Novo Renault Arkana: mais "nouvelle vague" do que nunca

8 months atrás - 24 Agosto 2023, autonews
Novo Renault Arkana: mais "nouvelle vague" do que nunca
Uma nova versão topo de gama Esprit Alpine com um toque desportivo-chique

Apresentado em outubro de 2020 na sua versão europeia, o Renault Arkana é um exemplo do sucesso da Renaulution. Até ao momento, a Renault vendeu 163.000 unidades deste SUV coupé de aspeto distinto (240.000 no total) e desempenha um papel fundamental no plano da marca para reconquistar o segmento C, juntamente com o Megane E-Tech elétrico e o Austral.

O Arkana reescreveu as regras com o seu estilo SUV Coupé, que combina a rapidez e o espaço, e está agora a ser vendido em mercados de vários continentes - desde a Austrália, Nova Zelândia e Japão até Israel e Chile. As suas versões topo de gama - R.S. Line e E-Tech Engineered - oferecem um carácter e um vigor acrescidos e contribuíram muito para o seu sucesso. O grupo motopropulsor mais vendido é o E-tech full hybrid de 145 cv (63% das vendas na Europa nos primeiros seis meses de 2023).

Este motor não tem paralelo no mercado, o prazer de condução que proporciona não tem precedentes e a sua eficiência energética é excecional. É o segundo critério que os compradores consideram na escolha de um automóvel, a seguir ao design.

Um novo olhar

O Novo Arkana, que a Renault apresenta hoje, alia a fluidez original, a imponência e a robustez da construção à nova identidade da Renault, para subir ainda mais alto na "Nouvelle Vague". O logótipo Nouvel'R está integrado na grelha, no centro da faixa em preto brilhante que liga os faróis. Esta superfície é totalmente plana e lisa, o que a torna ainda mais elegante.

O design do logótipo Nouvel'R fornece a base para o novo padrão na grelha - um conjunto deliberadamente desestruturado de diamantes que reverberam em torno do diamante do meio. Um efeito 3D nos rebordos dos diamantes parece esculpi-los e acrescentar profundidade. Dependendo do acabamento (Evolution, Techno ou Esprit Alpine), estas características serão em Preto, Cromado Acetinado ou Cromado Escuro, para sublinhar a mudança para o mercado superior. O padrão vertical na grelha superior torna o aspeto geral mais coerente com o da grelha na base do para-choques.

A lâmina aerodinâmica que se tornou uma marca registada das versões R.S. Line e E-Tech Engineered está agora presente no para-choques das versões Techno e Esprit Alpine. É da mesma cor que a carroçaria na versão Techno e Cinzento Satinado na versão Esprit Alpine.

O logótipo no centro da porta da bagageira é Dark Chrome, combinando com o da frente, bem como com as letras e as ponteiras de escape. As luzes têm coberturas em cristal ligeiramente fumado para dar um toque moderno.

Os cromados dos elementos decorativos (grelha, aros dos vidros, etc.) foram substituídos por Preto, Preto Acetinado ou Preto Brilhante Profundo, consoante a versão.

Novo acabamento Esprit Alpine

À semelhança dos outros modelos mais recentes da gama Renault, o Novo Arkana passa a incluir, no topo da gama, uma versão desportiva e chique do Esprit Alpine, que se adequa perfeitamente à personalidade do veículo.

Um dos elementos exteriores é a lâmina Satin Gry no para-choques dianteiro. Outra é o emblema em cinzento Shale Grey, inserido em preto Deep Glossy no friso do guarda-lamas. Também vem com novas jantes openwork de 19 polegadas que contribuem para a sua imponência tanto quanto para a sua desportividade. Um novo corte de aileron a condizer com o tejadilho melhora a aerodinâmica da porta traseira.

No interior, os bancos são uma mistura de Eco Tep (10% de materiais de origem biológica) e imitação de camurça (mais do que nos antigos modelos topo de gama R.S. Line e E-Tech Engineered). Os bancos são agora revestidos com pespontos horizontais azuis e o logótipo Alpine nas costas, e os cintos de segurança com duas faixas azuis.

O interior das portas e o volante têm costuras vermelhas, brancas e azuis e o revestimento na área do painel de instrumentos virado para o banco do passageiro da frente é em ardósia para um efeito elegante e discreto.

Qualquer que seja a motorização escolhida, o cockpit do Novo Arkana Esprit Alpine inclui a alavanca de velocidades e-shifter sem cablagem mecânica.

Uma gama mais simples e mais comodidades

A gama do Novo Arkana foi reduzida a três versões: Evolution, Techno e Esprit Alpine.

A Evolution passa a incluir a navegação de série no sistema de infotainment Renault EASY LINK, que também se liga sem fios ao Android Auto e ao Apple CarPlay. O ecrã digital do painel de bordo continua a medir 7 polegadas na diagonal, mas apresenta agora informações numa área maior.

Para além da lâmina aerodinâmica a condizer com a carroçaria, a Techno manteve as mesmas jantes das versões R.S. Line e E-Tech Engineered. O logótipo e as inscrições na traseira são em Satin Chrome.

Esta gama apresenta uma nova cor de carroçaria, Midnight Blue, e inclui a mesma seleção de motores: E-Tech full hybrid de 145 cv e mild hybrid a gasolina de 140 cv e 160 cv.

Grupo motopropulsor e-tech full hybrid de 145 cv com modo e-Save

O prazer de condução do grupo motopropulsor E-Tech totalmente híbrido de 145 cv é inigualável: é tão suave no modo elétrico como vigoroso e eficiente. Interliga dois motores elétricos (um motor principal de 36 kW e um gerador de arranque de alta tensão de 18 kW) com um motor a gasolina de 4 cilindros de 1,6 litros e 69 kW (94 cv), uma caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem e uma bateria de 1,2 kWh.

A caixa de velocidades gere 4 relações no motor a gasolina e 2 relações no motor elétrico principal. Com o grupo motopropulsor totalmente híbrido E-Tech, por outras palavras, existem até 14 combinações possíveis entre o motor e o motor para otimizar a eficiência energética.

O automóvel arranca sempre em modo elétrico e pode funcionar apenas com o motor elétrico até 80% do tempo nas cidades, o que reduz o consumo até 40% em comparação com um motor a gasolina normal. As emissões de CO2 deste grupo motopropulsor de alta eficiência podem ser tão baixas como 105 g/km, o que é excelente na categoria. Além de desfrutar do silêncio no modo elétrico, pode desfrutar da comodidade de conduzir sem parar para carregar a bateria.

O grupo motopropulsor E-Tech do Novo Arkana, totalmente híbrido e com 145 cv, inclui a função e-save. Pode selecioná-la no ecrã central do veículo, nas definições do veículo, ou através do modo de condução nas versões que vêm com definições MULTI-SENSE, e mantém a carga da bateria a 40%, no mínimo, para que tenha aquele apoio extra para continuar a conduzir no modo elétrico, se necessário, ou para ajudar o motor em subidas íngremes.

Uma experiência de condução agradável

O Novo Arkana é construído sobre a plataforma modular CMF-B desenvolvida pela Aliança. Esta plataforma foi elogiada pela eficiência e pelo prazer de condução que proporciona, pela sua extraordinária versatilidade, pelo seu comportamento de alto desempenho e pelo seu grande conforto.

Para além da aderência tranquilizadora à estrada, as rodas traseiras do Novo Arkana ajustam-se para o manter extraordinariamente estável quando se transpõe curvas a alta velocidade. O movimento lateral é limitado, mesmo nas estradas mais irregulares. A direção precisa e direta aumenta o desempenho do chassis, e o curto diâmetro de viragem entre passeios (11,2 metros) contribui para a sua agilidade.

Apoiamos a Ucrânia