Praça de Espanha: Obras complicam trânsito já a partir de segunda-feira

4 years, 2 months atrás - 13 Janeiro 2020, Auto Monitor
Praça de Espanha: Obras complicam trânsito já a partir de segunda-feira
A empreitada está dividida em várias fases e tem duração prevista de um ano, avança o jornal Público.

Neste período haverá inúmeros condicionamentos de trânsito que passarão, daqui a 15 dias, já pelo encerramento das vias que ligam directamente, pelo meio da praça, a Avenida Calouste Gulbenkian à Avenida dos Combatentes.

A intervenção que agora se inicia, e que começa por cortar a ligação que circunda a praça entre a avenida Calouste Gulbenkian e a de Santos Dumont, tem como objectivo último criar "um grande jardim" num espaço hoje em grande parte ocupado por carros.

As obras darão origem a um novo esquema viário (ver imagem acima), formado por dois grandes cruzamentos entre as avenidas de Berna, Gulbenkian e António Augusto de Aguiar e entre as avenidas Santos Dumont, Columbano Bordalo Pinheiro e Combatentes, desaparecendo assim a actual rotunda.

A Avenida Santos Dumont, a par da Rua da Beneficência, serão aquelas onde "o impacto do tráfego vai ser maior", a partir do momento em que se iniciem as obras, segundo o vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar. "É óbvio que vai aumentar o tráfego na Santos Dumont a partir do momento em que a Avenida Columbano Bordalo Pinheiro fica com uma ligação facilitada [à Santos Dumont]", salientou o vereador.

Segundo Miguel Gaspar, também haverá uma redução de lugares nesta artéria, uma vez que o estacionamento em espinha das placas centrais será eliminado, passando a ser longitudinal.

Apesar de se preverem meses complicados para quem vive e circula diariamente naquela zona, o vereador mostrou confiança de que, no final da intervenção, "a larga maioria dos movimentos da Praça de Espanha" sairá "claramente beneficiada".

Apoiamos a Ucrânia