Ao introduzir no mercado os novos 3008 e E-3008, a PEUGEOT substitui um automóvel-fenómeno dos últimos 10 anos e um dos seus best-sellers, trazendo o 3008 para a era eletrificada, ao disponibilizá-lo também como um novo SUV fastback elétrico.
Este é o primeiro modelo a beneficiar da nova plataforma STLA Medium da Stellantis e a abrir um novo capítulo nos futuros modelos e propostas SUV da marca.
Os novos PEUGEOT 3008 e E-3008 chegam ao mercado português no mês de maio com as versões E-3008 de 157 kW (210 cv) com 525 km de autonomia, e 3008 Hybrid 136 cv e-DCS6.
No último trimestre chegará o 3008 Plug-in Hybrid, e em 2025 mais duas versões BEV de características superiores: o E-3008 de 240 kW (320 cv) de Dual Motor com uma autonomia de 525 km, 4 rodas motrizes, e o E-3008 de 170 kW (230 cv) de 2 rodas motrizes autonomia de 700 km.
A PEUGEOT propõe como preços de lançamento, para clientes particulares, o novo 3008 Hybrid 136 cv e-DCS6 a partir de 34.650€ e o E-3008 Elétrico 210 cv (157 kW; Bateria de 73 kWh) a partir de 46.150€. As versões EV beneficiam da campanha “Tranquilidade 100% Elétrico”, com oferta da easyWallbox e de 4 anos de manutenção e garantia (48 meses / 50.000 km; para clientes particulares).
Para clientes B2B, os novos PEUGEOT 3008 e E-3008 são propostos a partir de 33.509€ com IVA na motorização Hybrid 136 cv e a partir de 36.034€ sem IVA na motorização 100% elétrica.
A PEUGEOT prossegue a sua ambição de oferecer, até 2025, uma gama elétrica para o conjunto dos seus modelos e, até 2030 fazer 100% das suas vendas na Europa em viaturas elétricas. Com o lançamento dos novos 3008 e E-3008, a PEUGEOT entra numa nova dimensão.
O PEUGEOT E-3008 é o primeiro modelo a beneficiar da nova plataforma STLA Medium da Stellantis, que eleva a marca a um patamar superior. Esta plataforma inovadora foi concebida para oferecer o melhor desempenho da sua classe nos critérios que mais interessam aos clientes: autonomia (até 700 km), tempo de carregamento (30 minutos), prazer de condução, desempenho, eficiência e serviços conectados (Trip Planner, Smart Charging, Vehicle to Load e atualizações Over The Air).
O novo PEUGEOT 3008 é produzido exclusivamente na fábrica de Sochaux, em França, e chegará a Portugal em maio.
Para simplificar a escolha, a gama do novo 3008 baseia-se em dois níveis de acabamento, Allure e GT, com 3 packs de opcionais, contando com três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv de longa autonomia e 320 cv Dual Motor, de 4 rodas motrizes), bem como duas mecânicas híbridas, dependendo dos mercados.
Novo 3008 eleva o design criativo a um nível superior
Com os novos 3008, o design da PEUGEOT entra numa nova era elétrica, onde o conceito Allure coloca o estilo ao serviço da eficiência.
O novo 3008 distingue-se de imediato pelo seu estilo SUV fastback. Uma silhueta simultaneamente dinâmica e aerodinâmica (Cx 0,28) que permite ao novo 3008 combinar elegância, eficácia e espaço.
O dinamismo das linhas felinas dos novos 3008 também se deve às suas dimensões equilibradas (comprimento: 4,54 m; largura: 1,89 m; altura: 1,64 m), que o tornam num dos mais compactos SUV 100% elétricos do segmento C, oferecendo, ao mesmo tempo, muito espaço e volume de bagageira.
Nos novos 3008, a PEUGEOT apresenta um novo tratamento para a secção dianteira. Se a emblemática assinatura luminosa de três garras da marca se mantém, o tratamento dos faróis e da grelha é radicalmente novo. A grelha do novo E-3008 ilustra os genes elétricos deste modelo.
A nova secção dianteira foi concebida em torno do novo emblema PEUGEOT, integrando a nova assinatura luminosa e a grelha do radiador sem demarcação, graças a um gradiente da cor da carroçaria.
Por cima da grelha e envolvendo toda a frente, uma faixa fina e elegante integra os faróis ultracompactos. É um elemento de design distintivo, que confere ao novo 3008 um visual particularmente penetrante, e destaca a sua modernidade e personalidade.
