Em viagens longas e em cidade, a suspensão pneumática adaptativa e a direção às quatro rodas asseguram um elevado nível de conforto de condução e um comportamento ágil em igual medida.
O excelente coeficiente aerodinâmico de 0,25 – o melhor valor de um Audi Avant com motor de combustão – significa elevada eficiência e demonstra a perfeita interação entre forma e função. O exterior reflete o caráter desportivo e elegante do veículo e confere ao A6 Avant uma presença marcante com a nova tecnologia de iluminação digital. O modelo também impressiona pelo seu sistema de infotainment intuitivo e orientado para o utilizador com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã para o passageiro dianteiro.
A interação perfeita: design e aerodinâmica
Com uma linguagem de design minimalista, o A6 Avant transmite um caráter funcional e intemporal, o que se reflete tanto no seu design como na aerodinâmica, que ostenta um coeficiente de 0,25 – o melhor valor de um Avant com motor de combustão na Audi.
Além das grandes cortinas de ar e das entradas de ar ajustáveis na frente, o spoiler no tejadilho e os painéis aerodinâmicos nas laterais do vidro traseiro são os principais contribuintes para este feito na aerodinâmica. A traseira desportiva com um difusor apelativo incorpora as caraterísticas típicas do Avant. Em conjunto com a zona dos ombros e a via larga, a traseira acentua o design dinâmico do modelo.
Simultaneamente, a sua longa distância entre eixos e o capot alargado personificam a elegância e completam as proporções perfeitas do A6 Avant.
Económico e potente: tecnologia MHEV plus
As unidades com tecnologia híbrida MHEV plus desempenham um papel fundamental na excelente experiência de condução. Para além do 2.0 TDI de quatro cilindros com 150 kW (204 cv), o 3.0 TFSI de seis cilindros com 270 kW (367 cv) também apresenta este tipo de eletrificação parcial.
O sistema MHEV plus apoia o motor de combustão, aumenta a performance e o conforto de condução e reduz as emissões de carbono. O sistema é composto por três componentes principais: uma bateria de 48 volts, o motor de arranque com alternador por correia (BAS) e o gerador do grupo motopropulsor (PTG) com unidade eletrónica de potência integrada. O PTG permite o estacionamento e a realização de manobras em modo totalmente elétrico.
O A6 Avant também funciona com energia elétrica quando se conduz lentamente na cidade, em trânsito lento, ou mesmo fora dos limites da cidade. Além disso, o PTG produz um binário adicional até 230 Nm e até 18 kW (24 cv) de potência no arranque ou na realização de uma ultrapassagem, por exemplo. Ao desacelerar, o PTG pode recuperar até 25 kW de energia.
Uma simbiose de conforto e condução envolvente: o chassis e a direção
O novo A6 Avant* aperfeiçoa a síntese entre o lado desportivo e conforto, graças, nomeadamente, a opcionais como a direção integral e a suspensão pneumática adaptativa, esta última regulando a altura da carroçaria e a absorção das irregularidades do piso. Além disso, o diferencial desportivo quattro assegura uma agilidade ainda superior.
A direção progressiva de série no novo A6 Avant tem agora uma resposta ainda mais direta. Em comparação com o seu antecessor, a ligação do volante até às rodas foi concebida para ser mais rígida, incluindo a barra de torção, a cremalheira de direção rigidamente aparafusada e casquilhos dos braços de controlo mais rígidos. O camber do eixo dianteiro também foi ligeiramente aumentado. Em suma, estas medidas resultam numa resposta da direção visivelmente melhorada e num maior feedback da estrada, o que, em combinação com a transmissão de alta performance, conduz a um comportamento preciso e ligeiro.
A direção integral está disponível como opção em conjunto com a tração integral quattro. Funciona com uma função dinâmica cuja velocidade de reação foi ainda melhorada. A baixas velocidades, as rodas traseiras viram até cinco graus na direção oposta à das rodas dianteiras.
O automóvel é assim mais ágil no trânsito citadino e em curvas apertadas, e o diâmetro de viragem é reduzido até um metro. A velocidades médias e elevadas, as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras, permitindo um comportamento estável e ainda mais preciso.
Conforto superior com funcionalidades digitais: o interior
O interior também assegura uma viagem de primeira classe com o seu espaço generoso e tecnologia de ponta. A conceção do habitáculo coloca o condutor em primeiro lugar e, graças aos ecrãs panorâmicos e de passageiro, eleva a experiência digital a um novo nível.
A personalização desempenha aqui um papel importante, incluindo na iluminação. O condutor pode escolher entre sete assinaturas digitais de luz à frente e atrás. Os segmentos ativos que iluminam e escurecem de forma inteligente mostram visivelmente a tecnologia inovadora, especialmente em combinação com as luzes traseiras OLED digitais de segunda geração: criam uma forte imagem de reconhecimento e contribuem para o aumento da segurança rodoviária. A tecnologia de iluminação digital – uma parte essencial do ADN da Audi – contribui, assim, para uma experiência de condução confortável e segura.
O fator de bem-estar é ainda reforçado por numerosas caraterísticas de primeira classe, incluindo o teto panorâmico de vidro ajustável. Este amplifica a generosa sensação de espaço e permite ao condutor alternar entre um interior inundado de luz e uma proteção eficaz face ao sol.
O sistema de som premium 3D da Bang & Olufsen garante uma experiência sonora excecional, com altifalantes nos apoios de cabeça dianteiros que proporcionam um prazer auditivo personalizado. A base para tal é a sofisticada e estudada acústica geral do veículo, que se encontra ao mais alto nível graças a um superior isolamento acústico, entre outros fatores. Além disso, o pacote opcional de climatização automática de quatro zonas permite um nível particularmente elevado de conforto climático para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros traseiros. O pacote opcional de qualidade do ar inclui um ionizador e um sensor de poeiras finas, que melhoram a qualidade do ar no interior.
As encomendas do novo Audi A6 Avant podem ser efetuadas a partir de meados de março de 2025.
A entrega das primeiras unidades a clientes está prevista para o início do verão de 2025.