Apesar do abrandamento que se verifica este ano, as vendas de carros elétricos têm crescido de forma expressiva nos últimos anos, não só em Portugal, como na Europa.
Só o ano passado venderam-se nos 27 países membros da União Europeia (UE) cerca de 1,5 milhões de automóveis de passageiros elétricos (+37% em relação a 2022), o que equivale a uma quota de mercado de 14,6%. Em Portugal essa quota foi ainda maior, de 18,1%, que se traduziu em 36 390 unidades (mais do dobro de elétricos vendidos relativamente a 2022).
Mas, afinal, quantos automóveis elétricos já estão em circulação não só em Portugal, como na UE, após anos e anos de vendas crescentes? O Eurostat reuniu os números, que estão atualizados até ao final de 2023.
Assim, até ao final do ano passado, contavam-se 111 002 automóveis elétricos a circular em Portugal. Tendo em consideração que o parque circulante era de 5,93 milhões de automóveis, isso significa que 1,87% de todos os automóveis a circular nas estradas portuguesas eram 100% elétricos.
À primeira vista estes números não parecem muito elevados. Porém, quando comparados com os números de 2022, o salto foi considerável. Nesse ano contabilizavam-se apenas 67 347 automóveis elétricos num total de 5,7 milhões de automóveis (1,16% do total).
Se adicionarmos a estes números os mais de 19 mil elétricos que já foram vendidos no primeiro semestre deste ano em Portugal, já serão mais de 130 mil elétricos que estão a circular nas estradas portuguesas.
Elétricos na União Europeia
A quota de automóveis elétricos em circulação, 1,87%, coloca Portugal acima da média da UE, que está em 1,7%. O que coloca Portugal como o 11.º país na UE com a maior quota de elétricos em circulação. No entanto, registam-se diferenças consideráveis entre os 27 países.
A liderar esta lista está a Dinamarca, onde os elétricos já correspondem a 7,1% de todos os automóveis de passageiros em circulação. Suécia (5,9%), Luxemburgo (5,1%) e Países Baixos (5,0%) registam, igualmente, quotas elevadas.
Por outro lado, o Eurostat revela que 14 países da UE (acima de metade) revelam uma quota inferior a 1%, com os registos mais baixos a estarem no Chipre (0,201%), Grécia (0,209%) e Polónia (0,232%).
No geral, em toda a UE circulavam até ao final do ano passado, cerca de 256,5 milhões de automóveis, dos quais 4,48 milhões eram 100% elétricos. O que representa um crescimento de 48,5% relativamente a 2022).
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