Faróis LED em todas as versões. O E-3008 GT está equipado de série com a nova tecnologia Pixel LED da PEUGEOT, que adapta automaticamente o feixe dos faróis às condições de circulação, mantendo uma iluminação ótima, sem incomodar os demais utilizadores das estradas.
Um conceito que reinventa o fastback
A PEUGEOT modernizou a tradicional inclinação da linha fastback na traseira do veículo com um spoiler "flutuante". Este elemento inovador valoriza a curva da carroçaria do novo 3008, otimizando a aerodinâmica.
A generosa secção traseira do novo 3008 oferece um estilo dinâmico, sublinhado pela emblemática assinatura luminosa de três garras - em 3D nas versões GT - mantendo um bom espaço na segunda fila de bancos e um volume de bagageira (520 litros, qualquer que seja o motor) idêntico ao da anterior geração 3008.
Nos novos 3008, todos os pormenores de estilo foram pensados e concebidos para oferecer maior inovação e eficiência.
A ocultação das juntas vedantes dos vidros laterais nas portas contribui para o design elegante das laterais do modelo. O número de inserções decorativas na carroçaria foi reduzido e todas as peças cromadas foram removidas.
Dando continuidade ao trabalho inovador iniciado no 408, a PEUGEOT equipa o novo 3008 com jantes que contribuem para um estilo moderno e para um desempenho aerodinâmico.
Com o seu design técnico e geométrico, as jantes de 19 ou 20 polegadas apresentam ao centro o novo emblema PEUGEOT.
Em termos de acabamento exterior, o 3008 ilustra uma nova abordagem, mais moderna e mais duradoura. As peças cromadas foram banidas em prol da lacagem em certos elementos: Cinzento Meteor no avental dianteiro e no para-choques traseiro, Preto Orbital nas capas dos espelhos retrovisores e na secção inferior da cintura do veículo.
O novo 3008 está disponível numa palete de seis cores.
Novo Peugeot Panoramic i-Cockpit®
A promessa de inovação e de elegância que o novo 3008 faz no exterior, também se cumpre no interior. O novo PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® eleva o prazer de condução a um novo patamar.
Um ecrã panorâmico HD flutuante e curvo de 21 polegadas que combina o head-up display com o ecrã tátil central
As equipas PEUGEOT decidiram combinar dois dos três elementos-chave do i-Cockpit®, o head-up display e o grande ecrã tátil central. Estes elementos estão agora integrados num ecrã panorâmico curvo, composto por um único painel de alta-definição de 21 polegadas, que se estende desde a extremidade esquerda do painel de bordo até à consola central.
Este ecrã panorâmico flutua verdadeiramente sobre o painel de instrumentos. O efeito "flutuante" é acentuado pela iluminação ambiente LED, cuja fonte se localiza por baixo do ecrã.
Posicionado para uma ergonomia ideal, este ecrã panorâmico de 21 polegadas está ligeiramente curvado na direção do condutor, embora mantendo-se perfeitamente acessível ao passageiro. Este ecrã digital de dimensão e qualidade excecionais reúne duas funções-chave do PEUGEOT i-Cockpit®:
- Do lado esquerdo do ecrã panorâmico, por cima do volante compacto, o painel de instrumentos reúne todas as informações relativas à condução (velocidade, medição de potência, ajudas à condução, fluxo de energia, etc.).
- Do lado direito do ecrã panorâmico, ao centro do painel de bordo, a secção tátil é acessível ao condutor e ao passageiro. Pode ser utilizada para gerir o aquecimento/ar condicionado, a navegação, os sistemas multimédia/conectividade, etc.
Nas versões Allure do 3008, o novo PEUGEOT i-Cockpit® é composto, de série, por dois ecrãs digitais de 10 polegadas justapostos num único suporte, com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21 polegadas.
Uma arquitetura e uma ergonomia reinventadas
O novo PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® apresenta uma arquitetura inovadora. É inovadora na medida em que o ecrã panorâmico está montado no painel de bordo através de um sistema de fixação invisível a partir do habitáculo. Esta disposição otimiza a acessibilidade e a visibilidade das informações apresentadas no ecrã panorâmico de 21 polegadas.
