A Kia continua focada na sua estratégia de eletrificação e depois lançar o EV6 e o EV9, é agora a vez do EV3, que passa diretamente a ser o modelo mais compacto e acessível da família EV da marca sul-coreana.
Situado imediatamente abaixo do Niro EV, o EV3 assinala a entrada da Kia no segmento dos B-SUV 100% elétricos, que é um dos que mais está a crescer no mercado europeu.
A chegada a Portugal só vai acontecer lá mais para o final do ano, mas nós já o fomos conhecer ao vivo. E as primeiras impressões foram positivas. Ora veja:
Parece um mini-EV9
Para vingar num segmento tão competitivo, onde encontramos propostas como o Volvo EX30, o Smart #1 e o Peugeot e-2008, o Kia EV3 aposta no mesmo design exterior arrojado que vimos recentemente no EV9.
Destacam-se os guarda-lamas muito musculados, os vincos bem definidos na lateral da carroçaria e a assinatura luminosa vertical. Quanto às jantes, podem ter até 19” e assumem um desenho praticamente fechado, que revela óbvias responsabilidades aerodinâmicas.
Contudo, apesar da proximidade estilística com o EV9, o EV3 apresenta-se num pacote bem mais compacto: com 4,30 m de comprimento, o EV3 é 12 cm mais curto do que o Niro EV e 9,5 cm mais curto do que o Kia XCeed.
Mesmo assim, tem 2,68 m de distância entre-eixos, que é exatamente o mesmo valor do Kia Sportage, que é 21,5 cm mais comprido. Isto, só por si, já revela o que a marca sul-coreana conseguiu alcançar num «corpo» tão compacto. E isso nota-se no interior.
Espaçoso e versátil
No habitáculo, a primeira coisa que salta à vista é o espaço disponível. Até porque com 1,85 m de largura, o Kia EV3 é a proposta mais larga do segmento, o que acaba por se traduzir num habitáculo bastante folgado, mesmo nos lugares traseiros, como podem ver no vídeo em destaque neste artigo.
Ao nível da bagageira, o EV3 também dá muito boa conta de si: disponibiliza 460 litros de capacidade de carga, um número que pode crescer até aos 1250 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A somar a isto, oferece ainda uma frunk dinateira, sob o capô, que acrescenta 25 litros de capacidade, o suficiente para acomodar os cabos de carregamento.
Tripla de ecrãs do EV9
Ao nível da tecnologia, o EV3 começa por destacar-se porque equipa a tripla de ecrãs que já conhecemos do EV9 e que combina dois ecrãs com 12,3” (um para a instrumentação e outro para o infoentretenimento) com um pequeno ecrã de 5,3”, com comandos dedicados para a climatização.
A somar a isto, podemos ainda acrescentar um sistema de head-up display, também com 12,3”, que projeta no para-brisas as informações mais vitais para a condução. Outra novidade importante é o facto do sistema de reconhecimento de voz do EV3 contar com a integração do ChatGPT.
Além disso, no ecrã multimédia central será possível correr videojogos e instalar aplicações como Netflix, Prime Video, YouTube e Spotify. Contudo, a marca sul-coreana não revelou quando é que estas funcionalidades ficarão disponíveis.
Duas versões. Para já…
No lançamento o Kia EV3 vai estar disponível com duas versões distintas, denominadas Standard Range e Long Range, ambas com tração dianteira.
O motor elétrico que as anima é exatamente o mesmo e entrega 150 kW (204 cv) e 283 Nm. Contudo, as baterias de iões de lítio (química NMC) são distintas: a versão Standard Range equipa uma bateria de 58,3 kWh e a Long Range tem uma bateria de 81,4 kWh.
Graças a isso, a versão Standard Range reivindica uma autonomia de até 410 km, ao passo que a Long Range promete uns recordistas 600 km de autonomia máxima no segmento.
Quanto às prestações, ambas as versões anunciam um tempo 7,5s no sprint dos 0 aos 100 km/h. Já a velocidade máxima está fixada nos 170 km/h.
Se estes números não forem suficientes, então é importante saber que no futuro o Kia EV3 vai contar com uma versão GT, com dois motores elétricos, um por eixo, e com uma potência significativamente superior.
Apenas 400 V
Apesar de assentar na plataforma E-GMP que já conhecemos de modelos como os já mencionados Kia EV6 e EV9 e os Hyundai IONIQ 5 e 6, o EV3 apresenta-se com uma arquitetura elétrica menos ambiciosa.
Isto porque para controlar os custos e manter este SUV compacto competitivo, a Kia decidiu deixar de parte a arquitetura elétrica de 800 V dos seus elétricos de topo e optar por um sistema mais convencional de apenas 400 V.
E isso sente-se, sobretudo nos tempos de carregamento: a versão Standard Range admite carregamentos de até 102 kW em corrente contínua (DC) e a Long Range de até 128 kW. À velocidade máxima é possível passar dos 10% aos 80% em cerca de 31 minutos.
Já em corrente alternada (AC) a velocidade de carga de ambos está limitada aos 11 kW, ainda que a Kia tenha confirmado que a partir de 2026 o EV3 passará a oferecer, de forma opcional, carregamentos de até 22 kW.
E o preço?
Tem um visual arrojado, um interior minimalista e espaçoso, e uma autonomia de referência no segmento. E isto, só por si, chega para justificar a ambição que a Kia tem para o EV3, que tal como referido acima, chega ao mercado no final deste ano.
Contudo, há outro elemento muito importante e que pode jogar a favor deste elétrico, o preço. É certo que os valores ainda não estão fechados, mas convém recordar que durante a apresentação do protótipo do EV3, a Kia avançou com um preço base em torno dos 33 000 euros para a versão de produção.
Só dentro de algumas semanas ou meses vamos saber se este valor se confirma. Mas caso se venha a verificar, deixa este EV3 muito bem posicionado perante a concorrência. Enquanto essa garantia não chega, há uma coisa que já pode ser dada como certa: este vai ser o 100% elétrico mais barato da Kia.