O novo Mitsubishi Colt, que não é mais do que um Renault Clio da nova geração mas com emblema da Mitsubishi, pretende recolocar a marca dos três diamantes no segmento B europeu. Chega no último trimestre de 2023.
Tal como o fabricante japonês reivindica, foi de facto desenvolvido na Europa, pois trata-se de um Renault Clio disfarçado. Integra até as mais recentes soluções tecnológicas e mecânicas do modelo francês, incluindo motores.
No habitáculo sobressaem o ecrã capacitivo tátil e os comandos por voz, assim como todo o Design e aparência geral transplantados do Renault Clio. Só os materiais de revestimento nos pareceram francamente mais fracos, mas aqui há que dar um desconto pois estivemos perante modelos pré-série, segundo alegações da marca.
O novo Mitsubishi Colt cumpre a segunda etapa de lançamentos europeus da marca para 2023, após o ASX em março, por sua vez sósia do Renault Captur.
A gasolina e híbrido
A plataforma do novo Colt é a CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A gama nacional incluirá duas versões, uma a gasolina e outra híbrida, também a gasolina. Na base está o motor a gasolina de três cilindros e 1.0 litros com 90 cv de potência, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades.
O híbrido é a alternativa, com o motor a gasolina de 1.6 litros e quatro cilindros associado à transmissão automática multimodo e a debitar 145 cv. Este sistema conta com a ajuda de um motor elétrico de 36 kW e de uma bateria de 1.2 kWh de capacidade. Através do sistema Multisense ficam disponíveis vários modos de condução.
A segurança inclui o mais completo conjunto de sistemas avançados de assistência, dele fazendo parte tanto a visão a 360 graus como o programador de velocidade adaptativo com Stop&Go, luzes máximas automáticas, mitigação de colisão frontal e auxílio de estacionamento, entre outros.
Na conectividade destacam-se os sistemas eCall de série, assim como as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, acessíveis pelo ecrã central ou através de comandos por voz.
Com cinco e oito anos de garantia
A Mitsubishi assegura para o Colt a sua garantia de 5 anos ou 100 mil quilómetros, estando a bateria da versão híbrida garantida por oito anos ou 160 mil quilómetros. O pacote de assistência da marca assegura também cinco anos de assistência em viagem.
O novo Colt é fabricado na fábrica turca da Renault, em Bursa.