Novo Kia Niro chega já este mês a Portugal

1 year, 11 months atrás - 6 Julho 2022, turbo
Kia Niro 2022
Kia Niro 2022
A nova geração do Kia Niro chega já este mês ao mercado nacional e além de um design revisto, inclui novas funcionalidades para aumentar o conforto e a versatilidade deste crossover compacto.

A nova geração do Kia Niro começa a ser comercializada este mês no mercado nacional e estará disponíveis em versões híbridas ou elétricas. Os preços é que ainda não foram divulgados pelo importador, a Astara.

O novo crossover compacto da marca sul-coreana distingue-se claramente do modelo anterior pelo seu design exterior, onde se destaca o pilar C, com um acabamento contrastante com a restante carroçaria.

Além do design, o pilar C desempenha igualmente uma útil função aerodinâmica, pois o painel esconde um “túnel” que canaliza o ar que se desloca pelos flancos do veículo, libertando-o através de um orifício junto às luzes traseiras. Segundo a Kia, o resultado traduz-se numa diminuição da turbulência decorrente da resistência aerodinâmica.

Entrada de ar ativa
O design exterior inclui ainda uma entrada de ar ativa, integrada na grelha dianteira, que se fecha ou abre automaticamente consoante as necessidades de arrefecimento do motor, facilitando a circulação do ar sobre a secção dianteira do veículo. 

Aquela entrada de ar ativa está incorporada simultaneamente nas zonas superior e inferior da grelha na versão HEV (Hybrid Eletric Vehicle) e apenas na inferior na versão elétrica a bateria (Eletric Vehicle). 

A Kia reivindica que o pilar C aerodinâmico e a entrada de ar ativa contribuem para o valor do coeficiente de resistência ao ar de apenas 0,29 Cd.

Modo “Green Zone”
O novo Niro conta igualmente com um modo de condução inteligente “Green Zone” na sua versão HEV. 

Tendo em conta aos dados de localização fornecidos pelo sistema de navegação, a análise dos padrões de condução ou ainda através do comando manual por parte do condutor, o modo de condução “Green Zone” ativa a propulsão exclusivamente elétrica para eliminar as emissões de gases de escape em determinadas zonas, tais como escolas, hospitais, ou mesmo próximo da residência do condutor.

O interior do novo Niro foi projetado para ser mais sustentável do ponto de vista ambiental, graças à utilização de materiais reciclados ou de origem renovável como, por exemplo, o forro do tejadilho, o couro artificial do revestimento dos bancos ou os acabamentos dos vidros elétricos com tintas isentas de BTX.

Algumas melhorias foram introduzidas para reforçar a perceção de qualidade dos materiais utilizados, assim como à própria insonorização nas zonas onde o ruído da estrada é mais percetível quando se utilizam grupos propulsores elétricos, naturalmente mais silenciosos. 

Nova conceção dos assentos
A conceção dos bancos também foi revista, designadamente a estrutura que é 30% mais estreita do que no modelo anterior, enquanto o assento de “relaxamento” reclinável do passageiro dianteiro foi configurado de modo a que a pressão exercida pelo corpo seja distribuída de forma mais uniforme, aumentando o conforto especialmente em viagens de longa distância. 

O banco do condutor dispõe de função de memória e, tanto os bancos dianteiros como os traseiros, usufruem de um sistema de aquecimento. A função de ventilação opcional está disponível para os bancos dianteiros. O banco traseiro foi concebido com uma função de inclinação de duas etapas, que aumenta o espaço e o conforto dos ocupantes, além de possuírem uma possibilidade de rebatimento na proporção 60:40, que assegura mais espaço para carga. 

O painel de bordo acomoda na parte central um amplo ecrã, perfeitamente integrado, que contribui para a sensação de “lounge” que este espaço pretende transmitir. 

Outro pormenor útil é o ajuste da consola central, que se adequa às necessidades dos utilizadores. Este espaço pode ser configurado para diversos fins, incluindo um versátil suporte para copos e um tabuleiro central de superfície profunda, bem como uma divisória amovível que lhe permite acomodar um computador portátil, um tablet ou documentos.

Apoiamos a Ucrânia