De nome Seal 06 GT. BYD anuncia rival directo do Volkswagen ID.3

3 months, 2 weeks atrás - 2 Setembro 2024, turbo
BYD Seal 06 GT
BYD Seal 06 GT
Apostada em disputar praticamente tudo o que é segmentos no mercado automóvel europeu, a chinesa BYD acaba de mostrar as primeiras imagem do seu novo hatchback elétrico, o Seal 06 GT. Proposta que chegará para preencher o espaço entre o crossover Dolphin e a berlina Seal, ao mesmo tempo que apontará a mira, entre outros, ao Volkswagen ID.3!

Versão de produção do BYD Ocean M Concept apresentado no último Salão Automóvel de Pequim, em abril último, o BYD Seal 06 GT mantém muitas das soluções estilísticas exteriores estreadas no protótipo, ainda que suavizadas de forma a aliviar um pouco da imagem fortemente agressiva que o Concept ostentava.

Entre as alterações mais notórias, um pára-choques dianteiro que, embora mantendo as generosas entradas de ar, adopta linhas um pouco mais suaves, ao mesmo tempo que, nas ópticas e farolins, os gráficos LED ganharam uma imagem menos desafiante. O mesmo acontecendo na traseira, onde a outrora proeminente asa simplesmente desapareceu. 

Igualmente menos radicais… e futuristas, tornaram-se os retrovisores exteriores.

Habitáculo inspirado na berlina
Já no habitáculo, o hatchback parece ir buscar muitas das soluções existentes na berlina, como é o caso do cockpit digital, do volante e da maior parte do tablier. Ostentando, depois, um design exclusivo na consola entre bancos, além de nas saídas de ar.

Posicionado entre o mais pequeno Dolphin e o maior Seal Sedan, resultado de um corpo com 4,63 metros de comprimento e 2,82 m de distância entre eixos, o Seal 06 GT aponta claramente a rivais como o Volkswagen ID.3 ou o MG4, ainda que mostrando-se um pouco maior que estes. Não chegando, contudo, para desafiar propostas como o Hyundai Ioniq 5 ou o Kia EV6.

Baseado na arquitectura e-Platform Evo, concebida para acoplar, tanto soluções de um, como de dois motores elétricos, este novo Seal não teve, no entanto, ainda, divulgadas, de forma oficial e por parte do fabricante, as suas especificações. 

Algo que, no entanto, não parece causar qualquer incómodo ao Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação da China, que, como também já vem sendo hábito, não deixou de divulgar, ele próprio, alguns dados, como é o caso da suposta potência que poderá rondar os 218 cv, no caso da versão de um só motor, ou, então, os 422 cv, na variante de motor duplo e tracção integral.

Ainda para agosto… na China
Finalmente, referir, ainda e segundo noticia o site Carscoops, que o BYD Seal 06 GT tem estreia agendada, no mercado chinês, para o próximo dia 30 de agosto, com preços a rondar os 150.00 e os 200.000 yuans, ou seja, qualquer coisa entre os 22 e os 25 mil euros, à taxa actual. 

Garantida estará, também, a sua exportação para os mercados internacionais e, em concreto, para a Europa e Austrália, o que leva a crer que será também uma realidade em Portugal. 

Resta aguardar… 

Apoiamos a Ucrânia