Ponte Vasco da Gama não cumpre objetivos

26 Março 2018 - Jornal de Notícias

Ponte Vasco da Gama não cumpre objetivos

A Ponte Vasco da Gama, que liga Lisboa à Margem Sul, assinala 20 anos no final do mês, mas continua aquém do objetivo de retirar tráfego à Ponte 25 de Abril.

Há duas décadas, estimava-se que a segunda travessia sobre o Tejo haveria de receber 132 mil carros por dia, mas tal nunca aconteceu.

Em dezembro de 2017 registaram-se 60 552 contra as 135 213 que preferiram a 25 de Abril, segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Esta é uma obra que continua a dividir autarcas e a puxar pelas palavras mais duras dos ambientalistas.

"Antes da ponte, os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Sesimbra eram responsáveis por 82% do tráfego que atravessava o Tejo em Lisboa; 16% diziam respeito ao Alentejo e Algarve, e 2% ao Montijo e Alcochete. Continua tudo na mesma, porque são precisamente os cinco concelhos de que primeiro falei os que pouco beneficiaram com a Vasco da Gama, já que as pessoas continuam a ter de usar a Ponte 25 de Abril, se não quiserem conduzir 60 quilómetros a mais", começa Joanaz de Melo, do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e do Ambiente (GEOTA), uma das associações ambientalistas mais envolvidas em todo o processo. A ponte "teve muito pouca utilidade", defende.

O negócio do betão?

Jorge Gonçalves, vereador do Planeamento e da Mobilidade da Câmara do Seixal, um dos municípios da Margem Sul com mais população, corrobora essa perspetiva. "A construção da ponte não foi relevante para o Seixal, porque há uma enorme dificuldade de mobilidade entre concelhos e temos um grande problema só para chegar à ponte. Continuamos a usar a Ponte 25 de Abril".

Para o vereador, "a solução passaria pela terceira travessia do Tejo (TTT)" que ligaria Chelas, em Lisboa, ao Barreiro, na Margem Sul. Essa foi, aliás, uma obra que chegou a ter concurso lançado, tendo sido suspenso em 2011, em virtude da crise. Aparentemente, a TTT está fora de cogitação. Questionado sobre a sua viabilidade, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas respondeu que "atualmente, não existe qualquer projeto de uma nova travessia do Tejo em Lisboa".

"Ao construir-se uma ponte de utilidade tão fraca, já se estava a perspetivar a terceira travessia. Foi o negócio do betão a funcionar. Hoje, não temos terceira travessia nem rede de transportes públicos em condições", argumenta Joanaz de Melo.

Os municípios que cresceram

Mas houve municípios que assinalaram crescimento, como, por exemplo, o Montijo ou Alcochete, ainda que estes representem "2% do tráfego que faz a travessia sobre o Tejo em Lisboa".

"Somos 17 mil, antes 10 mil", adianta Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete, acrescentando, porém, que o crescimento "não foi acompanhado de mais forças de autoridade, ou serviços de saúde e educação".

Já para Nuno Canta, presidente do Montijo, "esta é uma obra para ser recordada". "A Vasco da Gama representa mais pessoas, mais economia e mais participação na economia da região de Lisboa".

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai TucsonitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha