A nova legislação anti-emissões a aplicar dentro das fronteiras dos 27 estados membros que compõem a União Europeia prevê um corte de 100% nas emissões de CO2 dos carros novos chegados ao mercado, o que resulta numa proibição da venda de automóveis movidos a combustíveis fósseis.
A par desta proibição, a legislação agora aprovada no Parlamento Europeu, com 340 votos a favor, 279 votos contra e 21 abstenções, estabelece ainda um primeiro corte, de 55%, nas emissões de CO2, face aos níveis de 2021, já a partir de 2030, percentagem que, diga-se, acaba sendo muito acima dos 37,5% previstos até aqui.
Já no caso específico dos comerciais ligeiros, os limites passam por um corte também de 100% nas emissões até 2035, assim como por uma redução de 50%, até 2030, face aos níveis de 2021.
Em comunicado reproduzido pelo Automotive News Europe, o principal negociador desta nova legislação, por parte do Parlamento Europeu, Jan Huitema, defendeu já que estes novos regulamentos “incentivam à produção de veículos de emissões zero ou, então, de muito baixas emissões“, contendo “uma revisão verdadeiramente ambiciosa daquelas que eram as metas para 2030 e para 2035, já que é crucial alcançarmos a neutralidade climática até 2050”.
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