ANSR confirma. Radares de Controlo de Velocidade Média já têm localização

1 ano, 4 meses atrás - 23 Setembro 2021, turbo
ANSR confirma. Radares de Controlo de Velocidade Média já têm localização
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) prepara-se para instalar dez novos radares, capazes de calcular a velocidade média num determinado trajecto. Sendo que a sua localização, já terá sido definida.

A notícia é avançada pelo Polígrafo do Sapo, na sequência da partilha de uma infografia no Facebook, a qual, intitulada “Radares de Controlo de Velocidade”, divulga os supostos locais onde estes novos radares de controlo de velocidade média, serão instalados.

No mesmo post, o autor explica, ainda, a forma como estes novos sistemas de controlo de velocidade vão funcionar, afirmando que, primeiro, uma câmara inicial, começa por assinalar a hora exacta da passagem de uma determinada matrícula, a qual volta a ser verificada, por um segundo radar, no final do troço.

Com base nos horários de entrada e saída do troço, o sistema calcula, então, o tempo que o veículo em causa demorou a fazer o trajecto, assim como a velocidade média a que circular. Sendo que, a partir daí e no caso do sistema chegar à conclusão que o veículo fez o percurso a uma velocidade acima da permitida, essa informação é enviada para um centro de controlo, ao qual caberá, em seguida, dar seguimento ao processo.

Quanto às localizações destes novos radares, o Polígrafo da Sapo contactou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), procurando confirmar a informação veiculada através da infografia. Tendo obtido como resposta que “os locais indicados nas legendas do mapa correspondem aos locais previstos para a instalação dos Locais de Controlo de Velocidade (LCV)”.

Ainda assim, “a ANSR pode alterar até 30% dos LCV até ao início da vigência dos contratos, pelo que os locais indicados não podem considerar-se definitivos”, pode ler-se no Polígrafo da Sapo.

Finalmente e também por este motivo, a ANSR garante que, “numa ótica de transparência e sensibilização, brevemente será disponibilizada no sítio da Internet da ANSR a localização de todos os radares do SINCRO [Sistema Nacional de Controlo de Velocidade]”.

Entretanto e enquanto tal não acontece, recordamos os distritos e estradas que a infografia aponta como os locais onde serão instalados os novos radares:

Setúbal
EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1

Lisboa
A9, EN10, EN6-7 e IC19

Coimbra
A1 e EN109

Évora
A6 e IP2

Beja
EN206 e IC1

Faro
EN398

Santarém
A1

Castelo Branco
IC8

Aveiro
A41

Porto
A3

Support Ukraine