Ponte 25 de Abril: Os 53 anos de um dos ‘ex-libris’ de Lisboa

19 Agosto 2019 - Auto Monitor

Ponte 25 de Abril: Os 53 anos de um dos ‘ex-libris’ de Lisboa

No dia 6 de agosto comemorou-se, então, o 53.º aniversário da ponte que é hoje um dos ‘ex-libris’ da cidade de Lisboa, unindo a capital pela zona de Alcântara a Almada.

As manchetes da época ecoavam a grandiosidade da obra: "A maior obra pública até hoje realizada em Portugal. Sobre a estrada do passado o grande símbolo do futuro", assim noticiava o Diário de Notícias do dia 7 de agosto de 1966, um dia apenas após a inauguração daquela que levou o nome de Ponte Salazar, contra a vontade do próprio estadista António de Oliveira Salazar.

No dia 6 de agosto comemorou-se, então, o 53.o aniversário da ponte que é hoje um dos 'ex-libris' da cidade de Lisboa, unindo a capital pela zona de Alcântara a Almada, mantendo-se ainda hoje como um dos exemplos de engenharia aliada a rigor em Portugal. Ao longo destes 53 anos, as mudanças sociais foram imensas e a travessia sobre o Rio Tejo 'assistiu' a uma revolução – que lhe alterou a designação – e passou por um incremento de funcionalidade ao ser-lhe adicionada uma linha ferroviária, algo que sempre esteve no projeto inicial, mas que apenas na década de 1990 foi, definitivamente, avante.

Além disso, 'ganhou' a companhia de uma outra ponte, mais longa, mais moderna e símbolo de um outro Portugal, a Ponte Vasco da Gama, criada a propósito da Expo 98, evento que remodelou por completo o figurino da área portuária Norte da cidade de Lisboa. Une, como previam as ideias fundadoras da ponte 'abrilista', a zona de Sacavém ao Montijo.

A história da Ponte 25 de Abril – denominação que ganhou após a revolução de 25 de abril de 1974, quando a ação revolucionária colocou um ponto final na ditadura do Estado Novo – tem no entanto raízes muito longas, que remontam mesmo ao século XIX, quando as primeiras ideias para ligar as duas margens do Tejo começaram a ganhar forma. Os primeiros projetos apontavam uma ligação entre a capital e o Montijo, mas sucederam-se outras ideias, incluindo Lisboa – pela zona do Chiado – a Almada.

Propostas também como aquela feita pelo engenheiro António Belo, em 1929, para realizar uma ponte para transportes ferroviários entre o Beato e o Montijo, chegando mesmo Duarte Pacheco (ministro das Obras Públicas à época) a nomear uma comissão para analisar a validade da obra. Cinco anos depois, ou seja, em 1934, apresentou uma proposta concreta ao Governo para a sua construção, mas a mesma não foi avante, preferindo-se construir a Ponte de Vila Franca, hoje conhecida como Ponte Marechal Carmona, aberta ao trânsito em 1951. Constrangimentos de tesouraria acabaram também por funcionar como entraves à construção da ponte 25 de abril, sobretudo numa época austera em que Portugal privilegiava o rigor.

Semente que deu frutos
Mas a ideia de uma outra ponte entre Lisboa e a margem Sul não estava arredada, sobretudo por questões de densidade populacional nas duas margens, que foi aumentando de forma significativa. Foi preciso esperar até 1958 até que o Governo Português decretasse a construção de uma outra ponte, num projeto que foi liderado pelo Engenheiro José Estevão de Abranches Couceiro do Canto Moniz. Aberto o concurso público internacional, são submetidas quatro propostas, cada qual com especificidades próprias, no ano de 1960.

Ganhou a da Steinman, Boynton, Gronquist & London, tendo depois a sua construção sido entregue à empresa Norte-Americana United States Steel Export Company. Daí até ao início das obras foi um pequeno passo. A 5 de novembro de 1962 iniciavam-se os trabalhos que pressupunham também um elevado nível de engenharia, devido às exigências de construir no fundo lodoso do Tejo. Mas em apenas 45 meses a ponte estava concluída e antes do tempo – meio ano antes do tempo previsto inicialmente.

A 6 de agosto de 1966 reuniram-se então do lado sul – Almada – os mais altos representantes do Governo, como o Presidente Américo Tomás, o presidente do Conselho de Ministros, António Salazar, e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, altas figuras do Estado Novo.

Uma vida cheia: de estórias e de automóveis
O seu aspeto assemelha-se a uma outra, icónica, nos Estados Unidos da América, a Golden Gate, mas deve-se apenas a tal – semelhança e reconhecimento de novos métodos de construção que providenciavam um modelo de ponte segura na forma de lidar com os ventos fortes. Ao longo dos anos, tornou-se, junto à estátua colossal do Cristo Rei na margem Sul, numa imagem de turismo de Portugal, símbolo mediático e turístico, como preconizado pela capa do Diário de Notícias de dia 7 de agosto.

Destacando o que mudou, caíram as letras identificativas da designação Salazar, curiosamente tal como o próprio Salazar havia previsto quando, mais pressionado pelo seu Governo do que convicto, aceitou o seu nome para a ponte. Nos anos mais recentes, tornaram-se também emblemáticos os 'buzinões', armas de protesto dos milhares de automobilistas que atravessam a ponte, o mais notório de todos contra o Governo de Aníbal Cavaco Silva, o qual teve lugar na madrugada de 31 de agosto para 1 de setembro de 1994. A razão: o aumento de 50% nas taxas de portagem.

As aglomerações na ponte são também uma constante: milhares de automobilistas atravessam-na todos os dias, no período estival com grande afluência dos lisboetas para a margem Sul, onde as praias se tornam apelativas. Mas outro tipo de aglomeração acontece todos os anos, com a Meia-Maratona a ter o seu ponto de partida junto às portagens de Almada.

Com um vão central superior a um quilómetro e um comprimento total de 2.3 quilómetros, continua a ser uma das maiores pontes suspensas do mundo. Como informação suplementar, o pilar principal Sul tem uma profundidade de 80 metros abaixo do nível da água, ao passo que o pilar Norte tem uma profundidade de 35 metros abaixo do nível da água.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha