De acordo com os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), no primeiro trimestre de 2024 saíram das fábricas nacionais 95 582 veículos, mais 4,7% do que em igual período do ano anterior.
Isto apesar de em março se ter registado uma quebra de produção de 20,2% comparativamente ao mesmo período homólogo, registando-se descidas nos três tipos de veículos produzidos em solo nacional: ligeiros de passageiros. ligeiros de mercadorias e veículos pesados.
Estes números vêm acentuar a importância que as exportações têm para a balança comercial portuguesa, uma vez que 98,4% dos veículos produzidos em Portugal são exportados.
A Europa continua a ser o principal destino dos veículos fabricados em território nacional — quota de 79,8%. Dentro da Europa, é a Alemanha o país que mais importa automóveis portugueses, com uma quota de 22,3%, seguida pela Itália (12,7%), Espanha (9,5%) e França (9,3%).
Por regiões, destaque para o mercado africano (absorve 12,7% das exportações), liderado pela Argélia (10,2%). A Ásia, por sua vez, concentra em si 3,8% das exportações de veículos automóveis provenientes de Portugal.
Montagem
Além da produção de ligeiros de passageiros e mercadorias e veículos pesados, também foram contabilizados os veículos montados em Portugal. Neste grupo há apenas pesados de passageiros a registar: 78 unidades.
O número não é elevado, mas representa um crescimento de 69,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Das 78 unidades montadas, 43 foram exportadas para o Reino Unido (67,4%) e Alemanha (32,6%).
Notícias Relacionadas