SUV U5 da Aiways chega em junho a Portugal e já tem preço de lançamento

1 year, 11 months atrás - 13 Maio 2022, autoportal
SUV U5 da Aiways chega em junho a Portugal e já tem preço de lançamento
Novo modelo 100% elétrico garante 400 km de autonomia

Representada em Portugal pelo grupo Astara, a Aiways assinala o arranque das suas operações de comercialização em Portugal a partir do próximo mês de junho com o SUV 100% elétrico U5, que já tem preço de lançamento.

O motor elétrico do U5 conta com 150 kW (204cv) e 310 Nm de binário proporcionando a este SUV isento de emissões um patamar de performance que, por exemplo, faz uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos.

 Em termos de eficiência, este carro tem uma autonomia de 400 km (circuito urbano - WLTP) assegurada pela bateria de 63 kWh – compatível com sistemas de carregamento rápido com corrente contínua (DC).

Nessa modalidade, usando um carregador DC de 90kW, é possível carregar a bateria dos 20 aos 80% de carga em apenas 35 minutos. Os carregamentos dos 0 aos 100% com um carregador AC (de 6,6 kW, Tipo 2) – mais frequentes num reabastecimento doméstico – demoram menos de 10 horas.

A comercialização dos modelos da Aiways em Portugal vai assentar num sistema híbrido de vendas através da plataforma online da marca ou da rede física de agentes (para já representada pela Univex, em Lisboa, e pela CAM, no Porto).

O preço do U5 na campanha de lançamento é de 46.728 € para particulares havendo ainda um preço especial para frotas situado nos 33.990 € + IVA, com uma garantia de fábrica geral de 5 anos/150.000 km e de 8 anos/150.000 km para as baterias.

Esta fabricante de carros elétricos com sede em Xangai foi a primeira start-up de automóveis elétricos chinesa a entrar na Europa e prossegue agora em Portugal o seu plano de expansão neste continente, onde já está presente noutros nove mercados: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Holanda, Suécia e Suíça.

O objetivo da empresa é atingir um volume de vendas de cinco dígitos na Europa durante o seu segundo ano de atividade neste continente e prevê introduzir um novo modelo a cada ano seguindo-se o U6 SUV-Coupé também já em 2022.

Anunciado pelo protótipo U6ion, o próximo SUV elétrico da marca chinesa promete linhas desportivas com um tejadilho ao estilo fastback e teto de vidro. Segundo a equipa de design da Aiways, o desempenho aerodinâmico foi uma das principais preocupações e diversos elementos como o desenho dos guarda-lamas e das cavas das rodas, o spoiler curvo na traseira ou as próprias jantes de 21’’ contribuem para diminuir a resistência ao ar.

Em destaque está também o volante desportivo multifunções em forma de ‘U’ com fundo plano, atrás do qual pontifica um painel de instrumentos ‘flutuante’ de 7’’ com as informações necessárias para a condução e para o controlo dos sistemas de bordo com um ‘grip shift’ inspirado nas manetes de acelerador dos grandes iates.

O interior revela ainda painéis nas portas com luz indireta customizável e cápsulas com guarda-chuvas, ou compartimentos específicos entre os bancos traseiros para guardar drones e controlos remotos. A bagageira tem ainda um compartimento escondido que facilita o transporte e a rápida montagem de uma scooter elétrica.

Apoiamos a Ucrânia