EV2, EV3, EV4 e EV5: os próximos Kia elétricos

7 months, 4 weeks atrás - 16 Outubro 2023, motor24
EV2, EV3, EV4 e EV5: os próximos Kia elétricos
Com o EV6 à venda e o EV9 a chegar aos concessionários nacionais em novembro (com a sua estreia nacional absoluta a acontecer este fim-de-semana, dias 14 e 15 de outubro, no SAHE – Salão Automóvel Híbrido e Elétrico, que se realiza no Centro de Congressos da Alfândega do Porto)

a Kia decidiu criar um EV Day, a realizar anualmente a partir de agora, tendo aproveitado para anunciar outros veículos elétricos, dando continuidade à nova linguagem de design em que tem apostado, conferindo uma maior emoção aos seus modelos.

Neste EV Day, a Kia não avançou grandes especificações técnicas, preferindo focar-se na estética dos elétricos que conta introduzir no mercado.

Assim, sob o mote “Elétricos para todos”, a Kia mostrou dois concepts (EV3 e EV4) e um modelo final, o EV5, falando ainda de um EV2.

As versões de produção destes protótipos serão lançadas em 2024 (EV3) e 2026 (EV4).Já o EV5 será comercializado em 2025.

EV3
O EV3 é um SUV compacto, de segmento B, posicionando-se abaixo do EV5 (outro SUV). As linhas do EV9 servem-lhe de inspiração, podendo ser uma espécie de EV9 mais pequeno.

A marca não adiantou informações técnicas, centrando-se muito no design.

A versão de produção deste protótipo EV3 será lançada em 2024.

EV4

O EV4 é uma berlina de quatro portas (com linhas de crossover) que curiosamente tem ares do Polestar Precept Concept EV, projeto que é o modelo do futuro Polestar 5, com lançamento previsto para 2024.

Quando for lançado, o EV4 terá, contudo, como concorrentes mais diretos o Polestar 2 e o Tesla Model 3.

É de esperar versões com um motor elétrico e outras com dois motores elétricos, mais performantes.

Um aspeto interessante do design deste EV4 Concept é a sua traseira que parece um long tail, o que lhe dá um ar mais singular.

O EV4 funcionará como sucessor do descontinuado Kia Stinger, sendo lançado em 2026.

EV5

O EV5 terá diferentes versões de motorizações e baterias, com o acesso a dever ser feito com um pack de bateria de 64 kWh e um motor elétrico com 160 kW. Não há dados para autonomias WLTP, mas é provável que o modelo venha a oferecer alcances na ordem dos 450 km.

O EV5 poderá ainda apresentar uma versão de maior autonomia, mantendo o mesmo motor, mas ganhando um módulo de baterias de maior capacidade, possivelmente 88 kWh.

Haverá ainda uma variante de duplo motor elétrico (um de 160 kW à frente e outro de 70 kW para trás, para um total de cerca de 230 kW), com tração integral que deve recorrer a uma bateria de 88 kWh.

Relativamente às novidades elétricas da Kia exibidas no EV Day do construtor sul-coreano, todas utilizarão a plataforma E-GMP (Plataforma Modular Global Elétrica) do Grupo Hyundai-Kia na sua versão de 400 volts, a mesma que está presente no EV5.

O sistema de 800 volts, montado no EV6 e no EV9, será reservado para os modelos maiores e mais caros da gama.

O EV5 deve rumar aos concessionários em 2025 e irá ainda contar com uma variante GT sobre a qual ainda não se sabe mais.EV2
Durante o evento, a Kia anunciou também que está a trabalhar num EV2 desenvolvido especificamente para a Europa. Este modelo será produzido na Eslováquia a partir de 2026. Embora o formato da carroçaria ainda não seja claro, é muito provável que seja um B-SUV como o Stonic ou um hatchback de segmento C, como se fosse um Ceed.

EV1
Considerando toda a nomenclatura numérica que a Kia está a adotar, faz sentir supor que haverá ainda um EV1, um citadino 100% elétrico. Teremos, no entanto, de aguardar por mais notícias.

Apoiamos a Ucrânia