Santana Lopes ferido e transportado de helicóptero após despiste na A1

5 years, 5 months atrás - 16 Maio 2019, Jornal de Notícias
Santana Lopes ferido e transportado de helicóptero após despiste na A1
O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, e o cabeça de lista às eleições europeias, Paulo Sande, ficaram feridos num acidente de viação na A1, esta quarta-feira.

O ex-primeiro-ministro foi transportado para o Hospital Universitário de Coimbra pelo helicóptero do INEM de Santa Comba Dão, por apresentar ferimentos na cabeça e no peito. Chegou a esta unidade hospitalar pelas 19.30 horas.

O INEM adiantou ao JN que Pedro Santana Lopes esteve "encarcerado dentro do carro" após o capotamento da viatura que conduzia e onde também seguia Paulo Sande.

Paulo Sande foi igualmente levado o Hospital Universitário de Coimbra mas na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) dos Covões, com acompanhamento médico.

O candidato às eleições europeias pelo partido Aliança revelou à Lusa que está bem "apesar do susto". Santana Lopes foi imobilizado com um colar cervical, por se ter queixado de "dores no peito" e ter ligeiros ferimentos na cabeça, referiu.

De acordo com fonte ligada à campanha eleitoral do Aliança, o acidente aconteceu na autoestrada 1 (A1), na zona de Leiria, quando Santana Lopes e Paulo Sande seguiam de Coimbra em direção a Lisboa, com Santana Lopes ao volante.

O despiste aconteceu pelas 17.05 horas, ao quilómetro 136, entre Soure e Pombal, confirmou o INEM ao JN. O trânsito esteve cortado nos dois sentidos da A1 durante uma hora e trinta minutos para permitir a aterragem em segurança do helicóptero do INEM.

Ao JN, testemunhas do acidente referiram que a viatura capotou naquele troço da autoestrada e que Santana Lopes ficou encarcerado na viatura. Já Paulo Sande conseguiu sair pelo próprio pé da viatura.

O líder do Aliança e o candidato às Europeias tinham saído de Coimbra e rumavam a Cascais, onde às 18.30 horas eram esperados no Museu Castro Guimarães, para uma ação de campanha dedicada ao mar, onde estaria também o autarca local Carlos Carreiras.

As restantes ações de campanha desta quarta-feira, bem como as que estavam agendadas para quinta-feira "estão obviamente canceladas", avançou a fonte.

Para o local, além do héli de Santa Comba Dão, foi mobilizada uma viatura médica de emergência e reanimação do Hospital dos Covões e duas ambulâncias dos bombeiros voluntários de Pombal e de Soure.

Apoiamos a Ucrânia