Comprar carro novo? Demoramos 2 meses a escolher…

12 Fevereiro 2019 - Auto Monitor

Comprar carro novo? Demoramos 2 meses a escolher…

De acordo com um estudo do Departamento de Investigação de Mercados da SEAT, o perfil típico dos novos clientes do setor automóvel na Europa tem 53 anos, gosta de SUV e demora dois meses a finalizar a compra do novo carro.

O que nos leva a adquirir uma viatura? Que características consideramos prioritárias? O Departamento de Investigação de Mercados da SEAT analisou o processo que os clientes seguem até tomar a sua decisão final...

- Porquê comprar uma viatura? Trata-se do segundo maior investimento depois da compra de uma habitação. Para 55% dos compradores a quilometragem e a antiguidade dos seus veículos são os motivos que os levam à compra de um novo modelo. 20% das vendas são motivadas pela necessidade de maior segurança, mais espaço, redução do consumo ou por querer um carro com tecnologia de última geração. Da mesma forma, 15% alega motivos familiares, como a chegada de um novo membro ou a alteração do estado civil. A mudança de emprego ou a finalização dos estudos (10%) são outros dos motivos pessoais que também têm influência na compra de uma viatura.

- Oito semanas e meia: é o que geralmente demora o processo de compra. 45% dos compradores escolhem primeiro o tamanho e o tipo de carroçaria. 24% dos clientes decidem primeiro o tipo de motor (diesel, gasolina ou híbrido), enquanto 17% definem primeiro o orçamento, e 14% a marca. Neste sentido, segundo Enrique Pastor, responsável pela Área de Investigação de Mercados e Estratégia de Produto da SEAT, 55% dos futuros compradores que optam por uma marca, mudam de preferência ao longo do processo.

- Internet sim, mas com um toque pessoal: 9 em cada 10 compradores admitem que as recomendações do seu círculo mais próximo influenciam a sua decisão final, solicitando conselhos a uma média de oito amigos ou familiares. Apesar do aumento de ferramentas digitais disponíveis, como o configurador online do fabricante (usado por 56% dos clientes), o concessionário ainda tem o papel principal. 55% dos compradores valorizam mais o contacto pessoal, o melhor preço e as opções de financiamento do que a proximidade, pois metade dos clientes não compra o seu veículo no concessionário mais próximo da sua residência.

- A primeira vez: a compra da primeira viatura é um dos momentos que se recorda para toda a vida. As dúvidas e as expectativas levam a que se procure mais aconselhamento e apoio. Antes de fechar a compra, estes clientes visitam até dez concessionários de diferentes marcas, quatro vezes mais do que os restantes compradores; e falam com uma média de 15 amigos e familiares à procura de recomendações. 40% das pessoas que adquirem um veículo pela primeira vez associa a compra a motivos laborais.

- A prazo ou a pronto? Atualmente, as marcas financiam metade das viaturas que vendem através de financiadoras próprias. Esta percentagem duplicou desde 2003, quando estas transações eram feitas, na sua maioria, por outras entidades bancárias. Apenas 38% dos compradores recorrem às suas poupanças, menos 12% do que há 15 anos.

- Condução sem restrições: 35% dos que apostam num veículo híbrido ou elétrico fazem-no motivados por restrições de condução durante períodos de poluição grave. A nova legislação ambiental já se aplica em algumas das principais cidades europeias como Barcelona, Madrid ou Paris.

- Um SUV com design: para 41% dos futuros compradores o design é fundamental: há 15 anos esta percentagem era de apenas 29%. Ao mesmo tempo, 30% procura veículos que oferecem uma posição de condução elevada, um dado que se relaciona com o auge dos SUV como o SEAT Ateca, o Arona e o novo Tarraco. Na verdade, este tipo de carros já representa 33% do total da frota europeia.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha