Citroën C5 Aircross recebe versão mild hybrid com 136 CV

1 year, 1 month atrás - 31 Maio 2023, motor24
Citroën C5 Aircross recebe versão mild hybrid com 136 CV
A Citroën adicionou uma nova versão eletrificada à gama do C5 Aircross, recorrendo à tecnologia ‘mild hybrid’ de 48 V para reduzir as emissões e melhorar a eficiência deste SUV de dimensões novas.

O novo motor Hybrid 48 V debita 136 CV de potência e ficará disponível nos concessionários da marca francesa durante o segundo semestre de 2023.Esta tecnologia conjuga um motor a gasolina PureTech de 136 CV de nova geração com um motor elétrico de 21 kW e uma bateria de 48V, a qual se recarrega automaticamente durante algumas fases da condução. Outro componente novo neste sistema é a caixa de velocidades de dupla embraiagem eletrificada ë-DCS6.

A Citroën afirma que esta tecnologia oferece mais-valias em termos de prestações e de conforto a bordo, bem como a redução das emissões e dos consumos na ordem dos 15% em comparação com as de um motor a gasolina equivalente, não eletrificado (com um valor de 129 g/km de CO2, de acordo o ciclo combinado WLTP e dependendo da versão).

Tecnicamente, praticamente todos os componentes deste sistema são novos ou fortemente revistos, a começar pelo motor 1.2 PureTech a gasolina, no qual 40% das peças são novas. Com configuração de três cilindros e 1199 cc de cilindrada, debita 136 CV às 5500 rpm e 230 Nm de binário máximo às 1750 rpm. Em conformidade com a norma Euro 6.4 e funcionando de acordo com o ciclo Miller, o motor apresenta uma eficiência térmica melhorada.

O motor de combustão está associado a uma nova caixa automática de seis velocidades de dupla embraiagem, designada ë-DCS6, também concebido especificamente para os sistemas híbridos, com passagens de caixa mais curtas. O motor elétrico, o inversor e a Unidade de Controlo Eletrónico (ECU) estão todos integrados, otimizando o espaço sob o capot do motor.

Esta versão conta com os mesmos níveis de acabamento da restante gama, ou seja, níveis Feel Pack, C-Series e Shine, embora tenha recebido alguns detalhes específicos, como o painel de instrumentos digital atualizado com um ecrã específico, nomeadamente com um tacómetro em azul a indicar quando está em condução 100% elétrica, o fluxo de energia do motor híbrido, nível de carga da bateria e percentagem da distância percorrida em modo elétrico, em qualquer momento e em média.

O motor Hybrid 136 completa a gama eletrificada do Citroen C5 Aircross, que inclui o propulsor Hybrid Plug-in 180 e o Hybrid Plug-In 225, propostas que representam já 40% das vendas totais do Citroen C5 Aircross. O Citroen C5 Aircross Hybrid 136 estará disponível para encomenda a partir agora em Portugal, com um preço a partir de 39.380€. 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Apoiamos a Ucrânia