Carros novos vão ter limitador de velocidade já em 2022

2 years, 9 months atrás - 19 Julho 2021, multinews
Carros novos vão ter limitador de velocidade já em 2022
A União Europeia vai obrigar todos os novos modelos de carros vendidos na Europa a partir de 2022 a estarem equipados com o sistema de “Assistência Inteligente de Velocidade” (ISA), para limitar a velocidade e reduzir a sinistralidade rodoviária.

O sistema utiliza a localização por GPS para obter o reconhecimento da velocidade máxima no local por onde esteja a passar e impede o automóvel de ultrapassar a velocidade máxima imposta por lei.

Este avanço representa um marco na história da viação, comparável ao cinto de segurança, disse o Diretor Executivo do Conselho de Segurança em Transportes de Bruxelas, António Avenoso.

O ISA pode ser tão importante para salvar crianças como o cinto de segurança, mas a verdadeira revolução só vai chegar quando, tal como com os cintos de segurança, estas tecnologias estiverem adaptadas para todos os veículos por defeito, e não como um extra opcional reservado para alguns.”

Para Bruxelas, o plano é bastante animador, tendo em conta que a Europa regista cerca de 26 mil mortes na estrada anualmente. Com esta medida a ser adotada de forma massiva, espera-se que haja uma redução de 30% no número de acidentes e de 20% no número de vítimas mortais.

No entanto, António Avenoso, apela aos fabricantes automóveis, desejando que este seja “um grande passo em frente para a segurança rodoviária”, “para que possam ir além das especificações mínimas” e que “aproveitem os benefícios desta tecnologia que salva vidas e que previne lesões graves, além de economizar combustível e reduzir emissões.”

Apoiamos a Ucrânia