Parte de um desafio assumido pela marca francesa que passa por oferecer a mais vasta gama de veículos elétricos entre todas as marcas generalistas na Europa, a nova geração Peugeot 3008, pela primeira vez com uma variante 100% elétrica E-3008, inicia, assim, a sua comercialização no nosso País. Também e desde já, com uma variante 3008 MHEV.
Em 2024, a Peugeot prevê lançar uma versão PHEV de 195 cv e autonomia 100% elétrica em ciclo combinado WLTP até aos 85 km (em homologação), sendo que, em 2025, está prevista a chegada de duas novas versões 100% elétricas, que o fabricante descreve como “de características superiores”.
Ainda sobre este novo 3008 que agora inicia comercialização entre nós, vale a pena recordar que é o primeiro modelo da marca do leão a utilizar a nova plataforma STLA-Medium ‘BEV by Design’ da Stellantis, à qual o crossover adiciona, desde já, duas motorizações: um trem de força híbrido de 48V e outro 100% elétrico.
No caso da solução híbrida de 48V, tem por base a nova geração do conhecido motor 1.2 PureTech a gasolina, que, debitando uma potência máxima combinada de 136 cv e 230 Nm de binário às 1750 Nm, com 28 cv e 55 Nm provenientes do motor elétrico, promete, graças também à presença de uma pequena bateria de 0,9 kWh (0,4 kWh de capacidade útil), reduções nos consumos de até 15%, nas emissões de CO2 de até 22 g/km, mas também um arranque, estacionamento e condução a baixa velocidade (não mais que 1 km) em modo 100% elétrico.
Um EV com 527 km de autonomia
Quanto à segunda opção, trata-se de um novo motor 100% elétrico a anunciar 210 cv e 345 Nm de binário, que, em conjunto com uma bateria de 73 kWh de capacidade útil, promete fazer até 527 km em ciclo combinado WLTP (consumo anunciado de 16,7 kWh/100 km) ou 656 km em ciclo urbano.
Equipado com um carregador de bordo trifásico de 11 kW, proposto de série, o sistema elétrico admite ainda carregamentos com potências de até 160 kW em corrente contínua, assegurando a reposição entre 20 e 80% da capacidade, com apenas 30 minutos ligado à corrente.
Igualmente proposto com o carro, é o cabo trifásico modo 3, para utilização em postos públicos ou wallbox, esta última igualmente oferecida, tanto a clientes particulares, como a Empresários em Nome Individual (ENI).
Destaque, ainda, para o facto deste último E-3008 permitir acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8s, assim como uma velocidade máxima de 170 km/h.
Para 2025, a Peugeot promete introduzir mais duas motorizações, ambas elétricas, a primeira das quais com apenas duas rodas motrizes, mas também uma autonomia alargada de até 700 km, além de com uma potência de 230 cv, e uma segunda, Dual Motor, ou seja, com tracção às quatro rodas, mas também uma potência combinada de 320 cv e uma autonomia de 525 km.
Preços a partir de 37 150 Euros
Passando aos preços, para já, apenas das duas motorizações que estão disponíveis para encomenda, uma oferta que começa nos 37 150€, valor de entrada do motor Hybrid 136 cv e-DCS6 com nível de equipamento Allure, enquanto o mesmo motor, mas com equipamento GT, tem como valor base 41 650€.
No caso do 100% elétrico E-3008 com motorização de 210 cv e bateria de 73 kWh, preços de 47 150€, no caso do Allure, e de 52 150€ o GT.
Notícias Relacionadas