Vendas de carros novos disparam mais de 5% em 2024

há 22 horas atrás - 7 Janeiro 2025, turbo
Vendas de carros novos disparam mais de 5% em 2024
O mercado automóvel de ligeiros de passageiros cresceu 5,1% em 2024 e as matrículas quase chegaram às 210 mil unidades. As viaturas movidas a energias alternativas já representam mais de 57% do total, enquanto os veículos diesel não vão além de 8,8%. A Peugeot voltou a ser a marca mais vendida.

O mercado português de ligeiros de passageiros registou um crescimento de 5,1% em 2024 face a 2023, tendo sido matriculadas 209 715 unidades, segundo revelam as estatísticas da ACAP - Associação Automóvel de Portugal.

Os veículos movidos a energias alternativas já representam 57,3% do mercado, seguindo-se as viaturas a gasolina com 33,9% e as viaturas diesel, com apenas 8,8% do total.

Entre as viaturas movidas a energias alternativas, a preferência do mercado vai para os veículos elétricos a bateria (BEV), com 19,9%, que supera os híbridos convencionais (HEV), com 16,7%. Os híbridos com bateria recarregável externamente (PHEV) surgem depois, com 13,5%. Viaturas com outro tipo de propulsão foram responsáveis por 7,2% das matrículas no nosso país no ano passado.

Peugeot voltou a ser a preferida
Por marcas, a Peugeot voltou a conquistar a liderança do mercado nacional, com 21 611 unidades matriculadas em 2024, um crescimento de 4,4% face a 2023. No segundo lugar surge a Mercedes-Benz, com 16 649 unidades, o que se traduz numa variação positiva de 12,4%.

No lugar mais baixo do pódio aparece a Dacia, com 16 214 unidades, que viu as matrículas aumentarem 9,5%, enquanto a marca principal do grupo, Renault, não conseguiu melhor do que a quarta posição, com 15 118 unidades, o que se traduziu numa diminuição de 6,1%. Na quinta posição aparece mais uma segunda marca premium, a BMW, com 13 423 unidades vendidas no ano passado, uma redução de 3,9%.

A sexta posição da tabela é ocupada pela Volkswagen, com 11 740 unidades (+4,6%), seguida pela Toyota, com 11 504 unidades (+12,8%), a Tesla, com 9970 unidades (4,6%), a Citroën, com 9631 unidades (+6,3%). A Seat encerra a lista das dez primeiras, com 7819 unidades matriculadas, que corresponde a uma quebra de 5,7%.

Entre as marcas chinesas, a BYD surge no 20º lugar com 3122 unidades matriculadas, a MG em 22º, com 2352 unidades vendidas.

No que se refere a marcas desportivas e de luxo, a Porsche matriculou 1346 unidades no mercado nacional em 2024, um crescimento de 32,1% face a 2023, a Jaguar 119 unidades (-58,1%), a Aston Martin 61 (+19,6%), a Bentley 43 (-21,8%), a Maserati 33 (-29,8%), a Lamborghini também 33 (+94,1%) e a Ferrari 32 (-3,0%).

Stellantis mantém liderança
Por grupos, a Stellantis reclama vitória, tendo comercializado 45 213 ligeiros de passageiros das marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel ou Peugeot. A vantagem face ao segundo grupo automóvel mais vendido em Portugal - Renault - foi de 12 877 viaturas.

Apesar da Peugeot ter sido a marca líder da Stellantis em 2024, o modelo mais vendido no nosso país no ano passado foi o Dacia Sandero, com 7760 unidades, relegando o Peugeot 2008 para o segundo lugar, com 7520 unidades.

No lugar mais baixo do pódio surge uma nova surpresa - ou talvez não - o Tesla Model 3, com 6764 unidades, que não deu hipóteses a um dos modelos históricos do mercado nacional, o Renault Clio, que teve de se contentar com a quarta posição, com 6422 unidades.

A Peugeot vingou-se ao colocar o 208 e o 308 na quinta e sétima posição, com 6024 e 4442 unidades, respetivamente. Na sexta posição intrometeu-se o Renault Captur, com 4463 unidades matriculadas. O Citroën C3, com 4382 unidades, o Dacia Duster, com 4161, e o Nissan Juke, com 4093, fecham a lista dos dez modelos mais vendidos em Portugal no ano passado.

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