Novo Ford Focus ST está a chegar a Portugal

4 years, 8 months atrás - 4 Julho 2019, turbo
Novo Ford Focus ST está a chegar a Portugal
O novo Ford Focus ST de 5 portas acelera em Portugal a partir de julho e agosto, estando a chegada das carrinhas ST agendada para o final do Verão

Um doce doze. Assim se pode definir a nova geração da Ford Focus ST, que chega com mais 12% de potência e está 12% mais rápido. Mas não é apenas na fria realidade dos números que o desportivo evolui. Há outras novidades, como a estreia entre os Ford de tração dianteira de um diferencial autoblocante eletrónico para um comportamento mais fogoso. E bem quentes vão seguramente ficar também os novos discos de travão, com capacidades melhoradas.

Mais cavalos
A dar asas ao Ford Focus ST encontra-se o bloco 2.3 Ecoboost com 280cv e 420Nm. Em alternativa existe o Diesel EcoBlue de 190cv. O motor Ecoboost encontra-se equipado com um turbo twinscroll, que beneficia do sistema anti-lag (mantém o acelerador "aberto" até três segundos depois de aliviar o pedal) como garantia da entrega imediata da potência. Com uma melhor resposta ao acelerar, o ST conta também com um Launch Control (as caixas são manuais de seis velocidades ou automáticas de sete). Isso permite à versão de cinco portas atingir os 100 km/h em 5,7 segundos, menos 0,8 segundos que o antecessor.

Mais eletrónica
Mas, como explica o Diretor da Ford Performance Europe, Leo Roeks, "o novo Ford Focus ST é muito mais do que simples velocidade em reta". Onde, aliás, as suas capacidades ficam evidentes ao conseguir acompanhar de muito perto o Focus RS no quarto de milha. Para engolir as curvas com um apetite voraz, o desportivo conta com soluções como o diferencial autoblocante eletrónico. Trata-se de uma estreia para os Ford de tração dianteira, que consegue enviar toda a força para apenas uma roda. Isto evita patinanços e garante que o carro não sai da linha enquanto curva, podendo também sair a maior velocidade das mudanças de direção.

O Ford Focus ST de 5 portas integra também o CCD (controlo dinâmico do amortecimento). que recebe continuamente informações da suspensão, carroçaria, direção e travagem. Partindo de três programações para os diferentes modos de condução (Slippery/Wet + Normal; Sport; Track), até no CCD o Focus ST mostra como é rápido. A prova é a adaptação do amortecimento a cada dois milissegundos...

Mais travagem
Como diz a famosa frase das aventuras do Homem-Aranha, "com grande poder vem grande responsabilidade". No desportivo da oval azul, com mais poder do motor aumenta a responsabilidade dos travões. Por isso, o sistema conta com discos dianteiros aumentados para 330mm e pinças de dois pistões. E apoiados pelo Eletric Brake Booster que gera mais rapidamente a pressão da travagem. Um compromisso levado ao extremo quando entra em ação o modo Track.

Apoiamos a Ucrânia