Na parte central do painel de instrumentos encontram-se os i-Toggles, botões sensíveis ao toque totalmente personalizáveis, que podem ser programados para proporcionar um acesso rápido a 10 das funções mais utilizadas pelo utilizador: ligar para um contacto favorito, iniciar a navegação para um destino frequentemente utilizado, sintonizar o rádio numa estação preferida, definir a temperatura ideal do ar condicionado, etc.
A consola central é arejada e despojada para aumentar o espaço disponível para arrumação e para o passageiro da frente, beneficiando de um espaço particularmente agradável e amplo.
Esta arquitetura espaçosa foi possível graças à relocalização do comando da caixa de velocidades automática no painel de instrumentos. Este comando está agora localizado à direita do volante, imediatamente ao lado do botão stop/start do automóvel. No capítulo ergonómico, isto facilita o acesso ao comando da caixa de velocidades e à paragem ou arranque do motor, com um único gesto intuitivo.
Elemento fundamental do PEUGEOT i-Cockpit® desde a sua origem, o volante compacto foi amplamente reformulado para oferecer ainda mais sensações de condução e de conforto. Mantém, naturalmente, o seu carácter compacto com um design mais moderno: a almofada central redesenhada é mais pequena e "isolada" dos raios do volante, dando um efeito de levitação que faz lembrar o ecrã panorâmico do painel de instrumentos.
Os comandos colocados no volante compacto são novos, para uma ergonomia ótima, detetando automaticamente os dedos do condutor, são apenas ativados quando pressionados, de modo a evitar falsas manobra
O novo volante compacto é aquecido de série no E-3008 GT.
O novo PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® estreia dois novos comandos colocados atrás do volante compacto, finos e elegantes. O mesmo acontece com as patilhas para a travagem regenerativa.
Um conforto excecional
O habitáculo dos novos 3008 oferece aos passageiros uma experiência relaxante num espaço generoso e repleto de luz. Os novos bancos dianteiros - uma combinação de TEP e tecido no nível Allure e TEP e Alcantara no nível GT - oferecem um conforto excecional. Os bancos apresentam um design com contornos convidativos e espuma de elevada densidade.
Os bancos dianteiros do novo 3008 receberam o prestigiado rótulo AGR (Aktion für Gesunder Rücken), atribuído por uma associação alemã de médicos e terapeutas, que promove a investigação sobre a prevenção das dores de costas. Na versão GT, são também ventilados e contam com função massagem, sendo o aquecimento alargado aos bancos traseiros.
Pela primeira vez na gama PEUGEOT, os bancos dianteiros podem ser equipados com apoios laterais adaptativos, que se insuflam ou esvaziam eletricamente para se adaptarem perfeitamente às formas do corpo do passageiro.
Para garantir uma atmosfera interior saudável, o novo PEUGEOT 3008 está equipado com o AQS (Air Quality System) que controla constantemente a qualidade do ar que entra no habitáculo, ativando automaticamente, se necessário, a reciclagem do ar. No nível GT, esta serenidade é complementada pelo Clean Cabin, sistema de tratamento do ar que filtra os gases e as partículas poluentes. A qualidade do ar é apresentada no lado direito do ecrã panorâmico.
O isolamento acústico particularmente cuidado pode ser ainda mais reforçado pelos vidros dianteiros laminados opcionais, combinados com um Sistema Hi-Fi Focal® Premium de muito alta qualidade, resultado de vários anos de trabalho de design conjunto entre a PEUGEOT e as equipas da Focal®, marca francesa especializada em sistemas de áudio topo de gama.
Um chassis dinâmico ao serviço da eficiência e do prazer de condução
O novo 3008 faz jus à reputação da PEUGEOT em termos de comportamento em estrada e de prazer de condução.
A nova plataforma STLA Medium incorpora novos eixos dianteiros e traseiros concebidos para privilegiar o comportamento dinâmico em estrada. A própria arquitetura da plataforma contribui para esta dinâmica, maximizando a utilização de materiais leves e rígidos, e baixando o centro de gravidade do veículo graças a um posicionamento ideal, o mais baixo possível entre as rodas, da bateria de camada única.
Quatro modos de condução para um desempenho ótimo
Selecionáveis através de um comando situado na consola central, os quatro modos de condução permitem adaptar, de forma ideal, o desempenho do E-3008 aos desejos do condutor e/ou às condições de circulação:
- Modo Normal. Este é o modo por defeito. A potência e o binário são ligeiramente reduzidos quando o pedal do acelerador é pressionado entre 0 e 70%; acima dos 70%, a potência e o binário estão totalmente disponíveis.
