
O camionista, que seguia no sentido sul-norte (Braga-Valença), ao largo da freguesia de Lama, concelho de Barcelos, entrou em despiste, tendo o pesado que conduzia sido projetado para fora da A3, galgando os rails e capotando lateralmente num campo de cultivo.
Nas operações de socorro, estiveram operacionais dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e dos Bombeiros Sapadores de Braga, além da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM de Barcelos.
A ocorrência foi registada pelo Subdestacamento de Trânsito de Ponte de Lima da GNR, que isolou a área de acidente de viação, com colaboração de operacionais da concessionária Brisa.
Uma turista francesa sofreu a amputação de um braço, em Cabo Verde, depois de uma rocha ter caído sobre um transporte coletivo, na segunda-feira, numa das principais estradas na ilha de Santo Antão, disseram as autoridades à Lusa.
O acidente é o mesmo que provocou a morte a um adolescente cabo-verdiano de 15 anos e feriu outros passageiros, dois dos quais em estado grave (a turista francesa e um jovem cabo-verdiano que se encontra com prognóstico reservado), depois de a rocha ter amachucado parte do veículo, numa estrada que contorna encostas íngremes, entre Porto Novo e Janela.
Devido à gravidade dos ferimentos, a visitante foi transportada para a principal unidade de saúde mais próxima, na vizinha ilha de São Vicente, onde foi submetida a uma cirurgia e "está estável", disse à Lusa Nair Lucas, diretora clínica do Hospital Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, onde a turista francesa continua internada.
A cidadã de 62 anos sofreu a amputação do membro superior esquerdo, enquanto o marido sofreu ferimentos ligeiros.
O outro ferido grave, um jovem cabo-verdiano, de 32 anos, também foi transferido para São Vicente e passou igualmente por uma intervenção cirúrgica, mantendo-se sob prognóstico reservado.
A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão decretou, na segunda-feira, luto oficial de dois dias no concelho, lamentando o acidente e referindo que está em contacto com as autoridades de saúde para acompanhar o estado das vítimas.
Santo Antão recebeu, em 2023, a Conferência Internacional de Turismo Rural e de Natureza, refletindo a aposta do Governo do arquipélago naquela ilha e noutras com programas ligados à natureza, diferentes da oferta de "sol e praia".
O turismo e atividades associadas, como os transportes, são o motor da economia do arquipélago.
O setor está em crescimento em Cabo Verde e o Governo antecipou para 2024 a meta de 1,2 milhões de turistas, antes estabelecida para 2026, aguardando-se por números oficiais.
Um homem de 64 anos morreu hoje na sequência do despiste da carrinha que conduzia em Palmela, no distrito de Setúbal.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal indicou que o alerta para o acidente foi dado às 15.09 horas, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Setúbal.
“O despiste do veículo, seguido de colisão com um muro, ocorreu na Rua Salgueiro Maia, em Palmela”, adiantou a fonte do comando sub-regional.
A vítima mortal era o único ocupante do veículo e o corpo foi transportado para o serviço de Medicina Legal do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, acrescentou.
Foram mobilizados para o local 19 operacionais dos bombeiros de Palmela, do Instituto Nacional de Emergência Médica e da GNR, apoiados por oito veículos, incluindo a VMER.
Notícias Relacionadas