A Volkswagen está a preparar uma nova motorização totalmente híbrida para a sua gama de veículos.
O primeiro carro a receber este novo sistema de propulsão será a segunda geração do T-Roc, cuja apresentação está agendada para o Salão Automóvel de Munique, na Alemanha, em setembro.
O novo sistema propulsor é semelhante ao utilizado pelo Toyota Prius, combinando um motor de combustão interna com um motor elétrico e bateria.
Esta nova motorização híbrida não será exclusiva do T-Roc, estando prevista para mais modelos do Grupo Volkswagen.
O que já se sabe
A nova tecnologia será diferente dos atuais sistemas híbridos da marca alemã, que necessitam de ser carregados através de uma fonte externa (híbrido plug-in), ou que não conseguem funcionar em modo elétrico, fornecendo apenas um impulso elétrico durante a condução (mild-hybrid).
Segundo uma fonte da Autocar, a parte de combustão do sistema será um motor a gasolina, turbcomprimido, de quatro cilindros e com 1,5 litros de capacidade.
Este acionará as rodas juntamente com o motor elétrico e também funcionará como um gerador para recarregar a bateria, permitindo uma condução elétrica, ainda que limitada.
A mesma fonte também confirmou que estão previstas várias versões deste novo sistema de propulsão, que vão desde os 204 aos 272 cv de potência, com um binário máximo de 350 a 400 Nm.
Para a gama toda
Como já foi mencionado, não será apenas a próxima geração do T-Roc a receber este novo sistema.
Segundo a Autocar, a plataforma MQB Evo do Grupo Volkswagen, que sustenta o novo T-Roc e uma vasta quantidade de modelos do grupo automóvel, irá acomodar este novo sistema.
Desta forma, prevê-se que a nova motorização seja introduzida noutros modelos do grupo automóvel de Wolfsburgo.
Os modelos equipados com este novo sistema híbrido serão identificados como veículos híbridos elétricos (HEV), confirmou um porta-voz da Volkswagen à mesma publicação.
Tudo depende da procura
Esta motorização assinala uma mudança na estratégia de eletrificação do grupo alemão fabricante de automóveis, devido às vendas de elétricos abaixo das espectativas, a nível global.
A Volkswagen comprometeu-se a investir 60 mil milhões de euros até 2028 para o desenvolvimento de novos motores de combustão interna, incluindo este novo sistema híbrido.
Apesar da disponibilização desta nova tecnologia, os motores a gasóleo continuarão disponíveis nos principais modelos da fabricante alemã. No entanto, a longo prazo, o futuro das motorizações a gasóleo irá depender da procura dos clientes e do êxito dos novos modelos HEV.
A segunda geração do T-Roc deverá chegar ao mercado em 2026. Mais detalhes sobre motorizações, preços e versões serão revelados mais próximo da data de apresentação oficial.