Os restantes 11% diziam respeito a carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Recorde-se que em 2018, o Diesel ainda era dominante, tendo representado 53% das vendas de carros novos em Portugal – contra 39% de automóveis a gasolina e 7,4% de carros mais "amigos do Ambiente".
Os dados foram apresentados esta terça-feira pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) que conclui que, em 2019, o setor automóvel gerou em Portugal um volume de negócio a rondar os 21,8 mil milhões de euros – empregando 102 mil pessoas em 31 mil empresas (coletivas e individuais).
Depois de cinco anos sempre a subir nas vendas, a verdade é que 2019 representa uma mudança de paradigma com uma quebra de 2% (face a 2018) no número de carros vendidos em Portugal. Helder Pedro, presidente da ACAP, afirma mesmo que a tendência é para que as vendas continuem a decrescer também durante este ano de 2020.
Em termos de modelos mais vendidos em 2019, o "troféu" cabe ao Renault Clio, seguido pelo Mercedes-Benz Classe A e pelo Renault Captur. No segmento dos elétricos, em termos de marcas, o pódio é ocupado pela Tesla (1979 carros vendidos), seguindo-se a Nissan (1696) e a Renault (968).
Importa ainda sublinhar que, apesar do maior número de carros vendidos em 2019 serem a gasolina, a realidade é que o parque automóvel nacional continua a ser dominado pelos automóveis Diesel (50% do total) contra 48% dos carros a gasolina – e 2% de elétricos.
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