Não conseguiu o apoio à compra de elétricos? Vem aí novo concurso

1 week, 4 days atrás - 18 Janeiro 2026, razaoautomovel
Não conseguiu o apoio à compra de elétricos? Vem aí novo concurso
A dotação do novo concurso de apoio à compra de veículos elétricos foi aumentada para 20 milhões de euros, anunciou o Governo.

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, confirmou que será lançado até março um novo concurso de apoio à compra de veículos elétricos, mantendo as mesmas regras dos anteriores, incluindo a obrigatoriedade de entregar para abate um automóvel a combustão com mais de 10 anos. A dotação deste ano será de 20 milhões de euros.

O último programa lançado pelo Estado, a 29 de dezembro de 2025, ainda está em vigor e termina no próximo dia 12 de fevereiro. Neste concurso, as candidaturas para os incentivos a veículos elétricos para particulares esgotaram em apenas quatro horas.

Atualmente, os veículos ligeiros de passageiros elétricos para as IPSS são a única categoria que mantem vagas disponíveis: 379 vagas. Ao todo, foi disponibilizada para todas as categorias uma dotação de 17,6 milhões de euros.

Quais são as condições?

O enquadramento deverá ser semelhante ao já existente no início deste ano. O programa prevê assim:

Abranger veículos elétricos ligeiros de passageiros novos até 38 500 euros (IVA incluído) no caso de cinco lugares, e até 55 mil euros caso tenha mais de cinco lugares;
Obrigatório entregar para abate um carro com motor a combustão com mais de 10 anos.
O valor do incentivo mantêm-se nos 4000 euros para pessoas singulares e nos 5000 euros no caso das IPSS ou outras instituições de cariz solidário.

Outros apoios

Para as bicicletas convencionais, o apoio poderá variar entre os 500 euros e os 1500 euros, com majoração para bicicletas elétricas. No caso dos motociclos, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal elétrica, o apoio máximo poderá ser de 1500 euros.

No caso das bicicletas de carga (com ou sem assistência elétrica), o apoio deverá equivaler a 50% do valor de aquisição, até um máximo de 1500 euros (elétricas) ou de 1000 euros (convencionais).

E os carregadores?

O Fundo Ambiental disponibilizará também apoios para a instalação de carregadores para veículos elétricos. Os valores oficiais serão confirmados com o lançamento do aviso público pelo Fundo Ambiental.

Apoiamos a Ucrânia