- Modo Eco. Proporciona uma condução mais suave e um consumo energético reduzido, utilizando uma regulação específica do pedal do acelerador, limitando a potência e o binário e reduzindo o desempenho do aquecimento e do ar condicionado.
- Modo Sport. Oferece uma condução mais dinâmica, utilizando configurações específicas para a direção assistida, o acelerador e a caixa de velocidades.
- Modo 4WD (quando disponível). Disponível até aos 135 km/h, permite repartir a potência pelas 4 rodas em situações em que o piso se apresente escorregadio (neve, lama, etc.).
Um SUV ágil em cidade
Compacto e com o melhor raio de viragem (10,6 m) de todos os SUV 100% elétricos da sua categoria, o novo E-3008 é particularmente fácil de manobrar no tráfego urbano. Para facilitar as manobras, está equipado de série com uma câmara traseira que oferece ao condutor dois ângulos: visão traseira ou visão aérea. Esta câmara está equipada com um bocal de limpeza para manter uma imagem perfeita sob todas as condições.
Em opção, o novo 3008 pode ser equipado com o sistema PEUGEOT VisioPark 360° que, graças a 4 câmaras colocadas o mais próximo possível das rodas dianteiras e traseiras e a 12 sensores espalhados pela viatura, permite uma visão a 360° do ambiente em seu redor. Permite evitar qualquer obstáculo que esteja nas proximidades do veículo.
Capacidades ampliadas em termos de condução semiautónoma
A PEUGEOT dá mais um passo em direção à condução semiautónoma com o sistema Drive Assist Plus disponível nos novos 3008. Este sistema assiste o condutor utilizando todos os sensores do veículo (câmaras, radar, etc.) e as informações do sistema de navegação conectada.
Estes sistemas de assistência foram concebidos para aliviar a carga de trabalho do condutor em estradas com várias faixas de rodagem, como autoestradas ou vias rápidas:
- Cruise Control adaptativo com função Stop & Go e assistência à manutenção na faixa de rodagem. Gere a direção e a velocidade do novo 3008 para o manter na faixa de rodagem e a uma velocidade predefinida pelo condutor.
- Mudança de faixa semiautomática. Efetua a mudança de faixa pelo condutor quando necessário. Basta ativar o indicador e premir o botão "ok" no volante e o sistema conduzi-lo-á para a nova faixa.
- Recomendação antecipada de velocidade. Deteta qualquer alteração nos limites de velocidade através da leitura dos sinais de trânsito e da recolha de informações do sistema de navegação conectada e sugere que o condutor ajuste a definição do Cruise control adaptativo. Se for detetada chuva, o dispositivo sugere, de imediato, a redução da velocidade de acordo com os limites de velocidade, por exemplo, de 120 para 110 km/h em autoestrada.
As capacidades de condução semiautónoma requerem a validação do condutor. Os sensores asseguram que este mantém sempre as mãos no volante.
Um conjunto completo de sistemas de segurança ativa
Os novos 3008 estão equipados com as mais recentes tecnologias de segurança ativa PEUGEOT, incluindo:
- Travagem automática de emergência com aviso de colisão: deteta veículos, peões e ciclistas, de dia ou de noite, a partir de 7 km/h e até aos 140 km/h.
- Alerta ativo de transposição da faixa de rodagem ou dos limites da estrada, com correção de trajetória.
- Alerta de atenção do condutor, detetando a perda de atenção através da análise dos movimentos do veículo.
- Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito com visualização digital dos sinais de trânsito: stop, sentido único, proibição de ultrapassagem, fim de proibição de ultrapassagem, para além dos sinais habituais relacionados com a velocidade.
- Monitorização do ângulo morto de longo alcance (até 75 metros).
- Controlo de descida de declives: reduz o risco de derrapagem ou de perda de controlo do veículo em descidas, a velocidades inferiores a 30 km/h, quer em marcha à frente quer em marcha-atrás, regulando automaticamente a velocidade.
- Controlo avançado de tração: otimiza a aderência em superfícies escorregadias. Pode ser ativado em 3 posições: neve, lama e areia.
A nova plataforma elétrica STLA Medium da Stellantis, estreada no E-3008, permite à PEUGEOT responder às expectativas dos clientes de veículos 100% elétricos em termos de desempenho, eficácia, autonomia e
Notícias Relacionadas