O Ford Focus é seguramente um dos modelos com melhor dinâmica e imagem mais desportiva do seu segmento. E, na versão RS, é também um dos "monstros sagrados" desta faixa do mercado. Para quem gosta de sentir a adrenalina de uma condução no limite, mas não quer levar toda a pancada que é habitual em modelos tão extremos como o RS, existe um patamar intermédio em que a diversão está garantida mas não é preciso abdicar de quase todos os confortos do quotidiano. Esse é o Ford Focus ST, que agora chega na nova geração...
A marca evidencia desde logo o comportamento melhorado em comparação à anterior geração, destacando como segredo para isso um conjunto alargado de novas tecnologias, algumas em estreia nos modelos de performance da Ford. Além disso, como seria de esperar, existe uma imagem mais entusiasmante, para que o condutor se sinta inspirado a cada vez que vai pegar no volante. Falando novamente da versatilidade do Ford Focus ST, essa característica fica demonstrada até pela forma como a oferta está configurada, com versões 5 portas e carrinha e motores a gasolina e Diesel. As entregas no mercado europeu arrancam no Verão...
Eco de performance
A opção na gama Focus ST será entre o Ecoboost 2.3 (bloco que, por exemplo, surge também para o Mustang) e o Ecoblue 2.0 (que vem substituir o anterior 2.0 Duratec ST), que apresentam, respetivamente, mais 12% e 17% de binário em comparação aos antecessores. Cada um deles conta com algumas particularidades descritas pela marca, e vão poder surgir em combinação com transmissões manuais de seis ou, em alternativa, com uma nova automática de sete velocidades com passagens de caixa mais rápidas.
O motor a gasolina EcoBoost 2.3 debita 280cv às 5500 rpm, enquanto o binário máximo ascende a 420Nm numa fasquia entre as 3000 e as 4000rpm. Este motor surge equipado com um turbo twinscroll e tem o mesmo sistema anti-lag que o superdesportivo Ford GT. E, graças a tudo isto, o Ford Focus ST consegue cumprir a aceleração 0-100 em menos de seis segundos.
Quem opte pelo Diesel, vai ter ao seu dispor um bloco 2.0 Ecoblue equipado com um turbo de geometria variável, conta com pistões em aço para sofrer menor expansão com o calor. Este bloco supera por mais de 10% a potência do anterior 2.0 Duratec ST, e garante o máximo de 190cv às 3500RPM, enquanto o binário máximo de 400Nm está disponível entre as 2000 e as 3000rpm.
Tecnologias para animar...
Na apresentação deste novo Ford Focus ST a marca afirmou que algo que distingue este modelo é a sua capacidade de "se transformar, ao simples toque de um botão" de um tourer refinado num automóvel focado nas performances". Para garantir isso, surgem diversos sistemas tecnológicos, alguns mesmo a fazer a estreia neste Focus mais desportivo e em toda a divisão de performance da marca. E, como pode ver de seguida, a lista é bem vasta...
Diferencial autoblocante eletrónico (eLSD) no eixo dianteiro em estreia, que garante a capacidade para enviar até 100% da força para uma das rodas
Controlo de amortecimento CCD, que monitoriza a suspensão, carroçaria e sistema de travagem a cada dois milissegundos
Suspensão traseira SLA (short-long arm) que é 13% mais rígida que a anterior ( na dianteira o aumento da rigidez chega aos 20%) e ajuda na redução em 10mm da altura do Ford Focus ST
Seleção dos modos de condução é outra das estreias, pois ao escolher o Pack Performance o condutor pode optar entre o Slippery/Wet; Normal; Sport (com botão específico no volante) e também pelo Track
Discos de travão maiores, com 320x27mm na dianteira e 320x11mm na traseira. Eles foram testados sob o mesmo procedimento que o sistema de travagem do Ford GT e, comparativamente ao anterior Focus ST, garantem quatro vezes mais resistência à fadiga
Eletric Brake Booster proporcionado pela arquitetura C2. Comparativamente ao sistema hidráulico, aumenta mais rapidamente a pressão do pedal, tornando ainda mais umbilical a relação entre condutor e carro
Ainda mais desportivo
Como já referido, o Ford Focus é um dos modelos mais desportivos do seu segmento. Mas a versão ST consegue ir ainda um pouco mais além. A bordo encontramos os bancos desportivos da Recaro, punho da alavanca da caixa em alumínio, pedais em aço e elementos decorativos em cinzento. Além disso, o condutor pode inspirar-se ainda mais para atacar as curvas graças ao o ESE (eletronic sound enhancer) que aumenta a sonoridade no habitáculo, e contar com informações adicionais no ecrã do painel de instrumentos que, como no Ford GT, apresenta dados como pressão de óleo e do turbo.
No exterior temos grelhas redesenhadas, até porque o Ecoboost e o Ecoblue escolhidos exigem mais ar a entrar no motor. Temos ainda jantes exclusivas, o spoiler no prolongamento do teto com dimensões superiores e o difusor no para-choques. Onde, aliás. as saídas de escape foram reposicionadas. Voltando a falar dos elementos exclusivos do pack Performance, as pinças de travão a vermelho são também exclusivas.