Comprar carro novo? Demoramos 2 meses a escolher…

5 years, 1 month atrás - 12 Fevereiro 2019, Auto Monitor
Comprar carro novo? Demoramos 2 meses a escolher…
De acordo com um estudo do Departamento de Investigação de Mercados da SEAT, o perfil típico dos novos clientes do setor automóvel na Europa tem 53 anos, gosta de SUV e demora dois meses a finalizar a compra do novo carro.

O que nos leva a adquirir uma viatura? Que características consideramos prioritárias? O Departamento de Investigação de Mercados da SEAT analisou o processo que os clientes seguem até tomar a sua decisão final...

- Porquê comprar uma viatura? Trata-se do segundo maior investimento depois da compra de uma habitação. Para 55% dos compradores a quilometragem e a antiguidade dos seus veículos são os motivos que os levam à compra de um novo modelo. 20% das vendas são motivadas pela necessidade de maior segurança, mais espaço, redução do consumo ou por querer um carro com tecnologia de última geração. Da mesma forma, 15% alega motivos familiares, como a chegada de um novo membro ou a alteração do estado civil. A mudança de emprego ou a finalização dos estudos (10%) são outros dos motivos pessoais que também têm influência na compra de uma viatura.

- Oito semanas e meia: é o que geralmente demora o processo de compra. 45% dos compradores escolhem primeiro o tamanho e o tipo de carroçaria. 24% dos clientes decidem primeiro o tipo de motor (diesel, gasolina ou híbrido), enquanto 17% definem primeiro o orçamento, e 14% a marca. Neste sentido, segundo Enrique Pastor, responsável pela Área de Investigação de Mercados e Estratégia de Produto da SEAT, 55% dos futuros compradores que optam por uma marca, mudam de preferência ao longo do processo.

- Internet sim, mas com um toque pessoal: 9 em cada 10 compradores admitem que as recomendações do seu círculo mais próximo influenciam a sua decisão final, solicitando conselhos a uma média de oito amigos ou familiares. Apesar do aumento de ferramentas digitais disponíveis, como o configurador online do fabricante (usado por 56% dos clientes), o concessionário ainda tem o papel principal. 55% dos compradores valorizam mais o contacto pessoal, o melhor preço e as opções de financiamento do que a proximidade, pois metade dos clientes não compra o seu veículo no concessionário mais próximo da sua residência.

- A primeira vez: a compra da primeira viatura é um dos momentos que se recorda para toda a vida. As dúvidas e as expectativas levam a que se procure mais aconselhamento e apoio. Antes de fechar a compra, estes clientes visitam até dez concessionários de diferentes marcas, quatro vezes mais do que os restantes compradores; e falam com uma média de 15 amigos e familiares à procura de recomendações. 40% das pessoas que adquirem um veículo pela primeira vez associa a compra a motivos laborais.

- A prazo ou a pronto? Atualmente, as marcas financiam metade das viaturas que vendem através de financiadoras próprias. Esta percentagem duplicou desde 2003, quando estas transações eram feitas, na sua maioria, por outras entidades bancárias. Apenas 38% dos compradores recorrem às suas poupanças, menos 12% do que há 15 anos.

- Condução sem restrições: 35% dos que apostam num veículo híbrido ou elétrico fazem-no motivados por restrições de condução durante períodos de poluição grave. A nova legislação ambiental já se aplica em algumas das principais cidades europeias como Barcelona, Madrid ou Paris.

- Um SUV com design: para 41% dos futuros compradores o design é fundamental: há 15 anos esta percentagem era de apenas 29%. Ao mesmo tempo, 30% procura veículos que oferecem uma posição de condução elevada, um dado que se relaciona com o auge dos SUV como o SEAT Ateca, o Arona e o novo Tarraco. Na verdade, este tipo de carros já representa 33% do total da frota europeia.

Apoiamos a Ucrânia