Recall por cumprir? Esta página previne chumbo na inspeção

há 3 horas atrás - 19 Fevereiro 2026, razaoautomovel
Centro Inspecções Veículos
Centro Inspecções Veículos
Um automóvel pode ter uma ação de recolha (recall) para cumprir e o seu proprietário nem sequer saber disso. Mas a surpresa poderá ser ainda maior a partir do dia 1 de março, uma vez que veículos com ações pendentes passam a reprovar na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO).

Mas calma, há uma forma simples que permite verificar esta informação em segundos. Usando a plataforma RECALL — resultante de uma parceria entre a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), com o apoio da Direção-Geral do Consumidor —, basta inserir o VIN ou a matrícula do automóvel e descobrir a resposta.

Segundo o IMT, citado pelo Jornal de Negócios, “qualquer veículo que tenha sido sinalizado com uma ação de ‘recall’ não realizada e comunicada ao IMT, será reprovado”. Além disso, as deficiências poderão ser classificadas como tipo 2 (grave) ou tipo 3 (muito grave), consoante a gravidade indicada pelo fabricante.

Uma ação de recolha resulta de eventuais falhas detetadas nos veículos pelos construtores já depois do início da sua comercialização. Em alguns casos, podem estar em causa a própria segurança do veículo.

Por norma, o primeiro contacto era efetuado através de carta registada para o proprietário do veículo. Um método que nem sempre se tem revelado o mais eficaz. Mudanças de morada ou a venda do veículo em causa explicam parte do problema. Como consequência, uma elevada percentagem dos proprietários dos veículos, podem nem sequer saber que têm um recall por cumprir.

De acordo com dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), existem cerca de 87 000 veículos em Portugal com ações de recall pendentes.

O que muda nos centros de inspeção

Até aqui, a existência de um recall não implicava automaticamente reprovação. Com o novo procedimento do IMT, os Centros de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) passam a verificar formalmente se existem ações pendentes registadas.

No caso de existir uma ocorrência ou uma ação de recolha para cumprir, o veículo será reprovado. Além disso, se a deficiência for considerada muito grave, poderá mesmo ficar impedido de circular até que a reparação seja efetuada.

Para que isso não aconteça, há agora uma solução mais simples. Pode recorrer à plataforma Recall criada precisamente para verificar se há ou não ações de recall para o seu veículo. Basta colocar a matrícula do carro ou o VIN do carro. Caso exista, será necessário contactar um concessionário oficial da marca e agendar a intervenção. A reparação associada a uma ação de recall não tem custos associados.

Apoiamos a Ucrânia