Vítor Pascoal de nível superior vence Rampa de Santa Marta nos GT

8 Julho 2021 - velocidades

Vítor Pascoal de nível superior vence Rampa de Santa Marta nos GT

Luís Nunes domina divisão e triunfa em Santa Marta; José Correia em bom plano na Rampa de Santa Marta; Hélder Silva triunfa em Santa Marta

Vítor Pascoal de nível superior vence Rampa de Santa Marta nos GT

Vítor Pascoal assinou um triunfo expressivo na Rampa de Santa Marta, quinta jornada do Campeonato Portugal de Montanha, que teve lugar este fim de semana.

Num evento onde fazia a sua estreia, o piloto ditou o ritmo na categoria GT ao volante do seu Porsche 911 GT3 Cup.

Um resultado de suma importância, numa época em que o piloto aponta à renovação do título na categoria. “Só a vitória nos permitia continuar a discutir o campeonato. Esta era por isso uma prova de tudo ou nada e acho que essa pressão acabou por se converter num fator de motivação extra”, afirmou o piloto, que acrescenta: “Sabia que o desconhecimento do traçado poderia ser uma desvantagem, mas o facto de ter características muito idênticas às classificativas de ralis a que estou habituado, acabou por ser um ponto que reverteu a nosso favor.”

Um triunfo assinalado com uma firme prestação. “Fico muito satisfeito com este resultado. Foi uma prova onde nos superiorizámos à concorrência ao longo de todo o fim de semana e com diferenças expressivas ao cronómetro. Para tal, muito contribuiu o trabalho do Baião Rally Team, a quem agradeço, pois o Porsche esteve irrepreensível”, enalteceu Vítor Pascoal.

Após o triunfo na Rampa da Penha, Vítor Pascoal rubricou na Rampa de Santa Marta a segunda vitória consecutiva da época. Uma toada que espera manter nos próximos desafios. “Falhei uma prova para estar no Rali da Bairrada. São opções que tomamos e que temos que assumir, mas a partir daí fiquei com margem zero no campeonato de montanha. Por isso, agora só há um objetivo, estar no final do mês na Rampa do Caramulo para vencer.”

O piloto deixa ainda uma palavra especial: “Muito obrigado aos meus patrocinadores por todo o apoio ao nosso projeto de 2021. Esta vitória é para todos vocês. Obrigado também à minha equipa, família, amigos e adeptos. Estamos juntos na luta.”

Luís Nunes domina divisão e triunfa em Santa Marta

Luís Nunes deu continuidade à sua senda vitoriosa no Campeonato Portugal de Montanha de 2021, com as vitórias na categoria Turismos e na Divisão 1 na Rampa de Santa Marta, disputada este fim de semana.

Este é o quinto triunfo da época em cinco possíveis. “Apresentamo-nos em todas as provas para lutar pelos lugares cimeiros, sempre com muita entrega e dedicação. Mas sabemos que não há dois fins de semana iguais e que temos que estar sempre ao nosso melhor nível para alcançar os objetivos”, começou por explicar o piloto.

“Desta vez, o set up que trazíamos no Ford Fiesta ST R5+ estava já bastante ajustado a este traçado, o que nos ajudou a acelerar algumas etapas na chegada à afinação ideal”, referiu, acrescentado: “No entanto, foi um fim de semana particularmente exigente, uma vez que realizei duas das três Subidas Oficiais com os pneus frios, por ver a partida atrasada para serem retirados outros concorrentes da pista, o que obriga a cuidados redobrados. Mas, felizmente, conseguimos efetuar cronos que nos permitiram ser rápidos e chegar à vitória.”

Numa altura em que faltam três provas para o final da época, o piloto recorda: “Nestes momentos, é muito importante manter a cabeça fria, pois de uma prova para a outra tudo pode mudar. Basta um resultado nulo e as contas podem baralhar-se. Por isso, é essencial ter o foco e a concentração intactos.”

Num ano em que o objetivo é a conquista do tricampeonato na categoria Turismos, Luís Nunes afirma: “Este resultado deixa-nos muito satisfeitos e é uma excelente forma de mais uma vez agradecermos aos nossos patrocinadores todo o apoio e confiança no projeto. Da nossa parte, fica a promessa de que continuaremos a dar o nosso melhor, sabendo que se avizinha a fase crucial da temporada.”

O próximo desafio da época é a 30ª Rampa do Caramulo, disputada dias 24 e 25 de julho, naquela que será a sexta jornada do Campeonato Portugal de Montanha.

José Correia em bom plano na Rampa de Santa Marta

O atual Campeão de Portugal de Montanha, José Correia, alcançou este fim de semana um importante terceiro lugar Absoluto e na categoria Protótipos na Rampa de Santa Marta, quinta jornada da competição.

Um evento onde o piloto viu-se a braços com problemas no seu Osella PA2000 Evo2. “O objetivo é sempre a luta pela vitória, mas este fim de semana não conseguimos estar em condições de o fazer, pois debatemo-nos com quebras de potência no nosso carro, que ainda não conseguimos identificar a origem, e que nunca nos permitiram realizar uma subida limpa.”

No entanto, o terceiro posto conquistado permite ao piloto, em termos de campeonato, amealhar a pontuação equivalente ao segundo lugar. Um sólido resultado numa altura em que a época entra na sua derradeira fase: “A consistência é fundamental, pois nem todos os fins de semana conseguimos estar, como desejamos, na discussão do triunfo. Por isso, à luz das condicionantes, o balanço é naturalmente positivo”, destacou José Correia.

Numa altura em que faltam três rondas para o cair do pano sobre o campeonato, o piloto, que lidera a competição desde o início da época, mostra-se confiante: “Sabíamos que era importante terminar bem classificado as Rampas da Penha e de Santa Marta, provas menos favoráveis às características do nosso carro. Fizemo-lo com bons resultados, o que constitui um importante passo para encarar com ainda maior motivação os desafios que temos pela frente”, afirmou.

Contudo, José Correia alerta: “O campeonato está extremamente competitivo, com vários pilotos a poderem vencer, o que torna cada prova muito imprevisível e obriga-nos a estar sempre no nosso máximo de performance. É justamente isso que queremos fazer e esperamos voltar mais fortes já no próximo desafio.”

O Campeonato Portugal de Montanha prossegue dias 24 e 25 de julho, com a 30a Rampa do Caramulo.'

Hélder Silva triunfa em Santa Marta

O piloto do BRC BR53 foi o grande vencedor da prova organizada pelo Clube Automóvel da Régua na bonita região do Alto Douro Vinhateiro, dominando os dois dias desta quinta prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e tornando-se o primeiro piloto a alcançar duas vitórias numa época marcada pelo equilíbrio.

Sob uma temperatura excelente, muito embora com o tempo encoberto, típica da região do Alto Douro Vinhateiro, recebeu este segundo dia de prova nos 3,300 metros do serpenteante e exigente traçado do evento organizado pelo Clube Automóvel da Régua. Uma jornada onde o público acorreu em bom número, premiando o esforço feito pela agremiação duriense para levar a bom porto a prova, sendo de assinalar que o CAR ostentou um bom nível organizativo.

Em termos desportivos, este foi um fim-de-semana carregado de competição acesa e de emoções ao rubro.

Na luta pela glória absoluta, Hélder Silva, em BRC BR53, foi o grande vencedor desta 6ª edição da Rampa de Santa Marta. O piloto-preparador da Póvoa de Varzim voltou a ser o mais forte ao longo de praticamente todo o fim-de-semana, construindo aquele que é o seu segundo triunfo absoluto consecutivo nesta época de 2021 e o terceiro da sua carreira na montanha. Foi o mais forte na primeira subida oficial de prova, mas apanhou um susto na segunda subida, já na tarde de domingo, quando o galego César Alonso, num Osella PA 21 JRB, conseguiu ser o mais rápido, fazendo com que todos ficassem na expetativa para a terceira subida sobre quem seria o vencedor da prova.

