Vai importar carro? Cuidado se vier de um destes países

1 month atrás - 8 Junho 2025, autosport
Vai importar carro? Cuidado se vier de um destes países
Em Portugal, é comum importar veículos usados, principalmente de França e da Alemanha. No entanto, um estudo da carVertical revela que muitos desses carros importados apresentam adulterações no conta-quilómetros ou defeitos ocultos.

A maioria dos veículos importados em Portugal vem da Europa Ocidental, especialmente de França (40,3%), seguida da Alemanha (19,6%) e da Bélgica (17%). Os portugueses preferem carros franceses usados, como Renault, Peugeot e Citroën, pelo preço acessível e boa conservação, resultado do fim de contratos de leasing. Alemanha e Bélgica também são fontes populares pela ampla oferta e histórico de manutenção rigoroso.

Apesar da preferência por carros importados em Portugal, especialistas alertam para os riscos de comprar sem verificação adequada. Muitos desses veículos apresentam quilometragem adulterada, defeitos ocultos ou reparações com peças de baixa qualidade após acidentes.

Um estudo da carVertical revela que os carros importados da Polónia têm maior risco de fraude no conta-quilómetros (9,5%), seguidos pela Lituânia, EUA, Itália e Espanha. Em muitos casos, a adulteração é feita por vendedores locais após a importação.

A falta de partilha de dados entre países facilita essas fraudes. Por isso, é fundamental que compradores verifiquem o historial do veículo, confirmem a sua origem e realizem uma inspeção profissional antes da compra.

Apoiamos a Ucrânia