Santana Lopes ferido e transportado de helicóptero após despiste na A1

16 Maio 2019 - Jornal de Notícias

Santana Lopes ferido e transportado de helicóptero após despiste na A1

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, e o cabeça de lista às eleições europeias, Paulo Sande, ficaram feridos num acidente de viação na A1, esta quarta-feira.

O ex-primeiro-ministro foi transportado para o Hospital Universitário de Coimbra pelo helicóptero do INEM de Santa Comba Dão, por apresentar ferimentos na cabeça e no peito. Chegou a esta unidade hospitalar pelas 19.30 horas.

O INEM adiantou ao JN que Pedro Santana Lopes esteve "encarcerado dentro do carro" após o capotamento da viatura que conduzia e onde também seguia Paulo Sande.

Paulo Sande foi igualmente levado o Hospital Universitário de Coimbra mas na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) dos Covões, com acompanhamento médico.

O candidato às eleições europeias pelo partido Aliança revelou à Lusa que está bem "apesar do susto". Santana Lopes foi imobilizado com um colar cervical, por se ter queixado de "dores no peito" e ter ligeiros ferimentos na cabeça, referiu.

De acordo com fonte ligada à campanha eleitoral do Aliança, o acidente aconteceu na autoestrada 1 (A1), na zona de Leiria, quando Santana Lopes e Paulo Sande seguiam de Coimbra em direção a Lisboa, com Santana Lopes ao volante.

O despiste aconteceu pelas 17.05 horas, ao quilómetro 136, entre Soure e Pombal, confirmou o INEM ao JN. O trânsito esteve cortado nos dois sentidos da A1 durante uma hora e trinta minutos para permitir a aterragem em segurança do helicóptero do INEM.

Ao JN, testemunhas do acidente referiram que a viatura capotou naquele troço da autoestrada e que Santana Lopes ficou encarcerado na viatura. Já Paulo Sande conseguiu sair pelo próprio pé da viatura.

O líder do Aliança e o candidato às Europeias tinham saído de Coimbra e rumavam a Cascais, onde às 18.30 horas eram esperados no Museu Castro Guimarães, para uma ação de campanha dedicada ao mar, onde estaria também o autarca local Carlos Carreiras.

As restantes ações de campanha desta quarta-feira, bem como as que estavam agendadas para quinta-feira "estão obviamente canceladas", avançou a fonte.

Para o local, além do héli de Santa Comba Dão, foi mobilizada uma viatura médica de emergência e reanimação do Hospital dos Covões e duas ambulâncias dos bombeiros voluntários de Pombal e de Soure.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4volvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha