O renovado SUV de sete lugares apresenta-se com uma dianteira que se enquadra na nova assinatura visual da marca. Dentro desta filosofia, os faróis (full LED em todas as versões) foram redesenhados para reforçar a sensação de agressividade, e a grelha sem moldura encontra-se agora ligada ao para-choques através de umas barbatas. Completam o conjunto as chamativas luzes LED em formato de presas de leão (animal símbolo da marca).
A terminação lateral do capot há novas entradas laterais de ar em preto brilhante, soleiras laterais pintadas e faróis redesenhados em LED (de série). Os farolins traseiros passam a ser cobertos por um painel escurecido que se prolonga por toda a tampa da mala.
No interior, o 5008 integra o novo i-Cockpit, com um ecrã tátil de infoentretenimento com 10 polegadas, comandos físicos tipo piano para as funções essenciais do carro e um painel de instrumentos digital personalizável com 12,3 polegadas. Dispõe ainda de um sistema de carregamento do smartphone por indução, compatibilidade Apple Carplay e Android Auto de fábrica e três novas tomadas USB.
O seletor de modos de condução passa a ser de série nos modelos equipados com caixa automática, permitindo escolher entre as configurações Normal, Sport e Eco. Entre os sistemas de auxílio à condução de série, destaque para o sistema de visão noturna, Cruise Control adaptativo, assistente de alinhamento na faixa, travagem automática de emergência e sistema de reconhecimento de sinais atualizado.
Em termos de equipamentos, o SUV francês dispõe de três níveis: Active, Allure e GT. Cada um deles pode incluir um pack de equipamento específico.
Do nível Active constam as jantes de 17 polegadas, arranque mãos livres e ar condicionado de duas zonas. No Allure Pack estão incluídos os espelhos rebatíveis eletricamente, ajuda ao estacionamento dianteiro e câmara traseira de 180 graus.
Os GT e GT Pack têm uma grelha específica e jantes de 19 polegadas, podendo ainda acrescentar o Black Pack com detalhes em preto no exterior.
Em termos de motorizações, o renovado Peugeot 5008 conta com as opções a gasolina 1.2 de três cilindros turbo a Puretech de 130 CV com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações e 1.6 de quatro cilindros turbo de 180 cv de série com caixa automática.
Nas opções Diesel, o 1.5 de quatro cilindros turbo BlueHDI de 130 cv com opção manual e automática e o 2.0 de quatro cilindros turbo de 180 cv automático.