EMEL lança concurso para gerir semáforos em Lisboa

3 years, 7 months atrás - 9 Setembro 2020, Auto Monitor
EMEL lança concurso para gerir semáforos em Lisboa
A EMEL lançou um concurso público para a implementação do Sistema Inteligente da Mobilidade de Lisboa (SIM.Lx).

A implementação do SIM.Lx permitirá gerir o tráfego da cidade de Lisboa de "uma forma integrada e dinâmica, tornando-o mais eficiente e descongestionado, e, assim, facilitar, entre outros, a circulação dos transportes públicos e veículos de emergência", indica a EMEL em comunicado.

O SIM.Lx irá tornar possível a centralização de todos os cruzamentos semaforizados de Lisboa e, através da introdução de uma componente preditiva, permitir a elaboração, em tempo real, de planos semafóricos especiais para ações programadas.

Como fecho de vias, obras rodoviárias, eventos especiais, e de planos para acontecimentos aleatórios, como acidentes/ incidentes pontuais, circulação de veículos de emergência, entre outros, pois passará a haver a capacidade de antecipar os diferentes cenários de tráfego suscetíveis de criar situações de congestionamento.

Atualmente, a rede semafórica de Lisboa congrega 547 intersecções semafóricas (conjunto de equipamentos comandados), das quais apenas 138 estão ligadas ao sistema central GERTRUDE, um sistema revolucionário na década de 80, quando foi introduzido na cidade, mas que não tem acompanhado a evolução natural da mobilidade urbana, e que está claramente desajustado às necessidades de hoje em dia.

A concretização do projeto SIM.Lx surge no seguimento dos trabalhos de melhoria e de modernização da mobilidade que a EMEL tem vindo a realizar em Lisboa, num trabalho conjunto com a CML.

Para aceder aos detalhes dos concursos, consultar a plataforma de contratação pública Saphetygov [procedimento CPI53/20: "Aquisição, Implementação, Parametrização e Manutenção do Sistema Inteligente de Mobilidade de Lisboa – SIM.LX"].

Apoiamos a Ucrânia