No encerramento da tradicional festa de verão do PSD, a Festa do Pontal, no Algarve, Luís Montenegro afirmou que o Governo vai apostar num Plano de Mobilidade Verde que tem o comboio como ponto central.
No recomeço dos trabalhos parlamentares, o Governo vai apresentar uma proposta de criação de um novo passe mensal que vai permitir aos portugueses utilizarem os comboios das redes regionais, interregionais e intercidades por apenas 20 euros por mês.
Todos os comboios da CP estão abrangidos, com exceção do Alfa. As viagens são ilimitadas.
“Quem quiser ir de Braga a Faro, poderá ir por 20 euros por mês”, afirmou Luís Montenegro.
O passe ferroviário já existia desde agosto de 2023. Era carregado no cartão CP, mas era válido exclusivamente nos comboios Regionais em todo o país (não era válido em nenhum outro serviço, nomeadamente, nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Internacional e Urbanos do Porto, Lisboa e de Coimbra) e tinha um preço mensal de 49 euros. Agora, o Primeiro-Ministro alargou o raio de abrangência do passe e reduziu o seu preço.O passe está incluído num “plano de mobilidade” que será aprovado com o objetivo de facilitar a utilização de meios de transporte sustentáveis, que não causem problemas ambientais, disse ainda.
“Isto é um investimento nas pessoas, no ambiente e no futuro; isto é gerir estratégica e estruturalmente o futuro de Portugal”, afirmou Luís Montenegro.
Os detalhes da medida, e como será concretizada, deverão ser conhecidos em setembro.
Notícias Relacionadas