Um morto e um ferido grave em acidente numa mina em Aljustrel

5 years, 1 month atrás - 11 Fevereiro 2019, Jornal de Notícias
Um morto e um ferido grave em acidente numa mina em Aljustrel
Um morto e um ferido grave foi o resultado de um acidente no interior da Mina de Fetais, localizada no lugar de Malha Ferro, em Aljustrel.

Os dois trabalhadores, mecânicos, foram arrastados para um fosso de 40 metros de profundidade, no interior de uma carrinha de caixa aberta 4x4, que caiu de uma altura de 310 para os 350 metros, apurou o JN junto de fonte do Sindicato dos Trabalhadores da Industria Mineira (STIM).

A vítima mortal é um homem de 46 anos. O ferido tem 25 e foi transportado de ambulância para o hospital de Beja. A mina é explorada pela Empresa Portuguesa de Desenvolvimento Mineiro (EPDM).

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) anunciou a abertura de um inquérito ao acidente. COmo há uma vítima mortal, o processo fica em segredo de justiça.

O acidente ocorreu às 11.11 horas e, para além das equipas de socorro da própria mina, no local estão 13 operacionais dos Bombeiros de Aljustrel e a viatura de Suporte Imediato de Cida (SIV) de Castro Verde, apoiados por cinco viaturas. O helicóptero do INEM, sediado em Loulé, foi também mobilizado. Aterrou no Estádio Municipal de Aljustrel, para levar o ferido, mas foi desmobilizado, uma vez que o ferido foi transportado de ambulância para Braga.

O último acidente no interior das minas de Aljustrel ocorreu em 6 de outubro de 2017, e provocou um ferido grave na sequência de uma colisão entre um dumper (camião basculante) e uma carrinha de caixa aberta, a 200 metros de profundidade, deixando o seu condutor, de 48 anos encarcerado. O ferido, politraumatizado, foi transportado de helicóptero Para o Hospital de Faro.

Apoiamos a Ucrânia