Novo Ford Focus disponível a partir dos 21.820 euros

25 Setembro 2018 - Auto Monitor

Novo Ford Focus disponível a partir dos 21.820 euros

A rede oficial de concessionários Ford lançou em Portugal o novo Focus que a marca adjetiva como "o Ford mais inovador, dinâmico e emocionante de sempre".

No fim-de-semana de 21 a 23 de setembro, as concessões FordStore abriram as suas portas para o primeiro contacto com os cliente e, de 12 a 14 de outubro, será a vez das restantes concessões em todo o país. Os preços do novo Ford Focus começam nos 21.820 euros, da versão Business com 5 portas, motor 1.0 EcoBoost de 100 CV e caixa manual de 6 velocidades. No início de 2019 será lançada a versão crossover Active que completará a gama do novo Focus.

Concebido de raiz, a partir de uma folha em branco, o novo Ford Focus  inaugura uma nova era em termos de tecnologia, conforto, espaço e experiência de condução ao dispor dos clientes europeus de modelos do segmento médio. O novo design "centrado no ser humano" está na origem de uma gama mais ampla e inclui o primeiro crossover Focus Active e o topo-de-gama Focus Vignale.

"O nosso novíssimo Ford Focus representa, no seu segmento, a máxima expressão em termos de tecnologia e prazer de condução. A oportunidade de criar um carro totalmente novo a partir de uma folha em branco não aparece muitas vezes. Agarramos a ocasião com ambas as mãos e avançámos para desenvolver o melhor familiar médio que o dinheiro pode comprar", afirmou Joe Bakaj, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa.

Apresentado nos formatos berlina de cinco portas e Station Wagon, a gama Focus mais extensa de sempre é proposta em personalidades distintas de forma a complementar o maior espectro possível de aspirações dos clientes de carros do segmento médio, incluindo as elegantes versões Focus Business e Titanium, o desportivo Focus ST-Line e o topo de gama Focus Vignale.

O primeiro Focus Active será introduzido no início do próximo ano nas carroçarias de 5 portas e station wagon, juntando-se aos modelos KA+ Active e Fiesta Active na gama crossover Active da Ford, que exibem um estilo robusto de inspiração SUV e uma verdadeira dinâmica de condução Ford.

Mais tecnológico

O novo Ford Focus introduz a mais vasta gama de características avançadas de sempre num modelo Ford, adoptando tecnologias sinónimas do Nível 2 de condução autónoma num modelo familiar. As sofisticadas tecnologias Ford Co-Pilot360 reforçam a proteção, na condução e no estacionamento, tendo sido concebidas para tornar a experiência de condução mais confortável e segura, e menos exigente para o condutor.

O Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que permite ao veículo manter uma distância de segurança em relação aos veículos da frente, foi reforçado com:

  • Stop & Go, que imobiliza por completo o veículo em situações de trânsito pára-arranca, e liberta automaticamente os travões para o carro voltar a arrancar se a paragem durar menos de 3 segundos; em paragens superiores a 3 segundos, o condutor pode premir um botão no volante ou carregar suavemente no acelerador para colocar o carro novamente em marcha.
  • Reconhecimento de Sinais de Velocidade, capaz de ajustar a velocidade do veículo para os limites legais, por via da monitorização dos limites de velocidade nos sinais de trânsito e pórticos de informação, e da utilização dos dados recolhidos pelo sistema de navegação de bordo
  • Centragem na Faixa, contribui para reduzir o stress durante viagens longas ao manter o veículo centrado na sua faixa.

Pela primeira vez, o sistema Ford de Luzes Dianteiras Adaptativas com Iluminação Preditiva em curva e Iluminação com Base nos Sinais de Trânsito pré-ajusta os padrões dos faróis para a máxima visibilidade antes de se abordar uma curva, cruzamento ou rotunda.

O sistema utiliza a câmara dianteira para monitorizar as marcações da faixa até 65 metros à frente do veículo, o que permite detectar sinais de rotunda, de stop e de prioridade. O novo Focus dispõe também de Luzes de Máximos sem Encandeamento que eliminam o perigo de, acidentalmente, encandear outros condutores, contribuindo decisivamente para uma melhor e mais segura condução nocturna.

O Focus é também o primeiro veículo Ford na Europa a oferecer um sistema Head-up display (HUD)– um dos maiores e mais luminosos do mercado – o qual permite que o condutor mantenha o seu olhar na estrada, ao projectar informação útil no seu campo de visão.

O Assistente de Estacionamento Activo 2 torna o estacionamento ainda mais fácil ao controlar a caixa de velocidades para a frente ou para atrás, o acelerador e a travagem, bem como a direcção; o sistema manobra automaticamente o carro em espaços de estacionamento perpendiculares e paralelos com apenas mais 1,1 m de comprimento do que o carro. Para controlar os movimentos do veículo, o condutor em apenas de engrenar o ponto-morto e carregar num único botão na consola central.

Outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores do Focus a evitar acidentes e distracções: Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas; Assistente de Manobras Evasivas; Sistema de Informação de ângulo Morto com Alerta de Trânsito Cruzado; Câmara traseira de visão alargada; Alerta de Sentido Proibido e Travagem Pós-Colisão.

Potência à escolha

A arquitectura da suspensão traseira independente conta agora com o sistema de Controlo Contínuo do Amortecimento (CCD), o qual monitoriza, a cada 2 milissegundos, as reacções da suspensão, carroçaria, direcção e travões, ajustando a resposta do amortecimento para obter a dinâmica mais suave possível. A tecnologia tem também capacidade para detectar buracos no asfalto, reduzindo, assim, o impacto que habitualmente se reflecte nos passageiros. Todas as versões Focus possuem agora Modos de Condução que ajustam as características do carro em função de cada situação de condução.

Os clientes do novo Focus podem escolher as seguintes motorizações:

  • motor a gasolina Ford 1.0 EcoBoost com 85 (não disponível em Portugal), 100 e 125 CV, melhorado para proporcionar consumos de 4,7 l/100km e 107 g/km de CO2;
  • novo motor a gasolina Ford 1.5 EcoBoost com 150 e 182 CV (em Portugal, apenas 150 CV nas versões Vignale) e consumos de 5,3 l/100 km e emissões de 121 g/km de CO2
  • novo motor diesel Ford 1.5 EcoBlue com 95 e 120 CV (em Portugal apenas 120 CV) com consumos desde 3,5 l/100 km e 91 g/km de CO2
  • motor diesel Ford 2.0 EcoBlue com 150 CV e consumos de 4,4 l/100 km e 114 g/km de CO2

Os clientes podem também optar entra a caixa manual de seis velocidades e a nova caixa automática de oito velocidades - esta tem capacidade de se adaptar eficazmente aos diferentes estilos de condução, com passagens de caixa optimizadas e extremamente rápidas.

 

Venda o Seu Carro