
Um estudo da carVertical, realizado em 23 países — incluindo Portugal —, analisou a relação entre o valor das multas por excesso de velocidade e a percentagem de veículos com registos de danos, para perceber se coimas mais elevadas funcionam como fator dissuasor.
9.ª posição entre os que aplicam multas mais pesadas
Em Portugal, as penalizações são relativamente baixas face a outros países da Europa Ocidental. Ultrapassar o limite de velocidade até 20 km/h dentro das localidades custa 60 €, o que representa cerca de 5,3% do salário médio mensal (1.129 €). O país surge na 9.ª posição entre os que aplicam multas mais pesadas em termos proporcionais ao rendimento, mas ainda assim 35,9% dos veículos têm histórico de danos — um nível considerado moderado.
Os países escandinavos (Suécia, Dinamarca e Finlândia) lideram tanto em valor absoluto como proporcional ao rendimento, com taxas muito mais baixas de veículos danificados. Na Dinamarca, por exemplo, a multa por ultrapassar até 15 km/h o limite é de cerca de 402 € (10% do salário médio), com apenas pouco mais de 20% dos carros a apresentar registos de danos.
Já na Europa Central e de Leste, as coimas são geralmente baixas — entre 24 € e 40 € para pequenas infrações — e correspondem a apenas 1,6% a 3,3% do salário médio. Nestes países, como Polónia, Letónia e Eslováquia, mais de metade dos veículos inspecionados têm registos de danos, sendo a Polónia o caso mais grave (62,1%).
Multas mais leves não significam necessariamente mais acidentes
O estudo sublinha, no entanto, que multas mais baixas não significam necessariamente mais acidentes. Países como Reino Unido, Alemanha e Espanha, apesar de aplicarem coimas moderadas, apresentam índices reduzidos de danos, atribuídos a uma maior consciencialização dos condutores.
Na Finlândia e na Suíça, as multas para casos mais graves são calculadas em função do rendimento do infrator. Isso pode gerar valores recorde, como no caso de um milionário finlandês multado em 121 mil euros por circular 30 km/h acima do limite.
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