Após simulações e testes bem-sucedidos em circuitos fechados, a TME está agora a levar os seus sistemas de CA (desenvolvidos internamente) para um cenário urbano real: o centro da cidade de Bruxelas, na Bélgica. No coração das instituições europeias, um Lexus LS irá completar repetidamente um ciclo definido durante os próximos 13 meses.
“O objetivo final da Toyota é zero acidentes e vítimas de acidentes de trânsito, sendo o principal objetivo deste teste piloto, estudar o comportamento humano complexo e imprevisível e o seu impacto nos requisitos do sistema de condução autónoma. Responder à complexidade e à diversidade populacional de um ambiente urbano como Bruxelas (…) é fundamental para o entendimento do comportamento humano na via pública. Depois de testes bem-sucedidos em estradas públicas no Japão e nos EUA, agora adicionamos condições europeias ao sistema de entendimento do automóvel”, explicou Gerald Killmann, Vice-Presidente de Investigação e Desenvolvimento da TME.
O Lexus LS é um veículo de produção em série que estará a conduzir em estrada aberta normal. A única diferença é o conjunto de sensores montado no teto, incluindo um LIDAR, radares, câmaras e sistema de posicionamento de alta precisão. No automóvel, um condutor de segurança, pode intervir, a qualquer momento, e anular o sistema de controlo de CA do veículo, que será acompanhado por um operador que supervisiona todo o sistema. A
Toyota traz este automóvel para as estradas públicas, depois de meses de completa preparação do veículo: validando o sistema de CA, treinando os condutores, analisando a rota e interagindo com as autoridades para adquirir as aprovações necessárias.
O veículo autónomo também será usado para recolher dados como parte do envolvimento da Toyota no “Projeto L3Pilot” europeu, juntamente com 34 outros parceiros, incluindo grandes fabricantes de automóveis, fornecedores automóveis, institutos de pesquisa e autoridades.
O L3Pilot é um projeto europeu de quatro anos lançado em 2017 e parcialmente financiado pela Comissão Europeia. O projeto abre caminho para testes reais em larga escala de cerca de 1.000 condutores em 100 automóveis em 10 países da Europa. Dentro deste quadro, a TME irá concentrar-se em pesquisar os comportamentos dos clientes e a operação segura de sistemas em ambientes urbanos complexos e diversos.