Novo Mitsubishi ASX não esconde parecenças com ‘primo’ Captur

1 year, 6 months atrás - 21 Setembro 2022, motor24
Mitsubishi ASX
Mitsubishi ASX
A Mitsubishi revelou a mais recente geração do ASX para o segmento dos SUV-B, surpreendendo com uma imagem praticamente colada à do ‘primo’ Renault Captur naquela que é uma declaração de compromisso para com a Europa.

Será proposto em diferentes motorizações, incluindo híbrido Mitsubishi Plug-in (PHEV) e convencional.O novo ASX (acrónimo de ‘Active Sports X-over’) vem substituir a bem-sucedida geração anterior, cujas vendas atingiram mais de 380 mil unidades na Europa, tirando partido da plataforma CMF-B desenvolvida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Esta plataforma destaca-se pela versatilidade de aplicação de diferentes sistemas propulsores, nomeadamente híbrida plug-in (Plug-in Hybrid Electric Vehicle, PHEV), 100% híbrida (Hybrid Electric Vehicle, HEV) ou semi-híbrida (Mild Hybrid).

Notavelmente, a identidade do ASX não foge ao estilo do Captur, embora a Mitsubishi tenha aplicado o seu próprio conceito conhecido por ‘Dynamic Shield’, enquanto a traseira revela novos farolins com tecnologia LED e a denominação ‘Mitsubishi’ em posição central no porta-bagagens. O novo ASX pode receber jantes de 17” ou 18” polegadas.

À data do lançamento estarão disponíveis seis cores da carroçaria, que podem ser conjugadas com um tejadilho em preto nas versões de equipamento mais elevadas.

No interior, o ecrã Digital Driver ganha proeminência à frente do condutor, sendo a versão mais completa com ecrã de 10 polegadas que é personalizável e oferece instruções de navegação. Além dessa, o ASX tem ainda dois outros sistemas de apresentação, nomeadamente, um painel analógico de base, com ecrã de 4.2 polegadas, e um intermédio com ecrã de 7.0 polegadas.

O sistema de áudio com ligação a smartphone (Smartphone Link Display Audio – SDA), instalado em posição central, atua como principal meio de ligação entre o condutor e os sistemas de assistência à condução e de informação e entretenimento. Através dos ecrãs de 7.0” ou de 9.3”, as aplicações Apple CarPlay e Android Auto permitem a replicação sem fios das funcionalidades do smartphone, integrando o equipamento de série. As versões de equipamento superiores incluem também o sistema áudio BOSE Premium.

Outros sistemas de conforto passam pelo funcionamento sem chave, que é equipamento de série em todas as versões, excetuando nas de entrada, ar condicionado automático, bancos com aquecimento e do volante (opcionais).

A capacidade de carga é de 332 litros, que pode ser aumentada em 69 litros quando o banco traseiro deslizante é colocado na sua posição mais avançada.

Escolha quase total – do convencional ao híbrido

A gama de motorizações é composta por uma quase totalidade de opções, faltando apenas a versão movida unicamente a energia elétrica, que não está prevista, de resto, para este novo ASX. A título de curiosidade, todas estas opções são provenientes do ‘cardápio’ Renault, tirando o máximo partido da sinergias de grupo.

Assim, na base da gama está o motor 1.0 turbo de três cilindros 1.0 MPI-T de 91 CV e 160 Nm de binário, estando associado a uma caixa manual de seis velocidades.Iniciando a vertente da eletrificação, a Mitsubishi propõe o 1.3 turbo DI-T de injeção direta, conjugado com um sistema semi-híbrido. Este incorpora um gerador de arranque por correia, em combinação com uma bateria de iões de lítio de 12 V, o que lhe permite recuperar energia quer durante a desaceleração, quer durante a travagem, além de oferecer assistência elétrica ao motor. Com esta motorização, estão disponíveis uma caixa manual de seis velocidades ou uma caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem (7DCT). Tem uma potência de 140 CV e 260 Nm quando equipado com caixa manual e 160 CV e 270 Nm na versão de caixa automática.

Além disso, o ASX de nova geração será o primeiro modelo da Mitsubishi na Europa com um grupo propulsor 100% híbrido (HEV), conjugando um motor de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades automática multimodo, tendo sido uma solução estreada há dois anos nos Renault Clio e Captur. Tem uma potência de 145 CV e 148 Nm de binário, com a bateria compacta a dispor de 1.3 kWh de capacidade.

Por fim, o topo de gama do novo ASX será a versão híbrida plug-in (PHEV), que conjuga um motor de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma bateria de 10.5 kWh, tratando-se de configuração que apenas a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi oferece no segmento B-SUV. Debita também 160 CV e 144 Nm, ao passo que a autonomia em modo elétrico ronda os 50 quilómetros em ciclo combinado (ainda não homologado de acordo com a norma WLTP).

Integrados numa gama de versões bem equipadas e de fácil utilização, todos os grupos propulsores estarão disponíveis à data de lançamento, em março de 2023 (a gama pode variar em função dos mercados).

À disposição do condutor estão ainda os modos de condução distintos do sistema Multi-Sense, o qual permite ao condutor personalizar a resposta da direção, o controlo dinâmico do chassis e a rapidez da entrega de potência. Através deste sistema, podem ser selecionados três modos de condução (consoante a motorização – o de combustão não dispõe de modo elétrico, naturalmente), entre o ‘Eco’ (máxima eficiência), ‘Pure’ (100% elétrico) e ‘Sport’ (máxima entrega da potência). Adicionalmente, há ainda um modo individual ‘My Sense’, que é ajustado de acordo com as preferências do condutor.Alta segurança

O ASX possui proteção dos peões reforçada pelo Sistema de Mitigação de Colisões Frontais (Forward Collision Mitigation, FCM), fornecido de série, enquanto o capot, o para-choques dianteiro, os faróis e a parte inferior do para-brisas foram especialmente adaptados para diminuir a probabilidade de lesões. Apresenta ainda um conjunto completo de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (Advanced Driver Assistance System, ADAS), que garantem a máxima segurança e tranquilidade na condução.

Todas as versões contam de série com os seguintes equipamentos: Sistema de Mitigação de Colisões Frontais com Proteção de Peões, Aviso de Distância, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Cruise Control, Sensores de Estacionamento e Câmara Traseira.

Nas versões com especificações mais elevadas, juntam-se o Aviso de Ângulo Morto, Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem, Prevenção de Excesso de Velocidade, Cruise Control Adaptativo (com abrandamento e retoma de aceleração) e Acionamento Automático de Luzes de Máximos.

À semelhança do que ocorre com todos os veículos Mitsubishi em comercialização na Europa, o novo modelo terá cinco anos de garantia ou 100.000 quilómetros, garantia da bateria de tração de oito anos ou 160.000 km.O novo Mitsubishi ASX será produzido na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha. Chega a Portugal em março de 2023.

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