Mas na derradeira e decisiva subida o piloto de Orense não foi feliz, já que, logo ao negociar a primeira curva, teve um problema mecânico no Osella, obrigando-o a desistir quando tentava tirar Hélder Silva do ‘trono’ desta Rampa de Santa Marta. O piloto do BRC BR53 limitou-se assim a ter uma subida final de consagração, saindo assim de terras do Douro Vinhateiro como grande candidato ao título absoluto no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2021.

A segunda posição, a 0,5s de Silva, foi então para o galego de Ourense César Alonso, nesta sua segunda vinda ao campeonato de 2021 – após ter alinhado na Serra da Estrela. Quanto ao campeão em título, José Correia, num Osella PA 2000 Evo2 da JC Group Racing Team, teve uma prova regular, mas sem aquela rapidez a que já nos habituou. Por isso não passou da terceira posição da geral a 2,8 segundos do vencedor.

Na Divisão Protótipos B a decisão da vitoria foi uma questão quase de família, porque o duelo ao longo de todo o fim-de-semana foi entre António Rodrigues e Nuno Guimarães, os dois pilotos da NJ Racing. E se a ‘Bala do Douro’ – que estava a jogar em casa – ainda ficou na frente, ao ser o mais rápido na primeira subida oficial, no domingo Nuno Guimarães esteve claramente ao ataque e realizou a melhor exibição da época aos comandos do SilverCar S2.

O ‘Capitão da Montanha’ chegou ao triunfo indo para a última subida oficial apenas com 8 milésimas de vantagem sobre António Rodrigues. Este atacou a fundo, não apenas para vencer a Divisão Protótipos B pela quinta vez consecutiva, mas ainda para tentar chegar ao pódio absoluto. Um erro na parte mais técnica da rampa, fez o piloto de Santa Marta bater forte e ficar-se por aí, tendo de contentar-se com a segunda posição na Divisão e a quarta da classificação geral. Na terceira posição da Divisão ficou uma vez mais Joaquim Rino, que está cada vez mais rápido aos comandos do seu BRC BR49 EVO.

Nelson Andrade voltou a fazer mais do mesmo na Taça de Portugal de Kartcross de Montanha. O piloto de Porto Moniz contina a impor-se, mesmo quando a concorrência alarga em qualidade e quantidade, como foi o caso desta 6ª Rampa de Santa Marta.

O ‘Furacão da Madeira” e o seu AG 1000 foram sempre mais fortes e rodaram bem a salvo dos demais concorrentes dos kartcross, tendo terminado com 8,9 segundos de vantagem sobre o luso-brasileiro Márcio Araújo, também ele aos comandos de um AG 1000. Sendo que Nelson Andrade voltou a registar tempos bem dentro do top dez absoluto. O pódio dos Kartcross ficou completo com o galego Jesus Otero, num AG Sport com motor de apenas 600 cc, mas já a 25,5 segundos do primeiro.

Na categoria GT, o atual campeão em título, Vítor Pascoal, impôs pela segunda prova consecutiva o seu Porsche 991 GT3 Cup, face ao carro idêntico de Pedro Marques. Este, que tinha vencido as três primeiras provas da temporada, não teve uma presença facilitada em Santa Marta, já que um pião na primeira subida de prova na tarde de sábado, colocou o piloto sob pressão para as subidas de domingo. Aí, apesar de ter melhorado substancialmente a sua performance, nunca conseguiu rodar ao nível de Pascoal, que acabou por vencer com 9,7 segundos de vantagem, diminuindo assim a diferença pontual na tabela classificativa do campeonato.

Para Luís Nunes e para o seu Ford Fiesta ST R5 esta deslocação significou mais uma vitória.

O chamado ‘Foguete de Valpaços’ voltou a não dar veleidades aos adversários, quer na categoria Turismos quer na Divisão Turismos 1, construindo assim aquele que foi o quinto duplo triunfo consecutivo da temporada, estando claramente a caminho do título nacional da categoria e da vitória nesta divisão, onde se salienta a segunda posição de Daniela Marques, que na sua estreia na Rampa de Santa Marta revelou um excelente andamento aos comandos do Subaru Impreza WRX.

Na Divisão Turismo 2 o cada vez mais seguro Luís Silva, foi segundo com o seu BMW M3, chegando a dar a entender que podia vir a triunfar. Terceira posição para o aniversariante Manuel Rocha e Sousa, que assim levou o seu Cupra TCR a um bom pódio nesta divisão.

