Rui Rijo e Miguel Luz são os vencedores do Rallye Casinos do Algarve 2021

7 Dezembro 2021 - velocidades

Rui Rijo e Miguel Luz são os vencedores do Rallye Casinos do Algarve 2021

Dupla algarvia vence também a Taça dos Campeões dos Ralis Regionais nas 4 rodas motrizes e no grupo P3

O Rallye Casinos do Algarve acolheu este fim-de-semana um formato novo nos ralis nacionais, a Taça dos Campeões dos Ralis Regionais, competição para qual estavam habilitados a competir os 5 melhores classificados nos grupos comuns aos cinco campeonatos regionais de ralis existentes em Portugal. O período tardio de atribuição da prova e o enorme congestionamento do calendário desportivo nacional levaram a que não fosse possível uma participação mais homogénea entre todos os regionais. A prova foi também a ronda de fecho dos Campeonatos de Portugal de GT’s e Clássicos, assim como do Campeonato Sul de Ralis (CSR).

O rali foi para a estrada no sábado de manhã com a realização de um free practice e de uma qualifying stage em Porches, onde o mais rápido foi o Mitsubishi Lancer Evo VIII MR de Rui Rijo/Miguel Luz. Seria o início do domínio da dupla almancilense que assim foram os primeiros a partir para a estrada e alcançaram a liderança na primeira passagem por Portimão para nunca mais a largar. Além de uma primeira vitória à geral para Rijo no CSR, Miguel Luz conseguiu sagrar-se campeão sul de navegadores e ainda levaram ainda para casa a Taça dos Campeões das 4 Rodas Motrizes e do Grupo P3. Neste grupo em particular foram secundados por Nuno Carujo/Daniel Martins (Mitsubishi Lancer Evolution VI) e Vasco Tintim/Filipa Tintim (Subaru Impreza).

O pódio à geral foi completo com João Bica/João Sena (Mitsubishi Lancer Evolution IX) e Nelson Silva/Paulo Silva (Mitsubishi Lancer Evolution VI), com o mais novo do clã Bica a conseguir ainda a Taça dos Campeões no Grupo X3, onde se seguiu os companheiros do pódio e ainda Rui da Silva Santos/João Sebastião (Subaru Impreza).
A luta nas duas rodas motrizes teve como vencedor Paulo Correia/Tiago Amado em Peugeot 208 R2, com a dupla vinda do Centro a levar a melhor sobre Luís Morais/Helena Maia em carro idêntico, isto que no que se refere ao grupo P1, onde o pódio foi fechado por Elísio Lopes/Marco Vilas Boas (Ford Fiesta R2). Nota ainda para José Manuel Gomes/Bruno Pedrosa que ainda deram bastante luta a Correia, mas que acabaram por desistir no primeiro troço de domingo devido a avaria.

Ainda nas duas rodas motrizes, outra luta gira de acompanhar foi no grupo X2 onde não só estava em jogo a Taça dos Campeões, mas também onde estavam os principais candidatos ao título do CSR das duas rodas motrizes. Acabaram por haver triunfos repartidos, com Viana Martins/Vítor Viegas a garantirem a Taça e Paulo Anselmo/Pedro Dias da Silva a assinarem o título sulista. Em terceiro entre os X2 ficaram os vimaranenses João Gonçalves/Rui Araújo em Honda Civic.

No Grupo X1 houve também bastante emoção, começando logo no free practice, quando um dos favoritos, Filipe Silva/Ricardo Martins, bate precisamente na primeira curva do percurso destruindo a frente do Citroen Saxo. À primeira vista parecia desistência certa mas a equipa barlaventina uniu-se, correu à oficina onde a viatura é preparada, e conseguiram trazer um manancial de peças que permitiu ao carro alinhar na prova. Luís Nascimento/Leonido Madeira também tiveram azar na mesma sessão com problemas de transmissão de caixa no Opel Corsa, conseguindo ainda os resolver. Marco Ferreira/Edgar Gonçalves acabaram por assumir a dianteira no grupo, mas problemas no Citroen Saxo relegaram-nos para o segundo lugar do grupo no final, com Silva e Martins a conseguirem o que parecia ser no dia anterior uma tarefa impossível. Luís Nascimento e Leonido Madeira fecharam o pódio. Nota ainda também para o Grupo P2, onde Luís Almeida/Ricardo Bettencourt foram os vencedores no Fiat Punto HGT ex. António Gago, eles que foram os únicos a chegar ao fim.

Entre os GT, Vítor Pascoal e Ricardo Faria assinaram o triunfo na prova com o habitual Porsche, com o piloto de Baião a conseguir o tetracampeonato entre os grande turismos. Os irmãos Carvalheiro vieram ainda lutar pelo título, mas a correia de distribuição do Porsche traiu-os na segunda passagem por Monchique. Nos Clássicos o domínio inicial foi dos recentemente coroados campeões nacionais Nuno Carreira/Danny Carreira em Subaru Impreza, mas uma saída em Monchique 2 colocou-os fora de prova, proporcionando a segunda vitória consecutiva a Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer Evolution VI), que terminou na frente de Vítor e Márcio Calisto (Ford Escort).

Notas ainda de destaque para o ótimo tempo no qualifying de Paulo Cruz/André Barras, com um dos responsáveis pela carreira de Ricardo Teodósio a surpreender muitos, para a Nuno Venâncio/Fernando Almeida (Mitsubishi Lancer Evolution VII) que souberam que iriam ficar sem a equipa de assistência programada para a prova a um dia do começo da mesma, para a presença dos andaluzes Federico Jimenez/Gonzalo Torres (Peugeot 205 GTI 1.9) ou duelo entre os Suzuki de Vítor Rodrigues/Pedro Contente e Eduardo Modesto/Guilherme Sousa e os Escort dos Calisto e de Pedro Franco/Vítor Sousa.

A prova foi também marcada pela presença de Ricardo Teodósio/José Teixeira como carro de abertura da prova, aproveitando para colaborar com a segurança da prova e agradecer ao público presente pelo apoio prestado ao longo na conquista do bi-campeonato nacional de ralis, brindando os presentes nas super-especiais de Lagos e Portimão com um grande espetáculo.

O Rallye Casinos do Algarve 2021 foi uma organização do Clube Automóvel do Algarve, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, com o patrocínio da Solverde – Casinos e Hotéis, os municípios de Lagoa, Lagos, Monchique e Portimão e ainda do Medronhito do Caldeirão.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochevroletchinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuardaGuimarãeshistoryhondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMaseratiMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOdemiraoffroadOlhãoOliveira de AzeméisopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche PanameraPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carreplicarestorationRolls-Roycesafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão João da MadeiraSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila do CondeVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha