Novo Ford Kuga reforça eletrificação e introduz versão Active mais aventureira

3 months, 2 weeks atrás - 18 Janeiro 2024, motor24
Ford Kuga
Ford Kuga
A Ford revelou o seu novo Kuga para o mercado europeu, modelo que reforça a sua identidade tecnológica e a aposta na eletrificação, incluindo uma nova variante Active com um estilo mais robusto e atualizações técnicas para proporcionar uma versatilidade adicional.

A marca americana pretende ter a sua gama de automóveis de passageiros e comerciais totalmente eletrificada na Europa até 2035, com as soluções híbridas plug-in (PHEV) e Full Hybrid (HEV) a servirem de trampolim para a locomoção 100% elétrica. O novo Kuga é disso exemplo, apresentando diversas melhorias em termos técnicos e tecnológicos que visam dar ao modelo um apelo redobrado no mercado.

No exterior, o design distingue-se pela sua nova frente, com uma grelha frontal emoldurada por uma barra de luzes LED a toda a largura, disponível em opção, conectada com os novos faróis 100% LED. O logótipo está agora posicionado no centro da grelha, enquanto o capot passa a apresentar uma saliência distinta e linhas de carácter definidas. As óticas traseiras também revelam um novo desenho, com um elemento opaco que adiciona diferenciação. O novo difusor traseiro e a eliminação da pega do portão da bagageira completam o visual mais sóbrio e sofisticado da secção traseira.

Por dentro, o Kuga apresenta funcionalidades melhoradas e uma configuração mais simples, a que se juntam ainda novas competências tecnológicas. Com base num ecrã tátil panorâmico de 13.2”, a tecnologia Ford SYNC 4 de última geração surge de série, incluindo navegação conectada à ‘nuvem’, controlo por voz conectado com compreensão de linguagem natural. Adicionalmente, adiciona integração wireless dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, conetividade 5G FordPass para transferência rápida de dados e atualizações de software para aperfeiçoar o veículo ao longo do tempo.

O novo sistema SYNC 4 tem o dobro da capacidade de computação do sistema SYNC 3 do anterior Kuga e inclui um sofisticado algoritmo de aprendizagem automática para conhecer os dados introduzidos pelo condutor e fornecer resultados de pesquisa mais precisos ao longo do tempo. Os principais controlos, como o aquecimento e a ventilação, estão sempre apresentados na secção inferior do ecrã tátil central de 13.2″, deixando a consola central mais organizada.

A marca procurou também simplificar o habitáculo, reduzindo o número de botões físicos para evitar as distrações para o condutor. Tanto o painel de instrumentos como as guarnições das portas apresentam agora um elemento decorativo maior com um acabamento exclusivo para cada versão, com novas guarnições e costuras dos bancos a condizer, dependendo da especificação.O ecrã central panorâmico é suportado por um novo painel de instrumentos digital TFT de 12.3 polegadas de série, com temas exclusivos para se adequar ao modo de condução selecionado, enquanto as informações de alta prioridade, tais como as tecnologias de assistência ao condutor são apresentadas de forma mais proeminente quando ativadas.

Para melhorar a funcionalidade, os bancos da segunda fila estão dotados de regulação longitudinal em 150 mm, para proporcionar mais de um metro de espaço para as pernas nos lugares traseiros, ou até 553 litros de capacidade na bagageira.

As versões Kuga X estão também equipadas com bancos confortáveis com 18 regulações para o condutor e passageiro dianteiro, certificados pela Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR), com acabamentos em pele sintética e efeito de camurça Sensico.

Apoiamos a Ucrânia