Mais do mesmo na Divisão Turismo 3.

Parcídio Summavielle e Sérgio Nogueira voltaram a protagonizar um duelo sem tréguas pela primazia. Os dois pilotos dos Renault Clio RS foram-se alternando na liderança dos tempos, mas no cômputo das três subidas de prova, se Nogueira foi o mais rápido no sábado, Parcídio «deu o litro» nas duas subidas de domingo e foi superior ao seu principal adversário. Com isso o piloto de Fafe somou a sua segunda vitória da temporada, suplantando Sérgio Nogueira por 1,7 segundos no somatório de todas as subidas. Que com este segundo lugar continua a liderar a tabela de pontos no campeonato. Destaque ainda para a presença de Carlos Silva no pódio, que foi assim monopolizado pelos pilotos dos Renault Clio RS.

No Campeonato Legends de Montanha os problemas mecânicos sentidos no primeiro dia arredaram da competição Manuel Pereira, que era o grande favorito aos comandos do Mitsubishi Lancer Evo VI.

E com tudo isto o líder do campeonato, José Carlos Magalhães, regressou da melhor forma aos comandos do BMW M3 Compact da MNE Sport, para selar o triunfo.

O que o coloca cada vez mais como o principal candidato a este título. Magalhães foi melhorando os seus tempos ao longo das três subidas de prova, e com isto impôs-se diante de um endiabrado Rui Meireles. O piloto de Peso da Régua, a estrear um Porsche 986, na sua primeira época, logrou ser segundo a apenas 9 décimas de segundo do vencedor. O pódio foi completado por Renato Piairo, que alinhou aos comandos de um Toyota Carina E e terminou já a 11,9 segundos de José Carlos Magalhães.

Flávio Saínhas não causou qualquer surpresa ao impor-se no Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha.

O ‘famoso diabo amarelo’, aos comandos do habitual Ford Escort MKI, dominou a seu belo prazer todas as subidas de prova dos dois dias de competição e selou assim mais um triunfo na sua vasta carreira. Depois dos problemas sentidos na primeira subida oficial de prova, Fernando Salgueiro recuperou da melhor forma este domingo, realizando dois bons tempos e garantiu assim a segunda posição, reforçando assim a sua liderança na tabela pontual do campeonato. O terceiro lugar foi para Luís Moutinho, que no Ford Escort MKI esteve sempre muito consistente, logrando o seu primeiro pódio da época.

Armando Freitas esteve, uma vez mais, imparável na TPM 1300. 3 subidas de prova, ao longo do fim-de-semana, três melhores tempos e nova vitória incontestável para o piloto do Toyota Starlet, a exemplo do que já tinha acontecido na Penha.

Já Francisco Milheiro (Peugeot 106) logrou construir um fim-de-semana em crescendo que o levou até ao segundo posto final, que lhe serviu de forma quase perfeita para reforçar a liderança pontual da taça, estando assim no bom caminho para renovar o ceotro que conquistou em 2020. O regressado João Diogo Santos colocou o seu Fiat Punto 85 Sport no último degrau do pódio.

Na Taça de Portugal de Clássicos de Montanha 1300 a história é fácil de contar, com um domínio avassalador de Eva Laranjeira, que nem precisou da terceira subida oficial de prova para arrumar a questão de mais uma vitória. A quarta consecutiva da piloto do Peugeot 205 Rallye da MNE Sport.

Eva foi demasiado forte para a concorrência, e logo após as duas primeiras subidas oficiais tinha mais de 20 segundos de vantagem sobre o seu mais direto adversário, José Pedro Figueiredo, que não teve dificuldades em assegurar a segunda posição aos comandos do seu Datsun 1200, enquanto Domingos Fernandes fez jus à sua regularidade conseguindo mais um pódio ao volante do Autobianchi A112 Abarth.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group ruma agora novamente ao centro de Portugal para assentar arraiais na Rama do caramulo. Sob a batuta do Targa Clube, a sexta prova da temporada está aprazada para os dias 24 e 25 de Julho.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha