Com um design a fazer lembrar a última geração do Focus, o novo Kuga tem como base uma nova plataforma (C2) que lhe permite perder 90 kg apesar de crescer em dimensões (mais 8,9 cm de comprimento e mais 4,4 cm de largura). Em Portugal, a gama Ford Kuga apresenta-se com três níveis de equipamento: Titanium, ST-Line e ST-Line X. Todas as motorizações estão disponíveis com todos os níveis de equipamento, à exceção da motorização de entrada (1.5 EcoBoost de 120 CV) apenas disponível com o nível Titanium.
Todos os modelos são de tração dianteira, e a transmissão é efetuada ou por uma caixa manual de seis velocidades — 1.5 EcoBoost, 1.5 TDCI EcoBlue, 2.0 EcoBlue MHEV —, ou por uma caixa automática de oito velocidades — 1.5 TDCI EcoBlue. O 1.5 EcoBoost é um três cilindros a gasolina com turbocompressor e surge com dois níveis de potência: 120 CV e 150 CV. O 1.5 TDCI EcoBlue é um quatro cilindros a gasóleo, também com turbocompressor e debita 120 CV.
O Kuga está desde já disponível nas versões mild hybrid e PHEV, sendo necessário aguardar o segundo semestre pela versão híbrida. A versão mild-hybrid 48 V surge apenas associada à motorização 2.0 EcoBlue de quatro cilindros em linha Diesel com 150 CV. Este sistema é composto por uma bateria de iões de lítio 48 V e um motor de arranque/gerador elétrico (11,5 kW ou 15,6 CV), comandado por correia, que toma o lugar do alternador e motor de arranque convencionais. A máquina elétrica auxilia o motor de combustão em aceleração, como garante o funcionamento dos auxiliares elétricos. A função Auto Start-Stop vê-se igualmente estendida.
Já a versão híbrida plug-in (PHEV) do Ford Kuga permite até 56 km de autonomia elétrica (WLTP), ao mesmo tempo que é a mais potente da gama, com 225 CV, e a que emite menores emissões de CO2, apenas 32 g/km (1,4 l/100 km). A cadeia cinemática resulta da conjugação de um quatro cilindros em linha a gasolina, com 2.5 l, de ciclo Atkinson (mais eficiente), com um motor elétrico síncrono. A bateria de iões de lítio, fornecida pela Samsung, tem 14,4 kWh de capacidade.
Para carregar a bateria existe uma ficha integrada no guarda-lamas dianteiro, como é possível também recorrer às desacelerações e travagens (dois níveis de travagem regenerativa) para recuperar energia. O carregador a bordo é de 3,6 kWh, e demora menos de seis horas para carregar a bateria a partir de uma tomada de 230 V.
Finalmente, a versão Hybrid (que chegará no segundo semestre) é uma versão híbrida clássica que alterna automaticamente entre o modo térmico e o modo 100% elétrico. A bateria recupera a energia na fase de travagem e abrandamento. A Ford anuncia emissões de CO2 de 130 g/km e consumo de 5,6 l/100 km.
A nível de equipamento, o novo Ford Kuga adotará um novo cockpit com painel de instrumentos de 12,3 polegadas e personalizável, assim como tecnologia WiFi, head-up display e sistema de som Bang & Olufsen de 575 watts e 10 alto-falantes. Já em termos de tecnologias de condução e segurança, destaque para o sistema de condução autónoma de nível 2 apelidado CoPilot360, 18 câmaras e sensores, cruise control inteligente, função Stop & Go, ajuda à manutenção na faixa de rodagem e travagem de emergência automática.
Gasolina
Diesel
Diesel Mild-Hybrid
Híbrido Plug-in