Chega no último trimestre. Mitsubishi Colt está de regresso à guerra dos utilitários

10 months, 2 weeks atrás - 12 Junho 2023, turbo
Chega no último trimestre. Mitsubishi Colt está de regresso à guerra dos utilitários
A Mitsubishi regressa ao segmento B dos utilitários na Europa com o novo Colt, já no final deste ano. Modelo que, mais do que uma evolução das seis gerações já concretizadas, é, sim, uma espécie de sósia do novo Renault Clio. Excepto no emblema.

O novo Mitsubishi Colt, que não é mais do que um Renault Clio da nova geração mas com emblema da Mitsubishi, pretende recolocar a marca dos três diamantes no segmento B europeu. Chega no último trimestre de 2023.

Tal como o fabricante japonês reivindica, foi de facto desenvolvido na Europa, pois trata-se de um Renault Clio disfarçado. Integra até as mais recentes soluções tecnológicas e mecânicas do modelo francês, incluindo motores.

No habitáculo sobressaem o ecrã capacitivo tátil e os comandos por voz, assim como todo o Design e aparência geral transplantados do Renault Clio. Só os materiais de revestimento nos pareceram francamente mais fracos, mas aqui há que dar um desconto pois estivemos perante modelos pré-série, segundo alegações da marca.

O novo Mitsubishi Colt cumpre a segunda etapa de lançamentos europeus da marca para 2023, após o ASX em março, por sua vez sósia do Renault Captur.

A gasolina e híbrido
A plataforma do novo Colt é a CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A gama nacional incluirá duas versões, uma a gasolina e outra híbrida, também a gasolina. Na base está o motor a gasolina de três cilindros e 1.0 litros com 90 cv de potência, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

O híbrido é a alternativa, com o motor a gasolina de 1.6 litros e quatro cilindros associado à transmissão automática multimodo e a debitar 145 cv. Este sistema conta com a ajuda de um motor elétrico de 36 kW e de uma bateria de 1.2 kWh de capacidade. Através do sistema Multisense ficam disponíveis vários modos de condução.

A segurança inclui o mais completo conjunto de sistemas avançados de assistência, dele fazendo parte tanto a visão a 360 graus como o programador de velocidade adaptativo com Stop&Go, luzes máximas automáticas, mitigação de colisão frontal e auxílio de estacionamento, entre outros.

Na conectividade destacam-se os sistemas eCall de série, assim como as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, acessíveis pelo ecrã central ou através de comandos por voz.

Com cinco e oito anos de garantia
A Mitsubishi assegura para o Colt a sua garantia de 5 anos ou 100 mil quilómetros, estando a bateria da versão híbrida garantida por oito anos ou 160 mil quilómetros. O pacote de assistência da marca assegura também cinco anos de assistência em viagem.

O novo Colt é fabricado na fábrica turca da Renault, em Bursa.

Apoiamos a Ucrânia