prático, com materiais agradáveis à vista e com uma qualidade que promete robustez. Contudo, a lotação é apenas para dois ocupantes, não estando prevista uma opção de três lugares.
O volante tem um design peculiar, ligeiramente cortado em cima e em baixo, tendo sido otimizado para garantir uma boa visibilidade do painel de instrumentos de 12,9”. Entre este último e o ecrã tátil, também de 12,9”, com o sistema SYNC 4 da Ford, encontra-se o botão de ignição. O E-Transit Courier não possui botões físicos para a climatização, sendo necessário recorrer a uma barra de comandos localizados na parte inferior do ecrã tátil.
O E-Transit Courier já se encontra disponível para encomenda no nível de equipamento Trend, com preço de venda ao público de 39 054 euros.
E-Transit com 402 km de autonomia
O primeiro furgão totalmente elétrico da Ford, E-Transit, reforçou os seus argumentos com a introdução de uma nova opção de bateria com capacidade de 89 kWh, que permite oferecer uma autonomia de até 402 quilómetros. Isto traduz-se num aumento de 28% face à bateria standard com 68 kWh/h de capacidade útil.
A E-Transit com autonomia alargada vem equipada com um carregador de bordo de 22 kW, que permite fazer uma carga completa em menos de seis horas. Por sua vez, a potência de carregamento em corrente contínua foi aumentada de 115 kW para 180 kW de modo a que uma carga de 10 minutos possa adicionar até 116 km de autonomia, sendo que um carregamento de 10 a 80 por cento demora cerca de 28 minutos.
A Ford E-Transit de autonomia alargada vai ser proposta em 19 derivativos, incluindo os comprimentos L3 e L4, Van Cabina Dupla e chassis-cabina simples, com Peso Bruto (PB) entre 3.500 e 4.250 kg. A carga útil máxima é de 1460 kg nos furgões e de 1814 kg nas versões chassis-cabina, com uma capacidade de reboque de até 750 kg nas versões com um PB de 3.500 kg.
O sistema ProPower Onboard também está disponível para disponibilizar 2,3 kW de potência exportável a partir da bateria do veículo com o objetivo de alimentar ferramentas, equipamentos e conversões.
Transit Connect FlexCab
Para aqueles clientes que ainda não estão totalmente convencidos acerca das vantagens da eletrificação, a Ford propõe uma versão híbrida com bateria recarregável externamente (PHEV), que anuncia uma autonomia em modo elétrico de até 119 quilómetros, graças a uma bateria com uma capacidade útil de 19,2 kWh.
O sistema inclui ainda um propulsor a gasolina EcoBoost de 1,5 litros e um motor elétrico, desenvolvendo uma potência combinada de 150 cv e um binário de 350 Nm através de uma transmissão de dupla embraiagem de seis velocidades.
A Transit Connect PHEV está disponível em dois comprimentos de carroçaria e três níveis de equipamento, oferecendo um volume de carga até 3,1 m3 ou 3,7 m3 para a versão curta e longa, respetivamente.
A gama foi alargada com a introdução de uma nova versão denominada FlexCab, que permite oferecer dois ou cinco lugares, graças a conceito de bancos flexíveis, o qual possibilita a transformação de um veículo familiar num furgão.
O assento traseiro pode ser facilmente rebatido para a frente e para cima em poucos segundos para aumentar o volume de carga para 3,1 m3 ou 3,7 m3, podendo os modelos L2 acomodar duas europaletes.
Na posição rebatida, os assentos traseiros formam uma divisória protetora a toda a altura, assegurando aos ocupantes dos bancos dianteiros de uma experiência a bordo refinada.
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