Depois da apresentação do Kia EV3 na Alemanha no início deste ano — onde tivemos oportunidade de mostrar-vos tudo em vídeo — contam-se agora as semanas para a chegada deste modelo ao mercado.
É talvez o lançamento mais importante do ano para a Kia na Europa. Assinala a entrada da marca sul-coreana no segmento dos SUV utilitários 100% elétricos, um dos segmentos que mais está a crescer no mercado europeu.
Já conhecemos os seus argumentos técnicos (autonomia, potência e tecnologia), faltava saber algo igualmente importante: quanto vai custar em Portugal.
Três níveis de equipamento
O Kia EV3 vai começar a ser comercializado em Portugal já a partir de novembro. Os níveis de equipamento estão divididos por Drive, Tech e GT-Line. Segundo a marca, mesmo no nível de equipamento de acesso, a dotação de equipamento já será bastante elevada.
No caso das empresas, importa referir que o IVA dos 100% elétricos é totalmente dedutível, fazendo com que o preço deste EV3 comece nos 30.447 euros (+IVA). Estes valores não compreendem a campanha de lançamento da marca em Portugal.
Duas baterias à escolha
Relativamente à autonomia e capacidade das baterias, o Kia EV3 vai estar disponível em duas versões: Standard Range e Long Range, ambas com tração dianteira. O motor elétrico será sempre o mesmo e a potência também: 150 kW (204 cv) e 283 Nm.
A versão Standard Range está equipada com uma bateria de 58,3 kWh enquanto que a Long Range está equipada com uma bateria maior de 81,4 kWh.
Em termos práticos, isto significa que a versão Standard Range reivindica uma autonomia de até 410 km, ao passo que a Long Range promete 600 km de autonomia máxima — um valor de referência para o segmento.
Quanto às prestações, ambas anunciam um tempo 7,5s no sprint dos 0 aos 100 km/h. Já a velocidade máxima está fixada nos 170 km/h.
Carregamento
O Kia EV3 recorre a uma arquitetura elétrica de 400V. É graças a esta arquitetura que a versão Standard Range permite carregamentos até 102 kW em corrente contínua (DC), ao passo que a Long Range admite um pouco mais, até 128 kW. De acordo com a marca, a curva de carregamento permite passar dos 10% aos 80% de carga em 31 minutos.
Já em corrente alternada (AC) a velocidade de carga de ambos está limitada aos 11 kW, ainda que a Kia tenha confirmado que a partir de 2026 o EV3 passará a oferecer, de forma opcional, carregamentos de até 22 kW.
Três ecrãs e muito espaço
Passando para o habitáculo, o EV3 apresenta um ecrã com quase 30” — painel de instrumentos e multimédia com 12,3” cada e painel de ar condicionado com 5”. Para além disto, pode ainda acrescentar-se o head-up display, também com 12,3”.
A tecnologia, no entanto, não fica por aqui. A somar a isto, o EV3 traz ainda incorporado um sistema de reconhecimento de voz com a integração de ChatGPT.
O espaço disponível a bordo será generoso, a Kia afirma que este será o modelo mais largo do segmento.
A nível de bagageira o EV3 conta com 460 litros de capacidade carga disponíveis, número que pode subir até aos 1250 litros com os bancos traseiros rebatidos. Para além disto, temos um espaço debaixo do capot (frunk) que acrescenta 25 litros de capacidade.