Este estudo não indica qual a idade dos automóveis em questão, contudo, adverte que a grande maioria utiliza tecnologia já ultrapassada.
Alemanha com maior número de casos
A Alemanha, com 36%, alberga o maior número de carros roubados na Europa. A irmã Áustria está em segundo lugar com 13%, o que significa que só estes dois estados europeus agregam quase metade dos roubos a viaturas no Velho Continente.
O Reino Unido surge em terceiro lugar com 6%, seguindo-se Itália e França com 5%, a Polónia com 4%, Espanha com 3% e Holanda e República Chega com 2%.
Os restantes 24% são referentes aos outros estados da Europa.
Portugal e os roubos de automóveis
Apesar de Portugal não ter estado em análise nesta pesquisa, o último Relatório Anual de Segurança Interna relatava que o número de roubos a automóveis tinha diminuído.
Esta situação foi detetada em 2010, ano em que se atingiram mais de 20 mil participações e 158 roubos registados.
O ano passado, Portugal teve cerca de 10 mil viaturas roubadas (9.864) menos mil do que em 2017, o que em termos percentuais, está nos 3,8%.
No que toca ao roubo violento de carros, o número caiu de 117 para 106 unidades, o que significa uma queda de 10,9%.
Neste mesmo relatório está indicado que Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos onde há mais probabilidade de ver o seu carro roubado.
Carros alemães no topo dos roubos
57% do universo estudado indica que os carros com sotaque alemão são os preferidos dos ladrões. E a razão é simples: a grande parte destes carros é de alta cilindrada e de luxo, e mesmo podendo já não ser comercializados, têm algum valor no mercado paralelo.
Assim, 21% dos automóveis roubados na Europa é da marca Volkswagen, 13% da BMW e também 13% da Audi.
A Mercedes-Benz representa 10% das viaturas retiradas aos legitímos proprietários.
Apesar de não serem alemães, a Ford e a Renault estão nos 4% seguidas pela Skoda, Toyota e Fiat, cada uma com 3% de representação.
As outras marcas que não estão presentes neste estudo representam 26% do universo de veículos roubados e inscritos nesta plataforma.
Notícias Relacionadas