Camião projetado da A3 para um campo entre Braga e Barcelos

10 months atrás - 30 Janeiro 2025, Jornal de Notícias
O camião galgou os rails da A3 entre Braga e Barcelos
O camião galgou os rails da A3 entre Braga e Barcelos
Um camião foi projetado da A3 para um campo de cultivo, entre Braga e Barcelos, ao início da manhã desta-sexta-feira. O condutor escapou só com ferimentos ligeiros, tendo sido transportado para a urgência do Hospital Central de Braga.

O camionista, que seguia no sentido sul-norte (Braga-Valença), ao largo da freguesia de Lama, concelho de Barcelos, entrou em despiste, tendo o pesado que conduzia sido projetado para fora da A3, galgando os rails e capotando lateralmente num campo de cultivo.

Nas operações de socorro, estiveram operacionais dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e dos Bombeiros Sapadores de Braga, além da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM de Barcelos.

A ocorrência foi registada pelo Subdestacamento de Trânsito de Ponte de Lima da GNR, que isolou a área de acidente de viação, com colaboração de operacionais da concessionária Brisa.

Turista francesa sofre amputação de braço num acidente em Cabo Verde

Uma turista francesa sofreu a amputação de um braço, em Cabo Verde, depois de uma rocha ter caído sobre um transporte coletivo, na segunda-feira, numa das principais estradas na ilha de Santo Antão, disseram as autoridades à Lusa.

O acidente é o mesmo que provocou a morte a um adolescente cabo-verdiano de 15 anos e feriu outros passageiros, dois dos quais em estado grave (a turista francesa e um jovem cabo-verdiano que se encontra com prognóstico reservado), depois de a rocha ter amachucado parte do veículo, numa estrada que contorna encostas íngremes, entre Porto Novo e Janela.

Devido à gravidade dos ferimentos, a visitante foi transportada para a principal unidade de saúde mais próxima, na vizinha ilha de São Vicente, onde foi submetida a uma cirurgia e "está estável", disse à Lusa Nair Lucas, diretora clínica do Hospital Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, onde a turista francesa continua internada.

A cidadã de 62 anos sofreu a amputação do membro superior esquerdo, enquanto o marido sofreu ferimentos ligeiros.

O outro ferido grave, um jovem cabo-verdiano, de 32 anos, também foi transferido para São Vicente e passou igualmente por uma intervenção cirúrgica, mantendo-se sob prognóstico reservado.

A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão decretou, na segunda-feira, luto oficial de dois dias no concelho, lamentando o acidente e referindo que está em contacto com as autoridades de saúde para acompanhar o estado das vítimas.

Santo Antão recebeu, em 2023, a Conferência Internacional de Turismo Rural e de Natureza, refletindo a aposta do Governo do arquipélago naquela ilha e noutras com programas ligados à natureza, diferentes da oferta de "sol e praia".

O turismo e atividades associadas, como os transportes, são o motor da economia do arquipélago.

O setor está em crescimento em Cabo Verde e o Governo antecipou para 2024 a meta de 1,2 milhões de turistas, antes estabelecida para 2026, aguardando-se por números oficiais.

Despiste contra muro faz um morto em Palmela

Um homem de 64 anos morreu hoje na sequência do despiste da carrinha que conduzia em Palmela, no distrito de Setúbal.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal indicou que o alerta para o acidente foi dado às 15.09 horas, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Setúbal.

“O despiste do veículo, seguido de colisão com um muro, ocorreu na Rua Salgueiro Maia, em Palmela”, adiantou a fonte do comando sub-regional.

A vítima mortal era o único ocupante do veículo e o corpo foi transportado para o serviço de Medicina Legal do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, acrescentou.

Foram mobilizados para o local 19 operacionais dos bombeiros de Palmela, do Instituto Nacional de Emergência Médica e da GNR, apoiados por oito veículos, incluindo a VMER. 

Apoiamos a Ucrânia