Portugal a caminho de bater recorde de produção anual

16 Outubro 2019 - auto.monitor

Portugal a caminho de bater recorde de produção anual

Portugal está no bom caminho para, até ao final deste ano, produzir mais de 300 mil carros, dos quais cerca de 240 mil irão sair da Autoeuropa, em Palmela.

A produção automóvel em Portugal continua a aumentar face ao ano passado: no total, foram fabricadas 258.388 viaturas nos primeiros nove meses do ano, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 15 de outubro, pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O fabrico automóvel em Portugal está assim a crescer 17,6% face ao período homólogo. A produção de veículos ligeiros aumentou 20,2% para 211.060, enquanto os comerciais ligeiros cresceram 7% para 43.264. A produção de pesados também aumentou, ainda que a um ritmo mais ligeiro (6,3%) para um total de 4.064 unidades.

"Este vai ser um ano importante para o nosso sector, dado que iremos ultrapassar as 300.000 unidades produzidas. Ao atingir este volume, Portugal confirma a sua importância no ranking dos países produtores de veículos automóveis", afirmou a ACAP em comunicado.

Isolando o mês de setembro regista-se um aumento de 10% para um total de 33.286 veículos, com os ligeiros de passageiros a representarem a grande fatia (27.086 unidades). A produção de pesados também aumentou em 46% para um total de 590 unidades. Já os comerciais ligeiros contrariaram a tendência e registaram uma descida de produção de 14,3% para 5.610.

O mês de agosto já tinha sido forte na produção automóvel, tendo sido registado um aumento de 78,2% quando comparado com o mesmo mês de 2018. A contribuir para este desempenho esteve a fábrica da Autoeuropa, que representa mais de 90% do total, bem como a da PSA de Mangualde, cuja produção mais do que duplicou em agosto.

A produção automóvel em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos, tendo atingido um recorde já no ano passado, quando saíram das fábricas portuguesas 294.366 unidades.

Recorde-se que, já em 2018, a consultora Deloitte tinha realizado um estudo para a Mobinov – Associação do Cluster Automóvel onde apontava para que Portugal atingisse as 300 mil unidades produzidas em 2020.

 

Notícias Por Etiquetas

A1A2Acidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveaston martinauctionaudiAudi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 8 seriesBMW M3BMW m5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBugattiCabrioCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCupradaciaDacia Dusterdieseldiesel scandaldrag raceelectricemissionsEspanhaEstacionamentoestradasEuropaeuropeevFaroFCAFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord FocusFranceFrankfurt Motor ShowGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGuimarãeshondahybridHyundaiitaliaItalyJaguarjeepJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeiriaLisboaLisbonLouléMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenmercedesmetrominiMini CooperMini CountrymanMitsubishiMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiopelOpel CorsaPalmelaParedesPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayenneportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRange RoverrecallrenaultRenault DusterRenault Meganerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartspainspy shotssubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supratrucktuninguberukUnited StatesUSAvendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-Roc
Venda o Seu Carro