Nova Volkswagen Amarok. Divulgados mais esboços finais de design

2 years atrás - 22 Março 2022, turbo
New Volkswagen Amarok
New Volkswagen Amarok
A Volkswagen Veículos Comerciais revelou os esboços finais de design da nova geração da pick-up Amarok e confirmou que estará disponível com um motor V6 TDI de 3,0 litros. O novo modelo, que deverá chegar ao mercado no início do próximo ano, terá dimensões superiores ao atual.

A Volkswagen Veículos Comerciais continua a libertar mais informação e imagens relativamente a nova geração da pick-up Amarok, que deverá apresentada em meados deste ano, mas as primeiras unidades só serão entregues aos clientes no início de 2023.

Os primeiros esboços revelam todo o exterior da nova Amarok, transparecendo um estilo dinâmico e desportivo que deverá cativar não só os fãs deste modelo, mas, também, os clientes potenciais de uma pick-up premium.

A nova Amarok cresceu 10 centímetros relativamente à geração atual, passando a oferecer um comprimento exterior de 5,35 metros, enquanto a largura também será maior do que a do modelo que se ainda encontra em comercialização. A distância ao solo também vai ser maior para proporcionar uma maior eficácia em fora de estrada.

“Destacamos o design diferenciado e expressivo da frente da nossa pick-up, com a assinatura carismática do Amarok, onde se voltam a encontrar o nome com letras bem grandes na bagageira e é ostentada com muito orgulho pela marca”, afirma Albert-Johann Kirzinger, Chefe de Design da Volkswagen Veículos Comerciais.

Capacidade para uma europalete
A caixa de carga, por sua vez, permite acomodar uma europalete entre as cavas das rodas e que as cargas vão em perfeita segurança. “A Styling Bar como extensão visual da cabine dupla na caixa de carga volta a dar à carroçaria do Amarok aerodinâmicas e proporções muito poderosas,” sublinha Albert-Johann Kirzinger.

O aumento da largura exterior vai ter como reflexo uma melhoria na habitabilidade, com a disponibilização de mais espaço para as pernas nas versões de Cabina Dupla e King Cab.

O conforto, o conceito de operações, a conectividade e o ambiente no interior completamente novos garantem que a nova Amarok se torne numa importante referência nas pick-up do segmento B global de uma tonelada, onde terá de competir com modelos como a nova Ford Ranger, com a qual partilha a plataforma, a Toyota Hilux, a Mitsubishi L200, a Isuzu D-Max.

Exclusivo motor V6 TDI

A Volkswagen Veículos Comerciais confirmou que a nova Amarok vai receber, aparentemente em exclusivo, um motor V6 TDI 3,0 litros, que promete muita potência e binário. Tudo indica que a Ford Ranger não contará com esta motorização diesel, estando a arquitetura de seis cilindros em V6 de 3,0 litros reservada para um bloco a gasolina e para a versão topo de gama Rapto. Comum aos dois modelos será um motor diesel de quatro cilindros de 2,0 litros, turbo ou biturbo, que se encontra disponível na atual Ford Ranger.

A nova geração da Amarok contará ainda com avançados sistemas de assistência à condução, alguns novos no segmento, que tornarão a operação diária mais confortável para os futuros utilizadores.

A primeira geração da Amarok foi lançada pela Volkswagen Veículos Comerciais em 2010. O seu nome é derivado da língua dos inuits norte-americanos e significa “lobo”. A segunda geração, que vem de origem com um V6 diesel, foi introduzida no mercado em 2016. Em doze anos foram vendidas mais de 815.000 unidades. 

Desenvolvido por equipas da Ford e da Volkswagen Veículos Comerciais na Austrália e na Europa, a nova geração da pick-up premium da marca alemã será produzida na fábrica de  Silverton, na África do Sul.

Apoiamos a Ucrânia