Com 55 anos, o Grupo Dongfeng, um dos maiores aglomerados industriais da China que ocupa o 188º lugar entre as 500 maiores empresas do Mundo, chega agora a Portugal “pela mão” da Salvador Caetano.
Três das suas marcas (Dongfeng, MHero e Voyah) estão já disponíveis nos dois concessionários existentes em Lisboa e no Porto, devendo a rede aumentar para 15 localizações ao longo de 2025.
Entre os modelos disponíveis destaca-se o Dongfeng Box, um urbano de quatro metros e quatro portas, de aparência muito moderna, equipado com um motor elétrico de 70 kW e uma bateria de 42,3 kWh que anuncia uma autonomia de 310 km.
Além do espaço para cinco ocupantes (326 litros de capacidade na bagageira) destaque para o equipamento que inclui revestimentos em pele sintética de boa aparência e um ecrã de 12,8 polegadas que serve várias funcionalidades, como é o caso da câmara de visão de 360 graus.
A principal “arma” do Dongfeng Box, que já pode ser encomendado, é, porém, o preço anunciado de 26 750 euros (22 750 euros para quem beneficiar do programa de incentivo ao abate, entregando um automóvel com mais de dez anos).
Este é o primeiro modelo da Dongfeng disponível, mas Luis Santos, responsável pelas operações do Grupo em Portugal, deixou clara a intenção de alargar a oferta, mesmo a modelos equipados com motores de combustão e híbridos plug-in.
MHero – Só para ver
Outra das marcas do grupo é a MHero, que tem como função principal servir de montra tecnológica na forma de um SUV com cinco metros de comprimento e aparência dos filmes da série “Exterminador”. Até a “receita” – a base é a de um veículo concebido para fins militares – é a mesma seguida, por exemplo, pela Hummer.
Com um motor elétrico em cada roda, perfazendo 1088 cv de potência e 1400 Nm de binário, garante ser capaz de “subir paredes” (subidas com até 45 graus de pendente).
A bateria com 142,7 kWh de capacidade permite anunciar uma autonomia de 450 km, mas é também a grande responsável pelo peso total que se aproxima das… 3,9 toneladas. Ou seja, só pode ser conduzido com carta de pesados…
O MHero está, no entanto, a causar boa impressão em diversos mercados e a Dongfeng encara a possibilidade de desenvolver uma versão “Fit”, ou seja, com o peso abaixo das 3,5 toneladas.
Voyah – Maior ambição
Outras das marcas da Dongfeng, a Voyah chega com três propostas que expressam um posicionamento ambicioso mas, também, a elevada capacidade tecnológica do grupo.
Xie Quian, responsável pela Dongfeng Europa, anunciou a este respeito que já em 2025 o Voyah Courage poderá ser o primeiro carro do mundo equipado com uma bateria de estado sólido, que, associada à plataforma de 800 Volt, deverá permitir autonomias e tempos de carregamento de referência (ainda por anunciar).
Por agora estão disponíveis três modelos, todos de propulsão 100% elétrica.
No caso do Free, trata-se de um SUV do segmento E, que tem como concorrentes, entre outros, o Mercedes EQE SUV.
Possui um motor com 489 cv (360 kW) que aciona as rodas traseiras e é servido por uma bateria de 106 kWh que anuncia uma autonomia de até 500 km.
Espaço e conforto (possui suspensão pneumática) estão entre os argumentos principais, a que se junta um display de grandes dimensões que, por deslizar, pode ocupar duas posições: central ou exclusivo para o acompanhante.
O preço deverá rondar os 85 000 euros.
Outro dos modelos da Voyah é o Dream, um monovolume com 5,3 metros de comprimento que lhe permite oferecer sete lugares no interior, também neste caso com o equipamento a prometer fazer a diferença, sobressaindo os revestimentos em pele, a par dos bancos com massagem.
Tem tração integral, como resultado da montagem de um motor em cada eixo, com uma potência combinada de 435 cv. Utiliza uma bateria com 108,7 kWh que permite anunciar 482 km de autonomia e o preço ronda os 109 mil euros.
Igualmente com a assinatura da Voyah, o Courage tem, também, o formato SUV. Está disponível com as versões Exclusive com um motor com 292 cv de potência e tração traseira (476 km de autonomia), e Luxury (446 quilómetros de autonomia) que adiciona um segundo motor no trem dianteiro, com a potência combinada a atingir 435 cv (320 kW).
As duas propostas são servidas pela mesma bateria com 80 kWh.
Notícias Relacionadas