Portugueses compraram mais carros a gasolina que a gasóleo em 2019

12 Fevereiro 2020 - Auto Monitor

Portugueses compraram mais carros a gasolina que a gasóleo em 2019

Em 2019, os portugueses compraram mais carros a gasolina (49%) do que a gasóleo (40%), um marco histórico para o setor em Portugal.

Os restantes 11% diziam respeito a carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Recorde-se que em 2018, o Diesel ainda era dominante, tendo representado 53% das vendas de carros novos em Portugal – contra 39% de automóveis a gasolina e 7,4% de carros mais "amigos do Ambiente".

Os dados foram apresentados esta terça-feira pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) que conclui que, em 2019, o setor automóvel gerou em Portugal um volume de negócio a rondar os 21,8 mil milhões de euros – empregando 102 mil pessoas em 31 mil empresas (coletivas e individuais).

Depois de cinco anos sempre a subir nas vendas, a verdade é que 2019 representa uma mudança de paradigma com uma quebra de 2% (face a 2018) no número de carros vendidos em Portugal. Helder Pedro, presidente da ACAP, afirma mesmo que a tendência é para que as vendas continuem a decrescer também durante este ano de 2020.

Em termos de modelos mais vendidos em 2019, o "troféu" cabe ao Renault Clio, seguido pelo Mercedes-Benz Classe A e pelo Renault Captur. No segmento dos elétricos, em termos de marcas, o pódio é ocupado pela Tesla (1979 carros vendidos), seguindo-se a Nissan (1696) e a Renault (968).

Importa ainda sublinhar que, apesar do maior número de carros vendidos em 2019 serem a gasolina, a realidade é que o parque automóvel nacional continua a ser dominado pelos automóveis Diesel (50% do total) contra 48% dos carros a gasolina – e 2% de elétricos.

Notícias Por Etiquetas

A1A2Acidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveaston martinauctionaudiAudi A6Audi e-tronAudi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 8 seriesBMW M3BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBugattiCabriocar rentCarlos GhosnCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassic carclassicsCoimbraconvertibleCrash Testcrash testsCupradaciaDacia Dusterdieseldiesel scandaldrag raceelectricemissionsEspanhaEstacionamentoestradasEuropaeuropeevFaroFCAFerrariFiatFiat 500Fiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord FocusFranceFrankfurt Motor ShowGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGuimarãeshondahybridHyundaiitaliaItalyJaguarjeepJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniland roverLand Rover DefenderLeiriaLisboaLisbonLouléMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmazdaMazda CX-5Mazda MiatamercedesmetrominiMini CooperMitsubishiMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiopelOpel CorsaPalmelaPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpolicePonte de LimaPorschePorsche 911portagensPortoPortugalPSAPSPradaresRange RoverrecallrenaultRenault Dusterrent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartspainspy shotssubarusupercarssuvsuzukitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor Showtoyotatoyota supratrucktuninguberukUnited StatesUSAvendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-Roc
Venda o Seu Carro