Novos Radares de velocidade média e instantânea

8 months, 1 week atrás - 21 Agosto 2023, autonews
Novos Radares de velocidade média e instantânea
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) anunciou que a partir de 1 de setembro e de forma faseada, o SINCRO duplica a sua capacidade, de 61 para 123 Locais de Controlo de Velocidade (LCV).

A grande novidade é que agora passarão a estar em funcionamento os radares de velocidade média. Estes são equipamentos que fiscalizam a velocidade média praticada pelos condutores num determinado trajeto através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância. 

Já os tradicionais equipamentos de velocidade instantânea fiscalizam a velocidade praticada por cada condutor através da medida da velocidade instantânea do respetivo veículo, ou seja, a velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade.

Dentro desta expansão do sistema SINCRO, operado a nível nacional e adicional aos radares municipais e/ou móveis, a partir do primeiro dia de setembro entram em funcionamento 37 novos locais, 12 dos quais terão equipamento de controlo de velocidade média num determinado percurso. Os restantes 25 entrarão em funcionamento em data a anunciar. Cada novo radar desta expansão tem um investimento médio de 100 mil euros até 2026.

Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade estão sempre sinalizados. O objetivo é que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros. 

Os condutores são informados de que existe um radar na via em que circulam através dos sinais de trânsito velocidade média (sinal H42) ou  velocidade instantânea (sinal H43)

constantes do Regulamento de Sinalização do Trânsito.

Durante a sessão pública de apresentação desta expansão do sistema nacional de controlo de velocidade, foi igualmente anunciado o lançamento da Campanha de Segurança Rodoviária “Os radares salvam vidas”, que tem como objetivo dar a conhecer os locais onde os novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estão colocados, para que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam previamente estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros.

Esta campanha privilegia a transparência, identifica e sinaliza a localização de todos os radares, nomeadamente na estrada e no site www.radaresavista.pt onde pode ser consultada toda a informação com eles relacionada. ​

Os mapas de localização e listagem dos locais controlo de velocidade em funcionamento e a entrar em funcionamento em 1 de setembro de 2023 estão disponíveis na galeria abaixo. Os distritos não ilustrados não têm o sistema SINCRO a funcionar. Fonte ANSR (20Ago23).

Apoiamos a Ucrânia