Avant-garde: Novo Audi A6 Avant chega em outubro

5 years, 7 months atrás - 11 Setembro 2018, Auto Monitor
Avant-garde: Novo Audi A6 Avant chega em outubro
Com design exterior desportivo e elegante, e um interior espaçoso e versátil, o novo Audi A6 Avant chega a Portugal em outubro com o motor 2.0 TDI de 204 CV de potência.

O novo Audi A6 Avant combina um design dinâmico com facilidade de utilização diária e uma versatilidade de exceção. A secção traseira possui um design marcante, e, ainda assim, oferece um conceito flexível de compartimento de bagagem com capacidade de 565 a 1680 litros.

O chassis e a suspensão foram desenhados para oferecer o melhor conforto e desportivismo. O sistema mild-hybrid é oferecido de série e aumenta a eficiência, enquanto a direção dinâmica nas quatro rodas aumenta a manobrabilidade e a agilidade. O sistema MMI touch response, totalmente digital, oferece uma utilização intuitiva para o condutor e os passageiros.

Design exterior

As carrinhas atraentes da Audi dão pelo nome de Avant, e o novo A6 Avant continua esta tendência da marca alemã. Com superfícies alongadas, contornos elegantes, linhas marcantes e um óculo traseiro de perfil baixo, o design exterior reflete a nova linguagem de design da marca. Com pouco menos de cinco metros de comprimento, oferece elegância, desportivismo e sofisticação, com a sua longa parte dianteira e a linha de tejadilho levemente inclinada.

O novo Audi A6 Avant tem 4,94 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e 1,47 metros de altura. As cotas do interior são ainda maiores que no antecessor. Face à concorrência, estabelece novas referências nas cotas ao nível dos cotovelos, quer à frente, quer atrás, e também no espaço disponível para as pernas dos passageiros do banco traseiro.

Apesar das linhas desportivas, o novo A6 Avant mantém a espaçosa capacidade do compartimento de carga. A bagageira oferece uma largura de carga de 1050 mm e uma capacidade de 565 litros na configuração base, aumentando para 1680 litros com as costas do banco traseiro rebatidas.

Mais infoentretenimento e segurança

O novo modelo da Audi oferece uma ampla gama de soluções de conetividade para maior segurança, conveniência e personalização. A configuração de série inclui o sistema de MMI navegação. O MMI navegação plus – um hub de media com um novo design – está disponível como opção. O módulo de transferência de dados de última geração utiliza o novo padrão LTE Advanced.

O Audi A6 Avant vem também equipado com um pacote abrangente de sistemas de segurança, incluindo tecnologia de iluminação, sistemas de assistência e segurança passiva. Os faróis em LED são de série e estão disponíveis três versões, com os Matrix LED no topo da gama: cinco linhas horizontais formam a assinatura da luz diurna e enfatizam a largura da parte dianteira.

O indicador de mudança de direção dinâmico está incluído neste equipamento de topo, e, em conjunto com as indicações "coming/leaving home", ao abrir e fechar as portas, enfatizam o caráter distintivo da família A6. O pacote de contornos de iluminação ambiente (opcional), dá vida ao interior do modelo.

Motores com tecnologia mild-hybrid (MHEV)

Estarão disponíveis quatro motores turbo para o Audi A6 Avant. São três motores V6 3.0 – dois TDI e um TFSI – e uma versão diesel de 2.0 litros e quatro cilindros. Todos os motores são novos ou recentemente desenvolvidos.

O motor V6 a gasolina debita 340 CV (250 kW). O motor diesel de 3.0 litros está disponível em duas versões, com 286 CV (210 kW) e 231 CV (170 kW). O TDI de 2.0 litros oferece 204 CV (150 kW) de potência.

A tecnologia híbrida Audi mild (MHEV) aumenta ainda mais o conforto e a eficiência de todos os motores no novo A6 Avant. Em condições reais de condução, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível até 0,7 l/100 km. Com os motores V6, utiliza um sistema elétrico primário de 48 volts, enquanto um sistema elétrico de 12 V é instalado no 2.0 TDI.

Em ambos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio. O Audi A6  Avant pode desligar por completo o motor entre 55 e 160 km/h, em função do sistema "roda livre". O sistema start-stop funciona entre 7 e 22 km/h. O motor é reiniciado de forma preventiva assim que o veículo na frente do Audi A6 Avant inicie o andamento.

A oferta inclui, assim, o 2.0 TDI de 204 cv e 400 Nm que anima o A6 Avant 40 TDI; o 3.0 V6 que equipa os A6 Avant 45 TDI (231 CV e 500 Nm) e 50 TDI (286 CV e 620 Nm); e o 3.0 V6 TFSI de 340 CV e 500 Nm destinado à única opção inicial a gasolina, o A6 Avant 55 TFSI. A tração é dianteira na versão 40 TDI, e integral quattro nas restantes.

Os dois motores V6 TDI estão acoplados a uma transmissão tiptronic de oito velocidades; os blocos 2.0 TDI e 3.0 TFSI estão, por sua vez, acoplados a uma caixa S tronic de sete velocidades de dupla embraiagem. Os motores V6 oferecem o sistema de tração quattro de série – com diferencial central autoblocante (nas unidades V6 TDI) ou com a tecnologia ultra que acopla instantaneamente a tração traseira quando necessário.

Suspensão

O novo Audi A6 Avant é notoriamente mais desportivo do que o modelo anterior, devido, essencialmente, às soluções inovadoras da suspensão. A relação já desportiva da direção progressiva, de série, torna-se ainda mais direta à medida que o ângulo de direção aumenta; um novo conceito de amortecimento também transmite um intenso feedback com a estrada. O novo modelo oferece uma excelente manobrabilidade nas zonas urbanas, agilidade em estrada e um perfeito equilíbrio e conforto em autoestrada.

A direção dinâmica nas quatro rodas é componente-chave nesta agilidade e manobrabilidade. Combina uma resposta direta e desportiva da direção com um incremento na estabilidade, ultrapassando este clássico conflito de objetivos.

Bancos totalmente novos

O interior do novo Audi A6 Avant é ainda maior do que no modelo anterior. Os bancos totalmente novos sublinham a personalidade do novo modelo como uma carrinha familiar de topo, especialmente nas viagens de maior duração.

Com as numerosas funções de regulação, os bancos dianteiros de contorno individual estão opcionalmente disponíveis com ventilação e massagem, incrementando o conforto. Também é assegurada uma excelente climatização interior: o pacote opcional de qualidade do ar melhora-o com duas fragrâncias subtis, um ionizador e um eficaz filtro antipoluição.

Com grandes secções vidradas, o teto solar de vidro panorâmico, opcional, inunda o interior com luz. As características adicionais de conveniência incluem os limpa para-brisas com injetores integrados e o para-brisas aquecido, ambos disponíveis como opção.

Apoiamos a Ucrânia